TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD pronta Diversidade

Por:   •  13/11/2015  •  Exam  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 4

AD1-2015-Diversidade Cultural e Educação

Nome: Júlia Maria da Silva

Matrícula: 11212080116

Resposta às questões 1e 2

Nos sabemos que os problemas do mundo não foram criados pelos educadores e que eles tampouco podem dar conta de salva o mundo. Penso que muitas vezes a sociedade exige dos educadores algo além de suas possibilidades sociais, humanas e profissionais. Mas também, na sociedade, o professor é aquele que vai a frente do exército e junto a ele vêm todos os outros. Pois educar para a valorização da diversidade não é apenas tarefa daqueles que fazem parte do cotidiano da escola, pois também e responsabilidade da sociedade e do estado.

Outro ponto crucial é  o currículo escolar, que não é neutro. Diante disso faz-se necessário contextualizar o currículo, cultivando uma cultura de abertura ao novo, para ser capaz de absorver e reconhecer a importância da afirmação da identidade, levando em conta os valores culturais”(MOURA,2005) É nesse ponto que o professor revendo as relações que acontecem no ambiente escolar de forma a buscar respeito à diversidade e a construção da igualdade, contribuindo para a o fim da discriminação e exclusão.

O conceito de diversidade deve ser indissociável do conceito de qualidade E necessário por um lado, dar mais qualidade à diversidade desenvolvendo verdadeiros encontros entre as diversas culturas. Por outro lado é preciso que uma verdadeira escola de qualidade faça acontecer a diversidade de todos os seus elementos e a use como a base essencial da aprendizagem e vida escolar. Os educadores, como profissionais de educação que são não podem direcionar-se para um padrão único de aluno, de currículo, de práticas pedagógicas, pois, estes são diferentes em etnia, sexo, idade e crença.

Uma escola inclusiva aceita a diferença independentemente de sua natureza. Isso implica saber responder às necessidades educativas especiais ,assim como às dos alunos que pertencem a outras etnias, ou seja, à diversidade. Se buscarmos o significado a definição do que é diversidade, encontraremos deferentes significados como: diferença, variedade, dissemelhança, pluralidade. Poderemos pensar que diversidade apenas diz respeito aos sinais visto a olho nu, mas se ampliarmos a nossa visão sobre as diferenças iremos entendê-las de duas formas: empiricamente observáveis e construídas ao longo do processo histórico nas relações sociais e também nas relações de poder.

O multiculturalismo pode ser descrito de várias maneiras: a primeira trata-se de um multiculturalismo conservador, a segunda de um multiculturalismo liberal,ou seja, que parte do princípio da integração, já o terceiro e pluralista, em que quarto o comercial, o quinto corporativo e em sexto o crítico, revolucionário, que enfoca o poder, o privilégio, a hierarquia das opressões e os movimentos de resistência.

Ter uma população formada por diversos grupos étnico sempre foi motivo de orgulho para todos os brasileiros: o índio, morador mais antigo; os brancos colonizadores; os negros que vieram para cá como escravos; os imigrantes, que encontraram aqui espaço para construir uma vida nova. Cada um deles com seus costumes, seus ritos e suas crenças. Fala em diversidade significa constatar as várias diferenças sociais e culturais e também reconhecer essa complexidade que envolve a problemática social, cultural e étnica. Embora a diversidade sempre tenha estado presente nas salas de aula, na formação heterogênea das turmas, nos diferentes ritmos de aprendizagem, no contato com as várias realidades sociais e culturais, a preocupação em atender a todos, sem exceção, é recente nas escolas brasileiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com