TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1-EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  4/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 2

MANIFESTO DOS PIONEIRO DA EDUCAÇÃO NOVA: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

Analisando a história da educação brasileira podemos perceber que nas mais diversas épocas a educação de jovens e adultos sempre englobou um conjunto diversificado de práticas formais e informais associadas a obtenção ou expansão, de conhecimentos elementares, de capacidades técnicas ou profissionais ou de habilidades socioculturais. Geralmente, esses processos eram desenvolvidos de modo mais ou menos sistemático fora do ambiente escolar, ocorrendo nos lares, nos ambientes de trabalho, nos locais de convívio sociocultural e de lazer, nas instituições religiosas e também nos ambientes virtuais.

Existem evidências de intervenções educativas relacionadas aos jovens e adultos desde o período colonial, no entanto, até meados da década de 1940, a preocupação com a educação de jovens e adultos pouco se percebia como origem de um pensamento pedagógico ou de políticas educacionais específicas.

O Período Republicano, desde o início, é marcado por uma acentuada movimentação ideológica que acaba colocando o processo educacional no centro dos grandes debates políticos. Houve uma mobilização dos educadores que deu origem ao movimento dos Pioneiros da Educação Nova, que visava uma renovação educacional, com concepção progressista e influência norte-americana. Apesar desse movimento não evidenciar a questão da educação de jovens e adultos, favoreceu um olhar mais atento para o problema da escolarização, dando subsídio para ações de períodos posteriores.

Além disso, desse movimento, surgiu o Manifesto dos Pioneiros que é considerado um marco na educação brasileira pois, estabelecia uma visão de um segmento da elite intelectual que, apesar de apresentar diferentes concepções ideológicas, vislumbrava a possibilidade de interferir na organização da sociedade brasileira do ponto de vista da educação.

O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova defendia o fim da educação elitista e tradicional, difundia a laicidade e a gratuidade da educação e defendia um ensino público e obrigatório numa esfera nacional.

Toda essa movimentação no campo educacional deu à Educação de Jovens e Adultos um avanço teórico. Tanta pressão fez com que o Governo aumentasse suas responsabilidades educacionais em relação a população, ainda que fosse como estratégia política para acalmar os ânimos ou como estratégia econômica, com a finalidade de capacitar as pessoas para incorporá-las ao sistema produtivo.

Referências Bibliográficas

HADDAD, S.; DI PIERRO, M. C. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 14, p. 108-130, 2000.

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p.188–204, ago. 2006 - ISSN: 1676-2584

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com