TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD2 Politicas Públicas

Por:   •  16/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.400 Palavras (6 Páginas)  •  1.045 Visualizações

Página 1 de 6

Avaliação a Distância (AD2)  

 

Disciplina: POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO

Coordenação: Bertha Valle e Tutores à Distância: Vera Campos e Jéssica Pereira

POLO: Itaguaí

ALUNO: Kátia Cristina de Souza de Mendonça Dantas

MATRÍCULA: 15112080234

DATA:02 /05 / 2016

 

Querido(a) estudante,

Nossa AD2 está voltada para a reflexão de questões importantes que temos aprendido na nossa disciplina como: a gestão democrática, o Plano Nacional de Educação e o contexto atual das políticas públicas no nosso estado.

Nosso objetivo é que você pesquise e reflita sobre a educação de forma crítica, ampliando assim, o seu entendimento sobre as políticas públicas educacionais atuais.

[pic 4]

Proposta de atividade:

1º QUESTÃO: De acordo com a Constituição Federal de 1988 (artigo 206) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (artigo 3º) um dos princípios do ensino é a “Gestão Democrática”. O artigo 14 da LDB define dois princípios para a definição de normas de gestão democrática do ensino público na educação básica:

“I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;

II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes”.

Comente cada um desses dois princípios, citando exemplos de sua aplicabilidade no cotidiano escolar pelos sistemas de ensino. (4 pontos)

Através de uma gestão democrática e participativa é que conseguiremos desenvolver uma política educacional de qualidade, assegurando a transparência do gerenciamento dos recursos, assim como o exercício do controle social e o fortalecimento do princípio de autonomia.

Nesse sentido, a gestão democrática da educação requer mais do que simples mudanças nas estruturas organizacionais; requer mudança de paradigmas que fundamentem a construção de uma proposta educacional e o desenvolvimento de uma gestão diferente da que hoje é vivenciada. Ela precisa estar para além dos padrões vigentes, comumente desenvolvidos pelas organizações burocráticas. Essa nova forma de administrar a educação constitui-se num fazer coletivo, permanentemente em processo, processo que é mudança contínua e continuada, mudança que está baseada nos paradigmas emergentes da nova sociedade do conhecimento, os quais, por sua vez, fundamentam a concepção de qualidade na educação e definem, também, a finalidade da escola.

Os elementos básicos da Gestão Democrática podem se apresentar de várias maneiras, na esfera escolar, as principais são: na constituição e atuação do Conselho escolar; na elaboração do PPP( Projeto Político Pedagógico), de modo coletivo e participativo; na definição e fiscalização da verba da escola pela comunidade escola; na divulgação e transparência na prestação de contas; na avaliação institucional da escola, professores, dirigentes, estudantes, equipe técnica; na eleição direta para a diretoria.

 2º Questão: O Plano Nacional de Educação (PNE) previsto na LDB nº 9394/96 é uma lei que visa à articulação e ao desenvolvimento do ensino e à integração das ações do Poder Público para que as metas para a melhoria da educação sejam alcançadas. A lei também prevê que os municípios e os estados devem elaborar os seus respectivos planos (Plano Municipal de Educação e Plano Estadual de Educação). Faça uma pesquisa sobre a elaboração do Plano Municipal de Educação do seu município ou de um município vizinho. Destaque 3 metas estabelecidas no Plano e faça uma análise crítica de cada uma, justificando a importância da mesma para a melhoria da qualidade da educação. (3 pontos)

    Acredito que a meta da gestão pública precisa ser o estabelecimento de um padrão de qualidade na rede municipal de ensino de forma a garantir um atendimento realmente satisfatório a todos os alunos, sem restrições. O Brasil praticamente já superou a fase de colocar todas as crianças na escola. O desafio de agora em diante é a melhora da educação, muito embora ainda devamos aumentar as vagas e construir novos estabelecimentos de ensino, assim como criar mais creches.

   De acordo com a informação da prefeitura, o Plano  Municipal  de  Educação  de  Mangaratiba  contempla de  forma  harmônica  e consonante com as 20 metas do PNE como também  no Plano diretor.  Eis algumas:

 5 – Alfabetização

 Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental .

   Sendo assim, penso que a SME precisa adquirir lousas digitais para serem utilizadas nas escolas, o que tornaria as aulas mais dinâmicas. A tecnologia não pode deixar de acompanhar o processo educacional das nossas crianças e adolescentes, sendo certo que hoje a informática encontra-se cada vez mais presente na vida de todos nós.

   Sou a favor da distribuição de material escolar gratuito para todos os alunos da rede municipal. Pois, se considerarmos as condições econômicas da população de Mangaratiba, trata-se de uma despesa significativa para a maioria dos pais ter que comprar logo no começo do ano livros, cadernos, lápis, caneta e borracha. Ainda mais se forem muitos filhos. Aliás, junto com o fornecimento de material didático, é também justificável a Prefeitura dar um par de tênis no kit de uniforme escolar.

16 – Formação:

 Formar, em nível de pós-graduação, 50% dos professores da Educação Básica, até o último ano de vigência do PNE, e garantir a todos(as) profissionais da Educação Básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.


    Há que se pensar num novo Plano de Cargos e de Carreira (PCC) para o Professores. Precisamos de um novo Estatuto do Magistério e PCC, sendo que defendo o pagamento do piso nacional. Ao mesmo tempo, há que se pensar na saúde do profissional do ensino com orientações à postura corporal, fonoaudiologia, conforto ergonômico e equilíbrio psicológico quanto ao estresse, fazendo cumprir a nossa Lei Municipal n.º 850/2013, a qual institui o Programa de Assistência Médica e Psicológica aos Professores.

Com profissionais bem qualificados, preparados e satisfeitos, é possível uma qualidade de ensino e um trabalho mais significativo e produtivo que refletirá o comprometimento profissional em estimular o aluno em ter prazer em estudar e ir para a escola.

VII. Promover programas de integração entre a escola e a comunidade com atividades de educação, saúde e lazer.

    As Escolas poderiam abrir seus portões nos finais de semana oferecendo atividades de lazer, esportivas e recreação para os moradores, ou pelo menos   quinzenalmente no mês, aproximando mais a comunidade com a Escola, exercendo sua função social. Talvez com algumas parcerias com Ong´s e algumas empresas oferecer cursos de idiomas gratuitamente e um ofício que atenda a necessidade da cidade

.

3º Questão: No dia 02/03/2016 os profissionais da educação do estado do Rio de Janeiro deflagraram uma greve devido à crise que o estado vem enfrentando nos últimos meses. Acompanhando esse movimento, várias escolas estaduais do Rio de Janeiro foram ocupadas pelo movimento estudantil em apoio às reivindicações por melhorias na qualidade da educação.

[pic 5]

Com base na charge acima e no que você tem aprendido nesta disciplina, faça uma análise crítica de dois problemas que afetam a educação básica e que precisam ser contempladas por políticas públicas eficazes. (3 pontos)

Com relação aos professores, nosso principal problema é que o ensino de graduação em grande parte das faculdades de pedagogia é fraco, teórico e com pouca ênfase na prática em sala de aula. Os diretores das escolas muitas vezes são escolhidos por critérios políticos e costumam ficar pouco tempo nas escolas, especialmente nas piores escolas.

Os secretários de educação, de forma geral, não enfatizam a meritocracia no sistema educacional. Poucos utilizam avaliações externas para guiar políticas educacionais. Muitos resistem a apoiar políticas de ciclos (progressão continuada), por questões políticas. Finalmente, o tempo de aula efetivamente ministrado nas escolas públicas é mínimo.  Assim, para melhorar o aprendizado dos nossos alunos faz-se necessário um pacote de medidas que ataquem as várias deficiências existentes em todos os elos da cadeia: aluno-família-faculdades de pedagogia-professor-diretor-secretários de educação.

     

Bom trabalho!!!

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (193.7 Kb)   docx (101.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com