TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇAO E LETRAMENTO NA EJA-EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  3/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 4

MODELO DE

PRÉ-PROJETO DE TCC


ALFABETIZAÇAO E LETRAMENTO NA EJA-EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Márcio Antônio Santos Pinto de Arruda

Corumbá-MS 2018


Márcio Antônio Santos Pinto de Arruda

ALFABETIZAÇAO E LETRAMENTO NA EJA-EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Pré-Projeto apresentado ao Prof. Me. Fernando Silva da Cruz como requesito para a aprovação na disciplina Monografia I do curso de pedagogia da Faculdade Salesiana de Santa Teresa.

Orientador (a): Prof. Me. Fernando Silva da Cruz

Corumbá-MS 2018


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO...........................................

2.  JUSTIFICATIVA ..............................................................................................

3.  OBJETIVOS ....................................................................................................

3.1  GERAL .....................................................................................................

3.2  ESPECÍFICOS..........................................................................................

4.  METODOLOGIA DA PESQUISA.....................................................................

5.  CRONOGRAMA ..............................................................................................

REFERÊNCIAS  ...................................................................................................

(Tamanho 12 arial ou 12 Times New Roman, em negrito somente os títulos)


  1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

Apos a ditadura, a eduação tornou-se publica, gratuita, universal, obrigatoria e garatida a todo e qualquer cidadao. Essa proposta, la exitia desde a dcada de 30, esse direito se concretizou em 1988, onde o ensino basico, se tornou direito para todos, ate aquelas pessoas que nao tiveram essa oportunidade.

A lei de Diretrizes e bases da educaçao nacional (LDB 9394/96) no artigo 37 destina-se a educaçao de jovens e adultos para aqueles que mao tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e medio na idade propria. Com isso, os sistemas de ensino assegurarao a esses estudantesalgumas particularidades, comom: - É assegurado aos jovens e adultos o ensino gratuito, que nao puderam efetuar os estudos na idade regular,

- Oportunidades educacionais apropriadas, considerando as caracteristicas de cada aluno, condiçoes de vida, seus interesses mediante cursos e exames.

O termo andragogia foi formulado a principio por Alexandre Kapp, professor alemao, em 1833; caiu em desuso e reapareceu em 1921, no relatorio do Rosentok, e para Vygotsk e Alves Andragogia é a disciplina que estuda o processo de instrução de adultos, ou é a ciencia de educação do adulto.

Andragogia foi utilizado amplamente para se referir à disciplina que estuda o processo da enstruçao de adultos ou a ciencia da educaçao de adulto. ( NOTTINGHAN ANDRAGOGY GROUP, 1983 apud AVES; VYGOTSK, 2005, p. 10).

Diante desse cenario se pensa sobre a habilidade dde mediaçao do agente educador, assim o mediador toma conhecimento do seu papel e monta oportunidades em que os alunos mantenham relaçoes entre o saber informal de seu dia a dia e o saber formal/cientifico, claro, levando em consideraçao o grau de conhecimento do educando na formaçao de saber: real, proximal e potencial. E é nesse ambito proximal que o professor tem a funçao determinante, cabe somente a ele fazer o elo de formaçao do conhecimento, de formas que o aluno transponha de uma barreira para outra.

A EJA tem que se enquadrar às realidades locais de cada regiao educacional, firmada na visao interacionista do saber que trata de forma mais abrangente a aprendizagem desde o momento em que o inviduo se intere, com a finalidade que pretenda conhecer, quer seja na esfera cientifica/cognitiva, conforme Piaget, quer seja em um todo emocional em que o individuo é integral, como afirma Vigotsk.

(Tamanho 12 arial ou 12 times new roman, sem negrito)


  1. JUSTIFICATIVA

A justificativa é o momento de construir a fundamentação elementar do trabalho. Nela encontra-se a pergunta por que fazer o trabalho, no sentido de mostrar os elementos antecedentes do problema e a relevância do assunto. Nela deve ter o argumento sobre a importância prático teórica, com as possíveis contribuições esperadas.

([a]Tamanho 12 arial ou 12 times new roman)


  1. OBJETIVOS

Nesse item deve constar a indicação do objetivo da pesquisa e quais os resultados que se pretende alcançar. Os objetivos são redigidos com verbos no infinitivo, p.ex.: caracterizar, identificar, compreender, analisar, verificar.

  1. GERAL

Procura estabelecer uma visão abrangente e global do tema, no sentido do que se pretende alcançar.

  1. ESPECÍFICOS

Esse sub-item tem função instrumental, pois tratam dos aspectos concretos que serão abordados na pesquisa e que ajudarão atingir o objetivo geral. Os objetivos específicos orientarão o pesquisador na tarefa de recolher e organizar os dados e as informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com