TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PARA UM ENSINO DE QUALIDADE

Por:   •  10/12/2016  •  Artigo  •  5.371 Palavras (22 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 22

INSTITUTO EDUCACIONAL AÇÃO POSITIVA

Curso De Pós Graduação Lato Sensu Em Alfabetização e Letramento na Educação Infantil e Gestão Integrada

Gellcriste Goretthey Sales Almeida

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PARA UM ENSINO DE QUALIDADE.

Porto Seguro/BA

Outubro/2016


Gellcriste Goretthey Sales Almeida

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS, PARA UM ENSINO DE QUALIDADE.

Artigo apresentado a FACEI, como requisito parcial para a obtenção do Título de Pós Graduação em Alfabetização e Letramento na Educação Infantil e Gestão Integrada.

Porto Seguro/BA

OUTUBRO/2016


ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PARA UM ENSINO DE QUALIDADE.

Gellcriste Goretthey Sales Almeida

Resumo

O presente artigo investigou as práxis referentes à alfabetização e letramento utilizadas por docentes da Educação Infantil de uma escola pública do município de Porto Seguro, por meio de observação das práxis em sala de aula, revisão bibliográfica sobre os métodos e práxis da alfabetização e letramento, conceituando os dois termos.

Também foi retratado de forma sucinta, a transição da criança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, evidenciando como deve acontecer, embasado em estudos que demonstram como é importante e delicada essa transição. Aborda a importância de uma boa gestão na qualidade de ensino, comprovando que a mesma está intrinsecamente ligada a uma gestão participativa e democrática, e como acontece o trabalho integrado da gestão, seus agentes e atribuições. Estas retratações forma feitas por meio de uma análise de estudiosos e pesquisadores sobre o assunto, através de uma revisão bibliográfica, buscando então encontrar a forma correta em que deve acontecer o trabalho escolar.

Palavras chaves: Alfabetização; Letramento; gestão integrada; Educação Infantil; qualidade de ensino.

Abstract

This article investigated the practice relating to literacy and literacy used by Early Childhood Education teachers from a public school in the city of Porto Seguro, through observation of practice in the classroom, literature review on the methods and practice of literacy and literacy, conceptualizing the two terms.

It was also portrayed succinctly, the transition from kindergarten children to the elementary school, showing how it should happen, based on studies that demonstrate how important and delicate this transition. It discusses the importance of good management in quality education, proving that it is intrinsically linked to a participatory and democratic management, and as is the integrated work management, its agents and assignments. These retractions made by way of an analysis of scholars and researchers on the subject, through a literature review, then seeking to find the right way that should happen schoolwork.

Keywords: Literacy; literacy; integrated management; Child education; teaching quality.


Introdução

A Educação Infantil realiza uma função importante no processo de aprendizagem da leitura e escrita das crianças. O professor que atua na Educação Infantil contribui indiscutivelmente para a formação de indivíduos que leem e escrevem autonomamente.

Percebe-se que existe um maior foco em alfabetizar do que em letrar. Porém, não se deve considerar um trabalho dando maior ênfase em uma dessas duas práticas, pois são interligadas.

O referencial teórico utilizado para tratar a alfabetização e letramento na Educação Infantil foram: Melo (2013); Soares (1999); Ferreira (2002); entre outros. Esses autores se dedicaram ao tema e defendem a ideia de que o alfabetizar e letrar devem ocorrer de forma simultânea para se ter êxito na apropriação da leitura e da escrita.

Foi investigado a práxis das professoras da Educação Infantil, utilizando a observação e questionário básico com ênfase no seguinte questionamento: Como é desenvolvida a práxis de alfabetização e letramento na Educação Infantil? O que é alfabetização e letramento?

Sobre a importância da gestão, tivemos a contribuição de Libâneo (2013) e Luck (2010). Buscamos verificar se de fato a gestão contribui para uma educação de qualidade e significativa, e como ela influencia para um bom aprendizado e auxilia no processo de alfabetização e letramento. O alfabetizar e o letrar, são aprendizados que feito sob uma gestão participativa, terá grande êxito.

A transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, também é analisado, e como as escolas e a gestão estão lidando com essa nova realidade, e em que influencia a alfabetização e o letramento e o que diz alguns autores sobre o assunto, como Soares (1999).

A gestão integrada está sendo alvo dessa pesquisa, as atribuições do gestor, coordenador, orientador, em prol de uma prática educativa que traga benefício para o aluno, família e comunidade.

 

Alfabetização e Letramento na Educação Infantil

A alfabetização e o letramento precisam estar presente na Educação Infantil, as crianças devem ter contato com atividades que introduzam o alfabeto, assim como o uso da leitura e da escrita, já que muitas crianças convivem com a escrita, pois estão inseridas em uma sociedade permeada pela escrita, desenvolvendo a alfabetização e o letramento antes mesmo de chegarem a escola, sem deixar de lado o lúdico. Há muitas polêmicas no que se refere a alfabetizar na Educação Infantil.  SCARPA (2006), fala sobre essa polêmica:

Como se a escrita entrasse por uma porta e as atividades com outras linguagens (música, brincadeira, desenho, etc.) saíssem por outra. Por outro lado, há quem valorize a presença da cultura escrita na Educação Infantil por entender que para o processo de alfabetização é importante a criança ter familiaridade com o mundo dos

textos. (SCARPA, 2006, p. 1)

Muitos educadores ficam receosos em trabalhar a alfabetização temendo a perda do lúdico, ou seja, que as crianças deixem de brincar mais cedo, deixando assim o processo de alfabetização para mais tarde, quando estiverem mais maduras. A Educação Infantil era vista apenas como um local para cuidar e proteger, e mais tarde, quando amadurecidas, aprender o código escrito.  Porém estudos comprovam que crianças que são influenciadas e orientadas com atividades através de forma lúdica, desenvolve com facilidade para o nível silábico. São diversas as atividades que podem ser trabalhadas a alfabetização na Educação Infantil:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)   pdf (219.5 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com