TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Letramento E Alfabetização No Ensino Fundamental

Por:   •  5/6/2023  •  Dissertação  •  6.819 Palavras (28 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 28

A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Suelen Francisca de Souza Silva[1]

Mariana Cardoso[2]

RESUMO

A aprendizagem da leitura e escrita é um momento importante na vida do aluno, sendo a partir da aquisição dessas habilidades que ele consegue avançar dentro do processo de ensino e alcançar novas aprendizagens de maneira autônoma. Nessa direção, a elaboração do presente trabalho de conclusão de curso foi motivada pela da inquietação de identificar quais são os desafios e expectativas no processo de alfabetização e letramento na escola contemporânea? O objetivo geral do presente trabalho de conclusão de curso é abordar os desafios e as expectativas encontradas pelo professor em sala de aula na promoção da alfabetização e letramento. Abordar essa temática é relevante para a formação do professor, pois é um assunto que faz parte da prática docente. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos foi de revisão bibliográfica, realizada por meio de autores de livros e artigos de autores que no passado se debruçaram em torno dos desafios e possibilidades da alfabetização e letramento na escola contemporânea.

Palavras-Chave: Aluno; Alfabetização; Professor.

  1. INTRODUÇÃO

A sociedade vem passando por muitas mudanças nas últimas décadas provocadas pelas novas tecnologias que desencadearam uma série de modificações em diferentes setores, enquanto que profissões surgiram outras deixaram de existir, as tarefas do cotidiano foram modificadas, entre tantas outras mudanças. Além disso, a sociedade contemporânea é marcada pelo processo de globalização, com acesso e transmissão de informações em tempo real devido a internet.

Na atualidade o conhecimento se encontra ao alcance de praticamente todas as pessoas, com acesso a internet é possível buscar uma variedade infinita de informações, que inclusive são criadas a todo instante em diferentes partes do mundo. Assim, o conhecimento é uma ferramenta importante quando utilizada de maneira correta, facilitando a vida das pessoas e produzindo novas maneiras de aprendizagem por meio dos aparelhos digitais.

Na sociedade contemporânea dominar a habilidade da leitura e escrita é uma necessidade, pois atualmente existe uma valorização dos conhecimentos e a carência constante do sujeito desenvolver aprendizagens de maneira autônoma. Diante das questões citadas até aqui, a elaboração do presente trabalho de conclusão foi motivada diante da inquietação de identificar quais são os desafios e expectativas no processo de alfabetização e letramento na escola contemporânea?

A educação escolar e a prática docente precisam acompanhar as demandas da sociedade, pensando em estratégias pedagógicas alinhadas com as necessidades dos alunos. Nesse sentido abordar a alfabetização e letramento na atualidade se justifica diante da necessidade de desenvolver novos estudos em relação a prática docente em sala de aula e os caminhos futuros, voltando olhares para práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento e formação de alunos críticos.

O objetivo geral do presente trabalho de conclusão de curso é abordar os desafios e as expectativas encontradas pelo professor em sala de aula na promoção da alfabetização e letramento. De maneira mais especifica essa pesquisa busca conhecer a trajetória dentro do processo de alfabetização e letramento na escola brasileira, refletir sobre os desafios na prática docente na escola contemporânea e apresentar possibilidades na atualização e pratica docent

2. DESENVOLVIMENTO 

2.1 Metodologia

 A metodologia escolhida para a realização do presente trabalho de pesquisa foi a revisão bibliográfica, que é realizada por meio de leituras, análises e reflexões de obras escritas anteriormente por autores que estudaram determinada temática. Essa metodologia de pesquisa leva em consideração material bibliográfico, entre livros e artigos de teóricos que no passado se debruçaram em cima de uma determinada inquieta.

No entanto, a revisão bibliográfica não é simplesmente realizar a transcrição literal de opiniões e conceitos de outros autores, mas sim ela tem a necessidade de ser construída por meio de um processo de reflexão, realizando um debate entre autores. “A pesquisa bibliográfica está inserida principalmente no meio acadêmico e tem a finalidade de aprimoramento e atualização do conhecimento, através de uma investigação científica de obras já publicadas.” (SOUZA, 2021, p.65).

Moreira (2017, p.24) assevera que:

A pesquisa bibliográfica é, como se vê, uma fase da revisão de literatura, assim como é fase inicial para diversos tipos de pesquisa. O ciclo começa com a determinação e delimitação do tema e segue com o levantamento e a pesquisa bibliográfica. A partir desta é que se organiza a revisão que, conforme descrito anteriormente, requer postura crítica, cotejo das diversas opiniões expressada.

Dentro desse contexto, inicialmente após a definição da temática de pesquisa foi realizada uma busca em biblioteca física e online no sentido de selecionar livros e artigos de autores que no passado recente debateram sobre o tema da presente pesquisa. Logo em seguida, diante dos materiais selecionados foram realizadas leituras e reflexões, na sequência a escrita do presente trabalho de conclusão de curso.

2.2 Resultados e discussões

A prática educativa escolar sempre carregou uma herança do passado muito forte em relação aos métodos de ensino e suas concepções docentes em sala de aula. A uma tendência quando o indivíduo se forma professor na universidade a seguir métodos que seus professores usavam, uma continuidade quase que involuntária de docência, então promover mudanças na área da educação não é um processo rápido, é algo que leva décadas (CAVALCANTE, 2015). 

Nesse sentido a uma necessidade de conhecer um pouco a história da alfabetização no Brasil, pois muito do que vemos em sala de aula ainda nos dias de hoje é uma herança do passado. E para o entendimento de todo esse contexto se faz necessário formular algumas bases de como a alfabetização se desenvolveu na educação brasileira. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.9 Kb)   pdf (153.8 Kb)   docx (169.7 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com