TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE COMPLETA DO LIVRO DIDÁTICO - A Conquista da Matemática

Por:   •  9/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.573 Palavras (7 Páginas)  •  1.514 Visualizações

Página 1 de 7

A presente análise refere-se à primeira edição do livro didático “A conquista da Matemática”, de autoria de José Ruy Giovanni Jr. e Benedicto Castrucci, do ano de 2009, destinado ao 7º ano do ensino fundamental, que pertence ao PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) dos anos de 2011, 2012 e 2013.

Os Campos identificados no Currículo Mínimo de Matemática do ano de 2012 para o segmento a que se destina são: números inteiros, ângulos, números racionais e proporcionalidade, equação do 1º grau, polígonos, inequação do 1º grau e análise de dados e todos eles são abordados no livro.

Os capítulos referentes aos números inteiros (capítulos de 4 a 15), juntamente aos capítulos referentes às equações (capítulos de 24 a 32) são os que recebem maior ênfase, enquanto os capítulos referentes às inequações (capítulos 33, 34 e 35) recebem menor. Essa ênfase é coerente com o ano a que o livro se dedica, uma vez que o conteúdo de equações será amplamente abordado nas séries seguintes na disciplina de Matemática, bem como servirá de base para outros assuntos, por isso é importante que os alunos foquem nele. O mesmo acontece com os números inteiros, uma vez que esse conjunto será, a partir da série atual, o mais trabalhado pelos alunos na disciplina.

A partir da análise de tais fatos, foi possível verificar que a seleção dos conteúdos está adequada à disposição de conteúdos tradicionalmente trabalhados no 7º ano do ensino fundamental. Os conteúdos seguem uma espécie de ordem que facilita a construção do conhecimento de forma gradativa, de modo que os tópicos trabalhados em cada um dos capítulos se articule e se complemente.

Quanto à análise dos conteúdos dos números inteiros e das equações, pôde-se identificar que o primeiro deles é introduzido por meio de diversos exemplos do cotidiano de modo a expor diferentes formas que podem ser representados os números partindo-se de um referencial (banco de horas de trabalho, profundidade, temperatura, etc.). Em seguida, são propostos dois exercícios explorativos, afim de verificar o conhecimento intuitivo do aluno a respeito do assunto. Além disso, é feita também uma abordagem histórica a respeito dos números negativos.

Dada essa introdução, são apresentadas diversas situações rápidas em que são utilizados os números negativos (termômetro, saldo bancário, elevadores e andares abaixo do térreo, linha do tempo e saldo de gols). Feito isso, o livro induz o conceito de módulo de um número (ou valor absoluto).

Em geral, todos os capítulos que tratam de alguma parte do assunto relacionado aos números inteiros, fazem o mesmo tipo de introdução: mediante exemplos cotidianos que levem o aluno a construir o conhecimento a partir de seu conhecimento intuitivo sobre o assunto e em seguida fazendo uma abordagem expositiva de conceitos e aplicações.

Na introdução do conteúdo de equações, por sua vez, o livro inicia o assunto falando sobre equilíbrio. Ele ilustra situações, tais como uma balança e equilibristas. Além disso, fala sobre as origens da palavra “equivalente” (do latim equi, que significa “igual” e valens, que significa “valor”) e convida o aluno a pensar em outras palavras que tenham o mesmo prefixo para, em seguida, procurar seus significados no dicionário, fazendo com o que o mesmo construa seu próprio conceito a respeito da equivalência e das igualdades. São apresentados também alguns fatos históricos e o conceito de incógnita é introduzido através de uma explicação prática.

A partir dessa introdução, é feita a construção dos demais conceitos e propriedades necessários para a aprendizagem de equações do primeiro grau: igualdade, conjunto universo e conjunto solução, equivalência de equações, etc.. Todos eles explicados por meio de ilustrações de situações cotidianas.

A retomada de conhecimentos, por sua vez, acontece em alguns momentos ao longo dos capítulos. Ao introduzir o conceito de números negativos, por exemplo, o livro convida o aluno a relembrar fatos sobre os números naturais e com isso explica a necessidade de se criar o conjunto dos números inteiros.  No capítulo que fala sobre expressões numéricas com os números inteiros, ele (o livro) também retoma e pontua conceitos aprendidos sobre a resolução de expressões numéricas. No capítulo referente às aplicações das equações, além de explorar inicialmente o conceito de área intuitivamente a partir de uma malha quadriculada, o livro remete a conhecimentos prévios a respeito da área de um retângulo para então, partir para exemplos onde essa fórmula seja aplicada a uma equação como a solução para um problema. Esses são só alguns exemplos de quando e como acontece a retomada de conhecimentos prévios.

O livro apresenta exercícios de todos os tipos, alguns são mais elaborados, permitindo aos alunos que testem seus conhecimentos e busquem diferentes estratégias para resolvê-los, têm também muitos exercícios contextualizados e que fazem a ligação com outras disciplinas, entretanto as atividades são majoritariamente de repetição e memorização.

Ao final de cada unidade, existe uma seção intitulada “Tratando a Informação”, que leva o aluno a trabalhar com o conteúdo aprendido sob a forma de análise de dados, construção de tabelas e gráficos. Esse é um fato muito interessante, uma vez que a análise de dados é um dos conteúdos presentes no currículo mínimo para o 7º ano do ensino fundamental. Sendo assim, o livro trata deste tópico ao longo de todo o ano letivo, relacionando-o com todo os demais conteúdos aprendidos, o que é muito importante, uma vez que tal tipo de conhecimento é necessário para resolução de inúmeras questões que os alunos podem e certamente virão a presenciar em seu dia a dia e ao longo de sua vida acadêmica.

Existem também, ao longo dos capítulos, as seções “Chegou a sua vez!”, que tem por objetivo verificar a capacidade do aluno de interpretar problemas, a seção “Desafio!”, que desafia o aluno a resolver questões divertidas, a seção “Explorando”, que avalia a capacidade do aluno em desvendar os conceitos matemáticos, estimulando a percepção e o raciocínio matemático e a seção “Brasil Real”, que apresenta situações reais do país, que podem ser trabalhadas de maneira matemática, fazendo o diálogo entre esta e outros campos do saber, tais como: Geografia, Meio Ambiente, História, Economia, Literatura, Ciências, Educação e Cidadania, Atualidades e Esportes, Ecologia, etc.). Essa última seção, sempre evidencia qual outra disciplina está sendo trabalhada juntamente à Matemática, bem como acontece quando a interdisciplinaridade ocorre durante outras seções do livro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com