TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO APRENDIZADO DAS CRIANÇAS NA MATEMÁTICA

Por:   •  21/11/2017  •  Artigo  •  2.385 Palavras (10 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA DO PARANÁ - UTFPR

COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA – R2

CURSO DE MATEMÁTICA

DARLENE ALVES DE FREITAS

ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO APRENDIZADO DAS CRIANÇAS NA MATEMÁTICA

Ponta Grossa

2011


DARLENE ALVES DE FREITAS

ANÁLISE DA IMPORTANCIA DO LÚDICO NO APRENDIZADO DAS CRIANÇAS NA MATEMÁTICA:

Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Graduado em Matemática, pelo Curso de Complementação Pedagógica R2 da Universidade Tecnológica do Paraná – UTFPR.

                                                              Orientador (a): Antônio Carlos Frasson

Ponta Grossa

2017


ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO APRENDIZADO DAS CRIANÇAS NA MATEMÁTICA

Darlene Alves de Freitas [1]*

Antônio Carlos Frasson[2]**

Resumo:

 A matemática sempre foi alvo de constantes mudanças o principal desafio que ela se apresenta, é a forma como ensinar essa disciplina, bem como torna-la acessível ao aluno, de maneira que ele sinta-se instigado a estuda-la e conhece-la sem sentir-se obrigado a fazê-lo. Este trabalho trata importância do lúdico na matemática, abordando o tema, através de uma introdução, onde se tratou da disciplina da matemática como um todo nas escolas, mostrando como ela ainda se apresenta como um tabu na vida dos alunos, denotando-se ainda sobre os avanços que ela já alcançou, bem como as muitas dificuldades que ainda precisam ser vencidas. Na sequência, discorreu-se sobre o lúdico, explicando-se que o significado dessa palavra, ou seja, brincar, utilizando jogos, não do enfoque físico, e sim, do jogo como impulsionador a chamar o aluno a resolver o qualquer exercício de matemática, independentemente do seu grau de dificuldade. Na segunda parte, escreveu-se sobre o lúdico na matemática, onde o foco de abordagem foi à diferenciação entre o emprego do lúdico, isto é, o lúdico não é metodologia, mas sim, uma estratégia de indução ao aluno a sempre querer aprender matemática. Por ultimo, na conclusão, dissertou-se resumidamente sobre as abordagens anteriores, refletindo-se sobre o rela sentido do lúdico na matemática.

Palavras-chave: Lúdico. Matemática. Jogo.

1. INTRODUÇÃO

De acordo com a realidade atual, o mundo passa por constantes transformações em diversas áreas. Ressalte-se que tais fenômenos aparecem com grande relevância no campo da ciência, pois referem-se a modificações que trazem mudanças, por exemplo na saúde e no clima, principalmente porque esse dois itens tem sido alvo de constantes discussões das autoridades mundiais. Salienta-se que a educação não tem obtido expressividade nos pronunciamentos das autoridades, mas, não deixa de ser discutidas, mesmo que tais conversas não ultrapassem apenas os muros dos estabelecimentos estudantis, tais como escola e universidades.

Uma disciplina que e alvo de constantes discussões acerca do modo como é ensinada em sala de aula é a matemática, pois apesar dos avanços bem sucedidos ao longo dos últimos tempos, ainda existe alguns tabus encontrados pelos alunos e ate mesmo por alguns professores, que por uma razão ou outra, não conseguem chegar ao nível de necessidade do aluno, ou seja, quando o alunado presente em sala de aula não consegue o aprender o que o professor esta ensinando durante as aulas de matemática.

Em muitos casos o motivo dessa falta e aprendizado não é o professor em si, e sim o emprego da metodologia empregada para a ministração das aulas de tal disciplina. É a partir do trabalho do professor que, dependo o avanço da aprendizagem dos alunos, até porque e o professor que distinguir a diferença entre metodologia e ou recurso metodológico, pois enquanto esse diz como se deve ensinar, aquele mostra um recurse que pode ser utilizado como ajuda no aprendizado do aluno, ou seja, como tornar  uma disciplina aprazível a estuda-la.

Por esta razão, este trabalho propõe uma breve reflexão sobre a importância do lúdico na matemática, visto que essa disciplina ainda se apresenta como um problema na vida escolar do aluno e na carreira do professor, uma vez que por um lado o aluno não consegue entender sobre o conteúdo estudado, por outro o professor, que não consegue atingir o seu objetivo por não estar utilizando a sistemática correta no momento de passar o conteúdo ao aluno em sala de aula.  

2.  O LÚDICO

Ensinar não é uma tarefa fácil. Quando o professor chega a uma classe seu desafio e ensinar o que sabe aos seus alunos. Cabe aqui uma pergunta extremamente desafiadora: “Qual metodologia deve ser utilizada para que cada aluno possa aprender sobre o assunto abordado durante a aula?”. De um modo geral, cada professor tem o seu método de trabalhar, porém não se trata de como o professor ensina, mas sim como o aluno aprende. Por isso, o primeiro passo para o sucesso de um professor e saber o tipo de aluno que está presente em sua classe.

Os professores têm um desafio a mais em sua classe, pois matemática ainda se mostra muito mais do que uma disciplina em sala de aula, colocando-se, para muitos deles, como um impedimento, um bloqueio que chega ate desmotivar o aluno a aprendê-la. Muitas escolas tem utilizado o lúdico como uma saída para o enfrentamento dessa dificuldade, principalmente para as crianças, até porque é nessa fase que se constrói a base de uma vida escolar, inclusive na matemática.

Nesse sentido, Bicudo (1999, pág. 203) coloca que as mudanças curriculares, bem como, as preocupações com o ensino da matemática, contribuíram com o desenvolvimento da educação da matemática no Brasil. Já Fiorentini (1994) detectou estre os anos de 1983 e 1990, o surgimento de uma comunidade nacional organizada. Esse período representou uma ampliação da região de inquérito da educação matemática e do aparecimento de umas linhas temáticas de pesquisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (111.5 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com