TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE HISTÓRICA MICHEL FOUCAULT

Por:   •  4/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

ANALISE HISTORICA MICHEL FOUCAULT

Michel Foucault nasceu no dia 15 de outubro de 1926 em Poitiers, na França. Diplomou-se em Psicologia e Filosofia. Ensinou filosofia em universidades francesas e obteve a cátedra com o tema "História dos Sistemas de Pensamento" no Collège de France. O jovem Foucault, desde cedo, recusou-se a seguir a tradição familiar, negando a medicina. Morreu no dia 25 de junho de 1984, vítima da aids.

Michel Foucault aborda temas como loucura, sexualidade, disciplina, poder e punição.

Aos 28 anos, publicou o seu primeiro livro, "Doença Mental e Personalidade" (1954). o seu grande clássico foi “História da Loucura na Idade Média” (1961), essa obra, Foucault analisou o desprezo que as pessoas tinham no século XIX pelos doentes mentais. muito antes da Renascença, os loucos tinham sentido como alguém diferente, ao contrário de maluco, tinha o pensamento que eles possuíam algum tipo de sabedoria pois demonstravam limites da razão. 

O senso comum é que agora tratamos pessoas com doenças mentais de maneira muito mais humana do que no passado, Damos-lhes remédio e o pomos aos cuidados de pessoas com phd,mas era exatamente a atitude que Foucault queria demolir na “história da Loucura “Nessa obra ele procura mostrar que o conceito de loucura mudou através dos tempos, loucura não e algo da “Natureza “ou “doença “como acreditavam os psiquiatras, mas um “fato de cultura”.

A próxima obra foi “vigiar e punir” (1975), Foucault fez o mesmo de sempre sobre punições estatais. Novamente, o senso comum é que apenas as prisões e sistemas punitivos do mundo moderno são tao mais humanos que a época em que as pessoas costumam ser enforcadas em praças publicas.o problema disse ele,e que o poder agora parece gentil,mas não é.

Seu ultimo trabalho foi a trilogia:”Historia da sexualidade”(1976-1984) Foucault  

https://www.ebiografia.com/michel_foucault/

https://guiadoestudante.abril.com.br/especiais/michel-foucault/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (662.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com