TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICATIVOS BRASILEIROS QUE UNEM DIVERSÃO E EDUCAÇÃO

Por:   •  10/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

APLICATIVOS BRASILEIROS QUE UNEM DIVERSÃO E EDUCAÇÃO

Por: Linda Ines Alves da Silva RU: 1309170

Polo: PAP (EDUSOL) – Piraquara

Data: 12/09/2017

[pic 1]

Fonte: Google Play

O Instituto ABCD (Organização Não Governamental) idealizou um desafio entre abril e setembro de 2012, com o objetivo de incentivar jovens a criar aplicativos que facilitariam e estimulariam crianças com dificuldades de aprendizagem e Deficiência Intelectual. Na edição de 2012 apenas os estudantes do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) participaram criando aplicativos educativos. Os Aplicativos são:

Aramumo: é um jogo educativo com palavras cruzadas usando sílabas, e a sua pontuação é contada de acordo com o tempo que o jogador leva para acertar as palavras, e possui cinco níveis de dificuldade, porém irá passar por atualizações, segundo Eric – um dos criadores do jogo - Foi desenvolvido em apenas dois meses pelos jovens: Eric Gomes Muxagata, Marcio Araujo Paiva Filho e Victor Gonçalves Elias, que ganharam o prêmio principal do desafio.

Arqueiro Defensor: o jogo segue o mesmo estilo do aplicativo Angry Birds, porém no Arqueiro Defensor o jogador deve usar a tela sensível ao toque para atirar flechas nos pássaros e cada vez que a flecha acertar o animal, uma palavra será falada e o jogador deverá digitar corretamente para ganhar pontos e passar para os próximos níveis. O jogo foi criado com um cenário divertido e estimulante, para a criança ter vontade e foco na hora de aprender se divertindo. Os desenvolvedores Camila Matias Morais, Samuel Flavio Barros Souza e Victor Gonçalves Elias (que fez uma participação durante a criação) ficaram em segundo lugar, mas disponibilizaram o jogo na plataforma Android.

Mimosa e o Reino das Cores: é um jogo divertido, que conta a história de um vilão que roubou todas as cores do mundo, e o jogador fica responsável por derrotá-lo e devolver todas as cores ao mundo, mas para isso acontecer ele tem que acertar o nome dos objetos do cenário. O jogo possui desafios diferentes com graus de dificuldade diferentes. Seus desenvolvedores Marcélio Florêncio Sobral, Gabriel Mendes Oliveira Lima e Rodrigo Rolim Ferreira ficaram em segundo lugar empatando assim com o jogo Arqueiro Defensor, mas o jogo também está disponível para download na plataforma Android.

O desafio foi criado pelo Instituto ABCD com o objetivo de descobrir novos talentos e ajudar crianças com Deficiência Intelectual (DI), Dislexia e outros distúrbios de aprendizagem. Só no Brasil a DI possui mais de dois milhões de casos anualmente, e a quantidade de aplicativos educativos voltados para esse público que possuem a Língua Portuguesa ou são criados no Brasil são poucos. Por isso os jogos desenvolvidos durante o desafio são de grande importância, pois ajudam não somente crianças, mas sim toda pessoa, que tem algum distúrbio de aprendizagem, de forma lúdica, divertida e motivacional, pois o jogador pode realizar as atividades dos jogos no seu tempo, sem pressão.  

Os jogos foram desenvolvidos por alunos de Engenharia da Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica por meio do ITABits (um grupo criado para incentivar os alunos a participarem de competições e desafios desse tipo). Os três aplicativos foram os primeiros voltados para pessoas com dislexia, deficiência intelectual, autismo e qualquer doença do Transtorno do Espectro Autista, que são totalmente em Português com desenvolvimento feito por brasileiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (171.5 Kb)   docx (107 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com