TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS 2016 Faz de Conta

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 4

UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO ESPECIAL:

FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA

 

BRUNA FERNANDA PEREIRA   RA C4401A-5

IVAN CARLOS DA SILVA SAMPAIO   RA C63DFE-7

MIRIAM NEVES DE OLIVEIRA FACCIO   RA C634CG-4

Araraquara

2016

JUSTIFICATIVA

        Incluir alunos com deficiência na escola é um dos maiores desafios educacionais. Neste propósito é necessário que a escola vença barreiras da sala de aula convencional, crie oportunidades e haja um trabalho com a comunidade escolar. A evolução das ações da educação especial nos últimos anos se expressa no crescimento do número de municípios que registram ampliação de matrículas, acessibilidade arquitetônica em prédios escolares, formação de professores com o objetivo de assegurar a inclusão do aluno, garantir acesso e formação educacional do aluno. Com isso, visamos trazer um debate, com o tema à formação e prática pedagógica, voltado à educação especial inclusiva. Desta forma, refletir sobre a atuação dos professores que atuam nesta educação, verificando as tendências atuais, e compreendendo todos os pontos comuns.

PROBLEMA

        Qual é a melhor forma de se trabalhar com um aluno especial em sala de aula? A educação é um direito de todos, mais por que faltam escolas para pessoas com necessidades especiais? Quais são as dificuldades enfrentadas pelos professores para a inclusão de alunos com necessidade especiais? Quais são as medidas de inclusões para uma criança na escola? Existe diferenciação de aluno com deficiência para aluno sem deficiência? Quais são os desafios mais comuns dos portadores de necessidades especiais, não somente na escola, mais em todo o contexto social? A sociedade está preparada para integrar uma pessoa com deficiência? Quais são algumas formas que podemos socializar estas pessoas em nossos meios? Existem professores formados para esta educação especial?                                Questões como essas, muitas vezes, violam o direito á escolarização, influenciando na formação do educador e trazem implicações para o processo de inclusão escolar, que tem se buscado, se fortalecer. Problemas sociais, socioeconômicos, e entre outros, são problemas para a educação inclusiva. Visamos entender como as escolas vêm lidando com essas questões, fomentando experiências nos processos de formação do docente, possibilitando reflexões teóricas e práticas, permitindo uma compreensão critica da realidade escolar. 

HIPÓTESES

        Ao ingressar na escola, as crianças que possuem necessidades educativas especiais, terão que integrar e participar obrigatoriamente de três estruturas de dinâmicas escolares, sendo: o ambiente de aprendizagem; interação professor-aluno; e a interação aluno-aluno. Devemos analisar:

  • O ambiente de aprendizagem é favorável?  
  • Existem recursos audiovisuais?
  • Houve a eliminação de barreiras arquitetônicas, sonoras e visuais?
  • Existe apoio pedagógico para estimulação e acompanhamento suplementar?
  • Os currículos e estratégicas são adequados á realidade dos alunos?
  • Todos os que compõem a comunidade escolar estão sensibilizados para atender os portadores de deficiências especiais?

        Problemas sociais, por diversas vezes, atrapalha no desenvolvimento escolar. Em uma visão de atualidade, a educação escolar inclusiva passa por inúmeras dificuldades, às vezes por infraestrutura, outras vezes é por preparo técnico. Uma grande questão, que se vem discutindo atualmente, como a interação professor – aluno, por inúmeras vezes, a escola se torna uma fonte de distração e não de educação.                                                        O futuro é outra dimensão que também não pode ser esquecida, pois é preciso estar preparado para a rápida evolução tecnológica destes novos tempos, que influencia e modifica o processo educativo e a nossa relação com a construção do conhecimento.                        Atualmente, é necessário buscar uma escola concreta, onde habitam alunos (as), professores (as), profissionais em ações pedagógicas;  onde, não tenha limites para a inclusão. Que viva o embasamento jurídico, que todos, indiferentes da cor e raça, têm direito a inclusão social, o direito a educação e sua formação. A educação especial tem muito a se desenvolver principalmente na formação e prática pedagógica. Tendo um real desenvolvimento, e uma formação escolar de valor educacional, para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com