TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO - OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Por:   •  12/7/2016  •  Artigo  •  7.004 Palavras (29 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 29

ARTIGO - OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Deibyson Uchôa Barroso Bizerra; Jean Elyson Rodrigues Borges;

Thomas Natson Beserra Calixto.

RESUMO:

O objetivo da pesquisa é analisar o aprendizado dos articuladores de célula do Programa de Aprendizagem Cooperativa de Células Estudantis da Universidade Federal do Ceará na elaboração de projetos. Analisaremos um de seus projetos, que consideramos como o mais importante, que é o programa que estimula a formação de células estudantis de aprendizagem cooperativa. A metodologia da Aprendizagem Cooperativa fora da sala de aula utiliza a interação discente (estudante-estudante). São encontros geralmente semanais, onde nós bolsistas nos sentimos muito bem, pois podemos conhecer os outros bolsistas, conhecer um pouco sobre seus cursos e suas realidades, algo que noutras situações não seria possível. Além de fazermos novas amizades, estas Interações usam estes encontros como estratégia para promover não somente a aprendizagem de conteúdos, mas também para estimular o desenvolvimento das competências interpessoais necessárias ao agir cooperativo.

Os sujeitos da pesquisa serão 10% do total de articuladores (10% de 128=13). A coleta de dados será realizada por meio de roteiro e questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados poderão mostrar se há ou não dificuldade na elaboração de projetos e qual serão os benefícios dos mesmos pelos articuladores. Após as análises concluiremos que os estudantes articuladores de células do PACCE sabem elaborar projetos e que através desse aprendizado, após colocado em prática, auxilia na organização de seus estudos, além de cooperar com o aprendizado de seus colegas. Também aumenta a taxa de conclusão, sucesso acadêmico discente e o aumento da sinergia entre os cursos, além da formação de profissionais competentes e habilitados para o trabalho em grupo não só enquanto estudante, mas como indivíduo em sociedade. A bolsa da Aprendizagem Cooperativa tem como uma de suas missões, fazer com que todos os estudantes sintam-se familiarizados com o ambiente acadêmico, que se sintam estimulados a trabalharem em equipe, habilitados para ensinar, aprender e agir cooperativamente, criando uma responsabilização pessoal e social, viabilizando na construção de uma sociedade mais cooperativa e solidária.

Palavras-chave: Aprendizagem, Cooperativa, Metodologia

1 INTRODUÇÃO:

O artigo tem como foco de estudo a Oficina de Elaboração de Projetos do Programa de Aprendizagem Cooperativa de Células Estudantis (PACCE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele faz parte de uma atividade do PACCE de elaboração de artigos acadêmicos por seus bolsistas.

O objetivo geral do artigo é analisar o aprendizado dos articuladores de célula do PACCE na elaboração de Projetos. Os objetivos específicos são: 1 Analisar o conhecimento do Programa de Aprendizagem Cooperativa pelo Articulador de Célula facilita a elaboração do Projeto; 2 Analisar se as experiências passadas com Projetos influenciam a Elaboração de Projetos; 3 Analisar se os Articuladores de Células têm dificuldades em Elaborar seu Projeto de Célula; 4 Analisar se os Articuladores conseguem abordar os 5 Pilares da Aprendizagem Cooperativa em seu Projeto de Célula Estudantil; 5 Analisar se as Células Estudantis Anuais não alteram o Projeto e sua aplicação, enquanto que Células Estudantis Semestrais alteram o Projeto e sua aplicação; 6 Analisar se a Execução dos Projetos influenciam a vida pessoal e profissional dos Articuladores, tanto no presente como no futuro; 7 Analisar se a Execução dos Projetos influenciam também a vida dos outros membros da Célula Estudantil. Pressupostos: 1 Os articuladores de células do PACCE sabem elaborar projetos, mas existem dificuldades na elaboração; 2 Aumenta a taxa de conclusão, sucesso acadêmico discente, bem como o aumento da sinergia entre os cursos, além da formação de profissionais competentes que são habilitados para o trabalho em grupo.

A metodologia adotada neste trabalho é conforme a classificação de Collins e Hussey (2003) de natureza qualitativa, tendo em vista que o caráter metodológico abordado não visa mensurar os fenômenos, mas sim analisá-los de modo critico e objetivo.

A pesquisa quanto os meios estão classificados como pesquisa bibliográfica, estudo de caso e de campo. É considerada bibliográfica, tendo em vista os materiais acadêmicos utilizados, ou seja, livros e periódicos (COLLINS; HUSSEY, 2003). Estudo de caso é o circunscrito a uma ou poucas unidades, entendidas essas como uma pessoa, uma família, um produto, uma empresa, um órgão público, uma comunidade ou mesmo um país. Tem caráter de profundidade e detalhamento (FONTE???). Caracteriza-se como uma pesquisa de campo, pois compreende uma investigação empírica dos articuladores de células da Universidade Federal do Ceará obtida por meio de questionários e entrevista com os mesmos (COLLINS; HUSSEY, 2003).

A pesquisa quanto os fins do presente trabalho são pertencentes à modalidade de pesquisa descritiva e exploratória, tendo em vista que não provém de estudos prévios e por visar discriminar e analisar as impressões sobre a empresa estudada (COLLINS; HUSSEY, 2003).

O artigo tem como foco de estudo o Programa de Aprendizagem Cooperativa de Células Estudantis da Universidade Federal do Ceará e seus Articuladores de Células Estudantis em Aprendizagem Cooperativa.

Os sujeitos desta pesquisa foram os Articuladores de Células em Aprendizagem Cooperativa da Universidade Federal do Ceará. Os instrumentos de coleta de dados foi questionário, sendo este aplicados durantes os meses de Agosto a Outubro do presente ano. Os procedimentos utilizados para coletar os dados foram os questionários aplicados nas entrevistas com 10% dos Articuladores de Células do PACCE. Todos os dados coletados para esse projeto estão presentes no apêndice do mesmo.

Quanto à análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Um conjunto de técnicas de análise das comunicações, que utiliza procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens (BARDIN, 2009). A partir disso, os questionários aplicados nas entrevistas foram subsídio necessários para que fosse possível compreender como se dá o conhecimento e elaboração de projetos de células da aprendizagem cooperativa pelos articuladores. Todos os dados foram devidamente transcritos e confrontados com a observação dos autores da pesquisa e o referencial teórico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.7 Kb)   pdf (245.2 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com