TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

: AS ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS NO ESPAÇO ESCOLAR PARA O PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Por:   •  5/4/2017  •  Monografia  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  869 Visualizações

Página 1 de 2
  1. TEXTO JORNALÍSTICO: AS ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS NO ESPAÇO ESCOLAR PARA O PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS

A inclusão de alunos deficientes na rede regular de ensino é um assunto que esta sendo bastante debatido pela sociedade atual, contudo sabe-se que o sucesso do processo de inclusão está diretamente ligado à possibilidade de reconhecer as diferenças e aceitá-las. “Respeitar as diferenças é oportunizar os recursos necessários para que a criança aprenda”, afirma a pedagoga da escola investigada.

           Para se atingir um ensino de qualidade no século XXI, é necessário aliar ao processo de ensino-aprendizagem, novos recursos didático-metodológicos. Nesse sentido, constatou-se a importância de transformar a sala de aula em um espaço de interação comunicativa na formação do sujeito.

        Através das entrevistas realizadas com os professores do colégio Águia, compreendeu-se a grande necessidade de que os mesmos realizem certas adaptações metodológicas que levem o educando a apreensão dos conteúdos com mais facilidade, pois as práticas educacionais cotidianas, as opções metodológicas e filosóficas de trabalho, as atividades escolares diárias, enfim, tudo o que se refere aos processos de ensino e aprendizagem do aluno na escola, está marcado pelas concepções educacionais que permeiam e respaldam essas práticas.

        As convicções da escola, com todos os seus protagonistas, sobre a melhor forma como os seus alunos podem e devem ser ensinados e aprender, alicerçadas nas estruturas teóricas que fundamentam essas convicções, influenciam e determinam todas as opções e processos verificados no interior da escola, e configuram o paradigma educacional por meio do qual a escola busca exercer e vivenciar o seu papel social.

As entrevistas e observações também evidenciaram que escolas devem estar preparadas para receber os alunos portadores de necessidades especiais, seja no que se refere à estrutura física do prédio como também no que diz respeito ao atendimento dos seus funcionários como alunos. Nessa perspectiva, destacamos que os métodos utilizados em sala de aula pelo professor moderno, necessitam superar as expectativas do educando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com