TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CRIANÇAS COM TEA E A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO SEU APRENDIZADO

Por:   •  27/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.663 Palavras (23 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 23

FAVENI – FACULDADE DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

CURSO: ABA – ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA

JULIANA ALVES TEIXEIRA

CRIANÇAS COM TEA E A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO SEU APRENDIZADO

BELO HORIZONTE - MG

2021

CRIANÇAS COM TEA E A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO SEU APRENDIZADO

JULIANA ALVES TEIXEIRA[1]

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO

O presente estudo se propõe a analisar as possibilidades de aplicação do Ensino Lúdico junto a crianças com Transtornos do Espectro Autista (TEA). Ensino Lúdico é uma vertente da pedagogia moderna que propõe o uso de jogos e brincadeiras para favorecer o aprendizado. TEA é uma categoria de distúrbios psíquicos que tem o isolamento social e os problemas de comunicação como principais consequências, mas que pode ser amenizado com um diagnóstico precoce e um adequado tratamento, que se estende até um processo de escolarização adequado a essa condição. Assim, propõe-se que os professores adaptem os princípios do Ensino Lúdico para a realidade das crianças com TEA, tendo-se por base experiências positivas que, a despeito de não serem resultados de uma fórmula engessada, podem ser desenvolvidas com eficácia por professores comprometidos e focados no desenvolvimento do aluno que apresenta esta condição. Compreender a atividade lúdica, para utilizá-la de forma adequada atendendo os diferentes tipos de necessidades especiais.

Palavras-chave: TEA. Autismo. Ensino Lúdico. Aprendizagem.

1 – INTRODUÇÃO

A modernidade tem exigido das sociedades atuais novas posturas e atitudes em relação a grupos socialmente fragilizados. Conceitos como democracia, estado democrático de direito e inclusão social tem amadurecido e se tornado objetivos governamentais e de militância de instituições da sociedade civil. Dentro deste contexto, a garantia de direitos das pessoas com deficiência ganha destaque, com especial menção àquelas que são diagnosticadas com algum tipo de transtorno psíquico.

No que se refere aos serviços de saúde, os movimentos destinados a superar os manicômios e buscar integrar paciente, profissionais de saúde e família na busca de tratamentos adequados, mesmo que ainda dependa de lutas e mobilizações, é uma realidade que se impõe. No campo dos serviços educacionais, já há, no Brasil e em muitos outros países, a regulamentação da Educação Especial, que garante a presença de estudantes nestas condições dentro das turmas de ensino regular, sem nenhum tipo de segregação. Tal realidade favorecerá também as crianças com Transtornos do Espectro Autista (TEA), mas somente se o ambiente escolar puder, realmente, beneficiá-la e instruí-la.

Esta pesquisa pretende situar a condição de alunos dentro do Espectro do Autismo na realidade educacional, lembrando de todas as dificuldades verificadas para incluir estes alunos num processo (e não somente num ambiente) de ensino regular. Como será possível educar crianças que manifestam graves problemas de comunicação e socialização?

A proposta é buscar direcionar para a realidade das crianças com TEA o conjunto de métodos e práticas educacionais baseadas na valorização do brincar, no uso pedagógico de brinquedos, brincadeiras e jogos, na busca de um ambiente de ensino divertido, enfim, todo o ideário do Ensino Lúdico, adaptado para a realidade do TEA, mas não de forma a manter o isolamento, que é um entrave ao seu desenvolvimento, e sim promover a interação com outras crianças e a socialização.

Portanto, o Objetivo Geral desta pesquisa é apontar os caminhos que podem ser seguidos para educar crianças com TEA aplicando-se o Ensino Lúdico. Como Objetivos Específicos, aponta-se: compreender o que é o Ensino Lúdico e como o mesmo pode ser estruturado; compreender o que é o TEA e qual é seu impacto sobre a capacidade de aprendizado das crianças; e, por fim, apontar ações práticas de aplicação de Ensino Lúdico junto a crianças com TEA e resultados positivos colhidos.

Esta pesquisa pretende cumprir uma função positiva, voltada a valorizar o fazer pedagógico junto a crianças em situação tão complicada, frequentes vítimas da incompreensão da sociedade e, muitas vezes, impropriamente tratadas nos ambientes escolares. Desta forma, acredita-se na possibilidade de se apontar um caminho que pode ser trilhado por profissionais de educação e, da mesma forma, colaborar num esforço científico que visa aprimorar percepções e métodos de trabalho.

Para tanto, este TCC valeu-se de uma pesquisa bibliográfica, onde, num primeiro momento, buscou-se apoio de autores que permitissem situar, conceitualmente, os dois pontos principais de análise: Ensino Lúdico e TEA. Posteriormente, buscou-se autores que trabalharam a prática de Ensino Lúdico em sala de aula que contassem com alunos com TEA, fazendo-se, inclusive, referências diretas às ações tomadas e os resultados obtidos.

2 – DESENVOLVIMENTO

2.1 – Conceituando Ensino Lúdico

O site Dicio – Dicionário Online de Português, como o próprio nome indica, fornece um serviço virtual de significados de palavras. E é a este site que se recorre em busca de uma definição do termo Lúdico, um dos objetos centrais aqui analisados. Assim sendo, tem-se:

Significado de Lúdico

adjetivo

Feito através de jogos, brincadeiras, atividades criativas.

Que faz referência a jogos ou brinquedos: brincadeiras lúdicas.

Que tem o divertimento acima de qualquer outro propósito; divertido.

Que faz alguma coisa simplesmente pelo prazer de a fazer.

[Psicologia] Refere-se à manifestação artística ou erótica que aparece na idade infantil e se acentua na adolescência aparecendo sob a forma de jogo (grifos do autor) (DICIO, 2021, p. 01).

A definição acima considera aspectos que giram em torno de jogos, brincadeiras, atividades criativas e, em especial, é realçada pelo adjetivo “divertido”. O emprego de tal termo pode ser entendido como esforço da parte do autor para situar o termo conceituado dentro de uma cosmovisão mais acessível. Entretanto, a despeito de entender que o conteúdo do que é lúdico, a natureza da ludicidade, toma aqui ares de abordagem técnica, pois, enquanto elemento inserido dentro da pedagogia moderna, o Lúdico toma ares de metodologia ou até mesmo de linha de pensamento quando se pensa em meios para aprimorar os processos educacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.1 Kb)   pdf (146.7 Kb)   docx (307 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com