TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ESTAÇÕES DAS SENSAÇÕES E DESCOBERTAS, ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Por:   •  7/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.650 Palavras (7 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Anhanguera – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO – VILA MARIANA – SP

CURSO PEDAGOGIA

DISCIPLINAS NORTEADORAS: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DIDÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS, DIDÁTICA DO ENSINO DE MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES.

ESTAÇÕES DAS SENSAÇÕES E DESCOBERTAS, ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.

Tutora eletrônica:

SÃO PAULO

01/06/2017

INTRODUÇÃO

A Lei de Diretrizes _e Bases da Educação, 9394/96, no capítulo III, art.4º, inciso III, diz que é dever do Estado garantir o atendimento educacional especializado gratuito aos alunos com necessidades especiais. Tornando-se uma realidade nas escolas públicas de ensino. É um avanço em relação ao passado. A Educação Inclusiva deverá ser entendida como educação que engloba todos os alunos com necessidades especiais que eram, excluídos do ambiente escolar em tempos passados. Tornando assim a escola como um ambiente transformador na vida do individuo. A Educação Inclusiva tem seu significado em uma educação para todas as crianças em um mesmo contexto educacional não é negar as dificuldades das crianças, mas sim dar a essa criança um acesso a uma educação igualitária e uma diversidade de conhecimentos. Tornando-se fundamental que as escolas como seu corpo docente deveram singularizar cada aluno, pois cada um possui seu próprio desenvolvimento e sua aquisição de conhecimentos. Sendo a Educação Inclusiva dá a cada aluno, com necessidades especiais uma convivência com o diverso, contribuindo para o desenvolvimento físico, motor e cognitivo, além do respeito, tolerância, diversidade e igualdade para o desenvolvimento humano.

DESENVOLVIMENTO

Os sentidos têm as mesmas características para todas as pessoas. O tato, a audição e o olfato são mais desenvolvidos em pessoas com deficiência visual. Com esses sentidos todas as informações são armazenadas com uma frequência maior. Sendo assim os alunos com deficiência visual devem participar de todas as aulas, de todos os projetos desenvolvidos nos ambientes escolares e sociais. Os projetos desenvolvidos deverão incluir atividades para a inclusão do aluno. O professor deverá ficar atento aos recursos didáticos que deveram ser adaptados aos alunos com deficiência, sem esquecer que deverá ter a participação de toda a sala, pois é um dos fundamentos da educação inclusiva, adaptar os projetos pedagógicos para toda a sala. As praticas pedagógicas devem ser inovadoras e criativas, assim as disciplinas de matemática e ciências trazem para os alunos toda a importância dos números com as relações de agrupamento, tamanhos, estruturas. Em ciências as sensações, os cheiros às diferenças de texturas. Mostrando ao aluno todo o conhecimento necessário para a formação de um cidadão pronto para a vida em sociedade.

ESTAÇÕES DAS SENSAÇÕES E DESCOBERTAS, ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.

1 – Nome da Escola: E.E. São Francisco de Assis

2 – Turma: 1º ano do Ensino Fundamental

3 – Professora: Clélia Rita Esmenia de Jesus.

4 – Ação: Orientar os alunos da importância e da percepção dos órgãos do sentido através das estações das sensações e descobertas, demonstrar os problemas na falta de um deles, e o que pode ocasionar a prevenção de perigos e o bem estarem e manutenção na qualidade de vida. E a verificação dos conteúdos de matemática e ciências.

5 – Conteúdos: Utilização da interdisciplinaridade no ensino de matemática e ciências, através dos cinco sentidos, visa a construção conceitual, o grande desafio é organizar as atividades fazendo com que a criança crie um despertar por meio da exploração e que os “porquês”, sejam um meio de aprender, aprendendo.

6 – Disciplinas: Matemática e ciências, Visão, Audição, Paladar, Tato, Olfato.

7 – Encaminhamento Metodológico: Através dos combinados determinamos algumas regras para as crianças, e como será a sequência dos acontecimentos nas Estações das sensações, e será divido em dias determinados pela professora.

8 – Recursos: Estações das sensações e descobertas

Leitura de livros ciências da natureza – Mesa da leitura

Mesa do desenho, após a leitura fazer desenhos de florestas, rios, montanhas, cidades.

Músicas – um aparelho de som com fone de ouvido, músicas audição. Mais alto mais baixo, colheres, para a exploração da coordenação, e audição.

Atividades escritas: dominós com EVA – Furados para sentido e toque, e a contagem de números de furos de cada peça.

Experiências: Vários potes com diversos tamanhos, usando a nomenclatura: Maior para o menor, ou crescente e decrescente.

Alimentos e suas diferenças, podendo comer para distinguir o sabor e o paladar de todos os alimentos, para classificar em mais doce e mais amargo, reutilização dos alimentos ex.: a compostagem toca-los dimensão do maior e menor, e sentir o cheiro olfato.

Percepção tátil, diferentes objetos e o livro em Braile.

Percepção auditiva, discriminação dos sons.

Percepção sensorial, com cheiros diversos.

Brincadeiras: podendo ser com adição e subtração de grupos de bolinhas de gude ou palitos de sorvete.

Final com tapete, sensação. Algodão, feijão, areia, arroz, EVA com os números de 1 a 10 intercalados com os materiais.

9 – Avaliação: A avaliação será continua, atendendo os critérios: Investigativa, diagnóstica, mediadora e formativa. As crianças desenvolvem por meio da exploração dos sentidos, e o professor é o mediador que leva a essa exploração, e explorar significa descobrir e de acordo com a capacidade cognitiva. A importância dos alunos com necessidades especiais, ex.: cego, e toda a participação do grupo em inseri-lo nas atividades e o auxiliando e o maior desafio para os profissionais da educação, mas que com atitudes e comportamentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com