TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS

Por:   •  19/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.076 Palavras (9 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

STHEFANY MEDEIROS DE BARCELOS

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        7

3 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA          BNCC        9

4        METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        11

5        PLANOS DE AULA        12

CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        15

INTRODUÇÃO

        A prática do estágio de educação infantil é muito importante para os alunos do curso porque permite aos graduandos viver a experiência de ser professor na prática, um momento rico, porque é nesta fase do treinamento que eles têm a oportunidade de interagir com a teoria, conhecimento e prática.

        A prática da educação infantil é etapa muito importante na formação acadêmica e profissional dos futuros professores, pois essa experiência significa o processo de ensino e de formação docente. Vincula indiscutivelmente certos aspectos com sua prática.

1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O papel do professor e do ensino na educação infantil: a perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin

O artigo busca apresentar o que o desenvolvimento e em que aspectos da educação escolar pode ajudar, focando nos papéis do educador e dos quais são muito discutidos, contendo opiniões divergentes sobre o assunto, que vai desde ver as escolas de educação infantil como um mero instrumento de ensino, até no trabalho de professores muito mais abrangente do que a execução do processo de ensino-aprendizagem, incluindo, além disso do aspecto das relações educativo-pedagógicas.

A análise do desenvolvimento infantil e do ensino de 0 a 6 anos é fundamental para a formação de um professor. Para tanto, o texto enfatiza conceitos sobre desenvolvimento infantil e em quais aspectos da educação escolar atuar para ajudá-los, por enfocando as necessidades do educador e do ensino, explicados por Vygotsky, Leontiev Elkonin. Em primeiro lugar, o autor sublinha que a educação do pequeno tem vantagens e que a começando, a educação dos filhos nega e corta o vínculo com o modelo de ajuda mesmo que a educação não deva fazer parte dos cuidados de crianças até 6 anos de idade.

Deste ponto de vista teórico, a educação infantil é a educação básica mas sua finalidade não é a educação, mas a educação das crianças. Em outras palavras, a educação da primeira infância não. O ensino e a aprendizagem estão na chamada relação, portanto, quando se trata de educação infantil, o ensino é negado. Como todos sabemos, pouca atenção é dada à educação infantil em todo o mundo.

Quando as instituições de educação infantil eram apenas "economias para crianças", elas eram apenas não educacionais, isto é os filhos não tinham contato com o conhecimento é um lugar onde as crianças passam o tempo que as mães trabalham. Devido a muitas lutas e vitórias, a educação infantil foi vista com outros olhos, e passou a ter objetivos educacionais claros, para sugestões, os alunos podem adquirir conhecimentos para o desenvolvimento completo.

Do ponto de vista da psicologia da história é o conteúdo do texto. Os educadores não podem ser considerados aqueles que encorajam e apoiam apenas os alunos. As atividades humanas se materializam nas culturas - regulando sua propriedade - e organizando as crianças para promover seu desenvolvimento psicológico. Nesse sentido, vemos que Vygotsky, Leontiev e apontam para o desenvolvimento da infância é um fenômeno histórico, determinado pelas leis universais da natureza, mas está intimamente relacionado aos objetivos das condições sociais a organização é fundamental que considere o lugar que a criança ocupa nas relações sociais. Professor para ele são pessoas que sabem como produzir desenvolvimento histórico explica que as atividades humanas são objetos culturais - eles mediam sua posse - organizam atividades para crianças, para promover seu psicológico.


  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

O PPP, também conhecido como Projeto Político Pedagógico, é o principal documento considerado pelos profissionais da educação na escola. Sua finalidade é direcionar as práticas educacionais de acordo com a realidade cultural, social e econômica onde está presente.

 2. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP?

De acordo com os materiais fornecidos, a aprendizagem básica da Common National Curriculum Foundation-BNCC é expressa em dez habilidades gerais. Eles determinam a base educacional e orientam o caminho do ensino. Segundo o Ministério da Educação-MEC, competência universal é a mobilização de conhecimentos que se conformam a princípios éticos, estéticos e políticos, e tem por objetivo o cultivo do ser humano em múltiplas dimensões. O objetivo é manter a comunicação completa no ensino, mobilizar conhecimentos, atitudes, valores e habilidades para atender às necessidades do dia a dia, de forma a garantir o crescimento dos alunos como cidadãos e qualificá-los para o ingresso no mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (162.5 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com