TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS

Por:   •  27/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

6 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS.

As metodologias ativas de aprendizagem tem sido um tema recorrente nos últimos anos, podendo ser compreendidas como atividades e momentos educacionais onde o aluno se torna o protagonista do seu aprendizado. As aulas tradicionais acabam por ser expositivas e colocam o professor como um mero transmissor de conhecimento, tornando o aluno um agente passivo. Ao falar em metodologias ativas rompe-se com a ideia de ensino tradicional, o educador deixa de ser um mero detentor de conhecimento e os alunos passam a possuir uma postura independente em relação a construção do seu conhecimento.

Ao mencionar esse tipo de metodologias podemos citar variadas formas de trabalhar o ensino através dessa perspectiva, trazendo estratégias que proporcionem aulas mais dinâmicas, atrativas e didáticas paras os estudantes. Entre as metodologias mais utilizadas podemos citar a metodologia baseada em projetos, cujo principal objetivo é criar projetos onde os alunos possam desenvolve-lo em busca de um resultado a partir de uma proposta apresentada pelo professor. Podemos também citar a aprendizagem baseada em problemas, que se diferencia por trazer a necessidade de resolver questões impostas de forma teórica. A gamificação também é uma abordagem bastante utilizada e possui duas características, sendo elas: o uso de jogos, apontando para uma abordagem lúdica e a utilização de rankings que estimulam a competitividade dos alunos e a busca pela produção de um resultado melhor. Outra metodologia bastante comum é a sala de aula invertida que possui como principal objetivo o desenvolvimento de pesquisas dentro e fora do ambiente escolar. Por fim, podemos citar a aprendizagem em pares que objetiva o trabalho cooperativo entre dois alunos, gerando uma maior criticidade e a difusão de conhecimentos teóricos de forma efetiva a partir da contextualização de dois pontos de vista diferentes.

O uso desses métodos e estratégias beneficiam os alunos em muitos aspectos, pois promove o desenvolvimento da autonomia e da confiança do aluno. Os mesmos passam a enxergar o aprendizado como algo simples e tranquilo, tornando-se aptos a resolverem questões e situações do seu cotidiano de forma independente. Para a instituição a aplicação dessas metodologias ocasionam um maior índice de satisfação, melhoria dos resultados e reconhecimento de mercado. Portanto, a aplicação desse tipo de metodologias proporciona benefícios a educação de modo geral pois contribui para a melhoria do processo de ensino- aprendizagem e ajuda a eliminar as barreiras de ensino.

Para propiciar uma educação baseada no uso dessas metodologias aliadas a tecnologias em escolas com poucos recursos, é preciso que os professores busquem alternativas para superar essas barreiras. Algumas escolas ainda contam com salas de vídeo e/ou salas de informática que disponibilizam para as aulas de seus alunos. Também é possível trabalhar com os recursos que estão disponíveis para os estudantes em sua própria residência, como celulares, televisões, computadores e internet. O educador pode propor atividades que envolvam pesquisa, assistir vídeos e ouvir músicas em casa. Vale ressaltar que o uso dessas atividades necessita ter uma intencionalidade pedagógica para que de fato contribuam para o processo de desenvolvimento do aluno e sua aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com