TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: USO PEDAGOGICO DO APARELHO CELULAR NO CURSO DE PEDAGOGIA

Por:   •  4/12/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo

  1. EDUCAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: USO PEDAGOGICO DO APARELHO CELULAR NO CURSO DE PEDAGOGIA

Contemporaneamente, estamos vivendo um novo momento tecnológico. As ampliações das possibilidades de comunicação e informação, por meio de equipamentos como o celular, a televisão e o computador alteram nossa forma de viver e de aprender na atualidade. Ou seja, percebe-se que o conhecimento atual se torna complexo e exige flexibilidade tanto por parte das instituições de ensino, quanto da sociedade. As análises indicam que há relevância no uso pedagógico do aparelho celular na inovação do ensino e a aprendizagem e na formação de professores, no Curso de Pedagogia. Contudo, os resultados apontam que nem todos os docentes estão preparados para a inclusão dessa nova mídia digital em sua prática pedagógica. Sendo usada de forma apropriada, as novas tecnologias tornam-se uma maneira eficaz de aproximação e acompanhamento facilitador do desenvolvimento dos acadêmicos.

  1. INOVAÇÃO NA ESCOLA

As baixas taxas de inovação na escola são, claro, fruto de múltiplas razões. Segundo o artigo uma delas está associada ao que a escola (personificada por seus gestores e educadores) entende ser sua missão: o ensino. Na opinião dos autores, um dos grandes obstáculos à inovação na escola está na preocupação excessiva com os métodos de ensino e a pouca ênfase concedida à criação de cenários de aprendizagem. A estruturação dos currículos como listas de conteúdos apenas,

as práticas de ensino fortemente monológicas e centradas no professor, o desbalanceamento dos desafios apresentados aos alunos, a ausência de espaços para a ludicidade, a curiosidade e a colaboração, produzem um cenário menos que propício à emergência do novo. Assumindo que a inovação requer três

parcelas principais : 1) A invenção, 2) Um método de difusão da presente invenção, 3) Um público que muda o seu próprio comportamento com base na qualidade da invenção e seu modelo de divulgação. Os autores guiar o leitor a

uma fórmula revolucionária e estruturais da educação, chamado: D3NA. Com o intuito de transformar DNA do século XIX do sistema educacional, o D3NA (D3: diversão / divertimento, diálogo desafio, / desafio, N: narrativa, A: aventura), fornece uma forte metáfora relacionada com as características que deve participar, como fundamental pilares, o cenário de aprendizagem das escolas contemporâneas.

  1. POR QUE USAR VIDEO AULA ? COMO AS VIDEOS AULAS TEM INOVADO NAS NOVAS TECNOLOGIAS ? QUAL A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PARA USAR A VIDEO AULA NA SALA DE AULA ?

Vídeo aula, é basicamente, resumos em poucos minutos de vídeo de tudo que já vimos em sala de aula desde o fundamental, porém de modo mais focado, por isso existem inúmeras vídeos aulas, seja do simples substantivo da matéria de português, a mais complexa geometria, da matéria de matemática. A fundamentação teórica para o uso da vídeo aula em sala serve de orientação, e uma forma fácil de aprendermos aquele assunto que temos uma certa dificuldade.

  1. CONSTRUÇÃO DE VÍDEO AULA COM O PSICÓLOGO ALISSON / FERRAMENTAS PARA GRAVAR E EDITAR UMA VÍDEO AULA

A primórdio no vídeo, Alisson deixa claro que os criadores de vídeos aulas usam texto oral e o objetivo de qualquer criador, no ponto de vista pedagógico, é tentar deixar mais estável possível esse texto para que ele fique mais claro já que ele é um pouquinho menos estável do que o texto escrito. Uma forma inclusive de apoiar o texto oral com o escrito, por isso é sempre bom anexar em seus vídeos artigos, livros que complementem o vídeo, textos entre outros. Na concepção do Alisson, o texto escrito é um complemento para o texto oral (o vídeo), uma forma melhor de compreender o que é apresentado em vídeo e de fixarmos informações. Cita também que diferente de um conversar forma que as pessoas costumam pensar ali na hora o que falar, o vídeo possui ou deve possuir um roteiro.  Pondera, também alguns pontos muito importantes para os criadores de conteúdo online tais como: Seu objetivo com esse vídeo, o que você quer transmitir e também pensar, para quem esse vídeo é direcionado se a linguagem utilizada para chama a atenção desse grupo a quem quero direcionar o meu vídeo. No primeiro texto, podemos ver inúmeras ferramentas para a criação e edição de vídeos, desde os mais complexos ao mais simples para seus usuários. Algumas ferramentas de edições são totalmente grátis, já para mexer em alguns aplicativos deve pagar uma pequena quantia dependendo do programa. Podemos citar como os mais utilizados e de fácil manego aos interessados os seguintes programas:


1. Camtasia Studio (Windows e Mac)
2. Collaaj (Windows e Mac)
3. ScreenFlow (Mac)
4. Windows Movie Maker (Windows)
5. iMovie (Mac)


  1. JOGOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERCEPÇÃO DOS ADULTOS SOBRE O LÚDICO E A APRENDIZAGEM

Este artigo tem como objetivo caracterizar o modo como os adultos interagem com os jogos digitais em contextos educacionais, identificando suas percepções sobre o jogo e como os aspectos lúdicos são percebidos no processo de aprendizagem. Para tanto, fez-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando a observação livre, a realização de entrevistas semiestruturadas e a aplicação de um questionário, para analisar as relações entre os alunos de um curso de extensão a distância e o jogo “Saga dos Conselhos”, o qual se inseriu como atividade prevista no planejamento. Os resultados indicaram que há uma diferença geracional frente ao uso das tecnologias, identificando-se em alguns momentos familiaridade e em outros, novidade para os cursistas. Ainda que aplicado em contexto educacional voltado para o adulto, recorrentemente tem-se uma valorização do uso dos jogos digitais para as crianças. Ao mesmo tempo em que os adultos ressaltam as questões lúdicas encontradas no jogo e reconhecem que a aprendizagem tornou-se mais motivadora e interessante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com