TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS NECESSIDADES ESPECIAIS DEFICIÊNCIA AUDITIVA

Por:   •  25/3/2022  •  Artigo  •  4.394 Palavras (18 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA BAHIA – FACIBA

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA E NEUROPSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA

FRANCELIZE BARAN DE OLIVEIRA

        

NECESSIDADES ESPECIAIS - DEFICIÊNCIA AUDITIVA

   

                                   

CURITIBA

2021

NECESSIDADES ESPECIAIS- DEFICIÊNCIA AUDITIVA

Francelize Baran[1]

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). “Deixar este texto no trabalho conforme se apresenta, fonte e cor vermelha”.


RESUMO- Este pequeno artigo tem como objetivo ressaltar sobre a inclusão no ensino básico sobre as necessidades especiais o quanto é importante para que os alunos possam ter contato em relação ao acesso de processo de ensino e aprendizado junto com os professores buscando um recurso didático para que possam se enquadrar e aprender da maneira correta, dessa forma irá agregar diversas possibilidades de aprendizados. Além de precisa de professores profissionais e aptos para que possam exercer esse cargo devem trazer novas possibilidades de aprendizado aos alunos de forma especifica? Contribuindo com total conhecimento e dedicação dentro de todo o auxílio e suporte.

PALAVRAS-CHAVE: Inclusão. Ensino Básico. Necessidades Especiais.


INTRODUÇÃO

O tema tem como objetivo, apresentar sobre todos os conceitos que a escola precisa, para promover e atender as necessidades especiais do aluno, que demanda de uma atenção maior e mais adequada, entendendo que o mesmo possui alguma patologia, mas que esta não pode ou não deve impedir o processo de aprendizagem do educando principalmente em sala de aula. Esse ambiente precisa ser extremamente adaptado para receber esse estudante, onde ele consiga de uma forma aprender e desenvolver esse aprendizado, independentemente de sua condição física ou mental.

Na atualidade, ainda existe o preconceito pela inclusão de pessoas portadoras de alguma necessidade especial no ambiente escolar. Muitos ainda julgam tal educando incapazes de aprender, tratam de forma diferente ou como se fossem seres de outro mundo, enfatizando que estes não se enquadrando aos demais alunos. Esse é o grande problema, pois a legislação defende que o aluno portador de necessidades especiais pode se enquadrar e se desenvolver como os demais colegas colocando toda a sua capacidade em prática.

É necessário afirmar, que é de extrema relevância que o professor esteja preparado para receber esse aluno com necessidade especial, sendo capaz de apresentar diversos recursos da forma que proporcione ao aluno a oportunidade do aprender e de se desenvolver como os demais. O acesso à escola não só promove o desenvolvimento pessoal, mas também é uma ferramenta social importante para os relacionamentos interpessoais, uma vez que o ambiente escolar é um dos principais espaços nos quais as crianças têm a oportunidade de lidar e construir laços com pessoas de fora das suas famílias.

Os recursos didáticos é também um fator de extrema importância, pois é através deles que os alunos terão acesso a um ensino com mais qualidade, onde o professor responsável consiga utilizar ferramentas especializadas para atender a necessidade do aluno portador de deficiência. Com essa preocupação e acessibilidade, as dificuldades tendem a ser superadas com mais eficácia promovendo efetivamente a aprendizagem e o desenvolvimento e como consequência a verdadeira inclusão, que permite que os diferentes tenham a mesma oportunidade e acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento.

A percepção deste artigo é citar sobre os principais elementos que ligam o aprendizado e a inclusão.  A importância de permitir que esses alunos sejam inclusos, possibilitando o contato com os demais e assim possam conquistar o seu espaço. A abordagem em relação ao conteúdo programático, precisa ser realizado de uma maneira mais especifica e adaptada que permita sua realização em conjunto com os demais colegas em sala.

Não há dúvidas da necessidade de se capacitar os profissionais para que tenham suporte técnico, emocional e psicológico para conviver com as diferenças, promover a aprendizagem, superar as diversidades e incentivar o desenvolvimento das habilidades e competências inerentes aos alunos portadores de necessidades especiais em específico os de Deficiência Auditiva (DA). Entretanto, sabemos que nem sempre isso acontece na prática, daí a importância de discutir este processo para alcançar uma compreensão mais aprofundada acerca das dificuldades e obstáculos que o envolvem. A educação de pessoas surdas, por muitos anos desenvolveu-se de maneira preconceituosa. Eram considerados incapazes de serem ensinados, e por isso, não frequentavam escolas, sendo assim, excluídas da sociedade, prevalecendo como padrão a desigualdade social. As pessoas deficientes eram destacadas por possuírem características divergentes daquela instituída pela sociedade, eram utilizados termos como, “excepcional” para explicar a diferença de um indivíduo para outro.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 DEFICIÊNCIA NOS DIAS ATUAIS

A Inclusão é um ato, ou deveria ser, de envolver, possibilitar a inserção do indivíduo em um contexto social. Representa um conjunto de atitudes e medidas efetivas que o estado e a Sociedade em geral devem passar a adotar para garantir o acesso e a permanência de todos na escola. Esse processo deve favorecer o desenvolvimento das habilidades e capacidades específicas, partindo dos interesses dos alunos, permitindo que superem seus próprios medos e avancem na certeza de que todos são capazes, de modo a alcançar sua independência social, política e cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (131.4 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com