TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS POLITICAS PUBLICAS

Por:   •  2/9/2015  •  Resenha  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3
  • Baseando-se nas charges apresentadas, na fala da professora Amanda Gurgel e do professor Mozart Neves Ramos, identifique quais são as principais dificuldades encontradas pelo professor em seu trabalho, e que, por consequência, comprometem a qualidade da educação em nosso país.

O Brasil é um país alegre, nada como tratar de um assusto sério e desesperador como a qualidade da educação com a comédia, ironizando os fatos como nas charges apresentadas. Na primeira onde na pericia os policiais descobrem que o deputado morreu, pois foi trocado o seu contracheque com o de um professor refere-se exatamente ao que a professora Amanda Gurgel colocou em seu discurso apresentando o seu contracheque e questionando os deputados se poderiam manter sua qualidade de vida com aquele salário. A resposta é obvia! A segunda charge apenas mostra a consequência, nossos alunos caindo no lixo do esgoto, como o professor Mozart Neves Ramos colocou em sua entrevista, apenas 9,8% dos alunos aprenderam a matemática na educação básica que os levaria a uma formação de ensino superior.

Contudo, não podemos apenas responsabilizar os baixos salários pela má qualidade da educação, como a professora Amanda Gurgel disse “com apenas um giz e um quadro querem que eu seja a redentora da educação nacional”, seria mais fácil dizer o que se tem para trabalhar do que o que se falta, porém é importante listar para que a sociedade perceba a realidade escolar. Além do salário já dito, há falta de materiais em sala de aula, há superlotação na mesma, estrutura física das escolas comprometidas, não há formações para os profissionais de ensino que realmente possam ser aproveitadas onde os ajudem em seu trabalho com os conteúdos no dia-a-dia, há a total falta de investimento e interesse do governo na educação, faltam até mesmo comida nas escolas, profissionais de serviços gerais, com sala de aula suja, não há como se ter um ambiente propicio ao ensino-aprendizagem de acordo com o que os estudiosos pregam, não há muito o que crescer dentro da profissão em plano de carreira, pois professor da aula por amor, como dizem alguns, todavia amor não paga dívidas. Quando um professor atinge o nível de doutorado e consegue aumentar seu salário de forma significativa é cômico como a sociedade julga falando que a classe ganha muito bem e ainda reclama. Como o professor Mozart colocou a educação tem muita coisa para melhorar e o repórter lhe questiona o que seria de mais urgência, é até complicado de pensar, pois é a soma de todos esses problemas que comprometem a qualidade da educação solucionar apenas um deles não resolveria muita coisa.

O que está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96) no que diz respeito aos profissionais da educação e à qualidade de ensino? Identifique os artigos que abordam tais questões.

No artigo 4º é citado todos os deveres do Estado para com a Educação Escolar Pública que juntos devem garantir a qualidade da educação, dentre eles  IX - padrões mínimos de qualidade de ensino, definidos como a variedade e quantidade mínimas, por aluno, de insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, falam sobre todas as garantias para a educação básica, incluindo a educação especial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com