TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS POLITICAS PUBLICAS E DEFICIENCIA INTELECTUAL

Por:   •  8/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE CASA BRANCA - FACAB[pic 1]

THAIS FRASSON ARAUJO

EDUCAÇÃO ESPECIAL - DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E DESENVOLVIMENTO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS

ANA LUIZA MATIELLI CAMPOS  ZANETTI

CONCEITOS BÁSICOS PARA INICIAÇÃO MATEMÁTICA DOS PORTADORES DE DEFICIENCIAS INTELECTUAL

CASA BRANCA

2020


FACULDADE CASA BRANCA – FACAB

THAIS FRASSON ARAUJO

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E DESENVOLVIMENTO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS

[pic 2]

CASA BRANCA

2020


[pic 3]

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalhos ао mеυ pai que sempre trabalhou muito para que eu pudesse chegar até aqui, minha mãe que esteve presente em todos os momentos e meu esposo  que sempre me apoiou em cada etapa.

[pic 4]


AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus pelo dom da vida, pois mesmo sendo um pedaço de um inteiro gigantesco, Deus nos dá a beleza de sermos únicos.

Agradeço pela vida daqueles que transmitem o conhecimento, por ensinarem não sobre a chegada, mas sobre o caminhar. Ensinam sobre as maneiras de trilhar, sobre tudo que está a nossa volta, ensinam a selecionar a bagagem, ensinam a amar a caminhada em que estamos e principalmente a nos reconstruir.


EPÍGRAFE[pic 5][pic 6]

“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor”.

Paulo Freire


SUMÁRIO[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13]

INTRODUÇÃO        07

DESENVOLVIMENTO        08

CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        11


INTRODUÇÃO

        Compreender o processo de desenvolvimento da criança é de extrema importância para que ela vai a desenvolver os “conceitos matemáticos”, visto que algumas crianças apresentam limitações por exemplo com o abstrato.

        Outro ponto importante para que a criança venha a ampliar os conceitos matemáticos é que o professor entenda as competências que serão ensinadas e o processo de desenvolvimento dessas competências principalmente.

        A Base Nacional Curricular (BNCC) vem para estipular os conceitos mínimos que devem ser adquiridos em cada série/ano, a mesma habilidade pode ser tratada em diferentes séries, mas com uma complexidade maior conforme a idade/ grau de escolaridade.

        O aluno com deficiência intelectual sofre uma defasagem quando comparado com outros alunos para o aprendizado da matemática, visto que, possui uma disfunção neurológica e além disso, pode possuir menos experiências que os oriente com relação a lógica-matemática.

        É preciso que esses alunos sejam devidamente estimulados para que venham a ter resultados satisfatórios nesse âmbito, a significação do que é ensinado precisa de auxílio para uma plena conexão com seus esquemas de conhecimento.

        Descreveremos a seguir os conceitos matemáticos básicos para iniciação dos alunos com deficiência intelectual.


DESENVOLVIMENTO

        Independente de qual seja o conceito a ser trabalhado o conhecimento lógico-matemático é facilitado quando a criança repete a experiência de modo diversificado. É importante que, o material didático e os exemplos, bem como a linguagem a ser utilizada pelo professor, devem estar de acordo com o nível de compreensão e em estreita relação com o cotidiano dos alunos.        

        O primeiro conceito que vamos definir é a diferença entre número, numeral e algarismo. Número é a ideia de quantidade, enquanto numeral é a representação de um número. Ou seja, o número é o significado, enquanto o numeral é o significante.         A seguinte explicação resume o exposto até aqui: Também existe diferença entre os conceitos de numeral e algarismo. Podemos dizer que os algarismos são as unidades constituintes do numeral escrito, da mesma forma que as letras são as unidades constituintes da palavra escrita. Para melhor compreender essa diferença, observe a frase abaixo: “O numeral 365 é composto de três algarismos: o 3, o 6 e o 5.” É como se disséssemos: “A palavra BOLA é composta das letras B, O, L e A.” (RODRIGUES, 2013, p. 19).

        Na aprendizagem da matemática e na construção do número é
fundamental que a criança se aproprie dos conceitos que antecedam à escrita do
número propriamente dita. Daí a necessidade da construção dos conceitos de
classificação, seriação, inclusão, conservação e outros em uma matemática viva,
dinâmica e significativa. Seja qual for o campo matemático que estiver sendo trabalhado, haverá sempre relação direta com os conceitos físico-matemáticos de:
tamanho/ lugar/ distância/ forma/ posição/ medição/ quantidade/ número/ capacidade/ tempo/ direção/ volume/ comprimento/ massa, os quais devem estar presentes e integrados nas atividades de sala de aula.

        Base é o número que representa as unidades, de uma ordem qualquer, que são necessárias para formar uma unidade imediatamente superior. O nome do sistema formado pela base é dado pela base.
Para o sistema de numeração indo-arábico a base é 10. O sistema de numeração decimal utiliza o número 10 como base, nele os algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 são utilizados para contar unidades, dezenas e centenas, e assim sucessivamente. Nesse sistema, quando colocamos o número 0 à direita de um algarismo, é o mesmo que 
multiplicá-lo pela base, isto é, por 10.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (96.5 Kb)   docx (722.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com