TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DAS FAMÍLIAS NO PROCESSO DE HABILITAÇÃO E REABILITAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E AUTISTA NA SAÚDE PÚBLICA

Por:   •  23/10/2019  •  Monografia  •  1.371 Palavras (6 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL SÃO JOÃO DEL REI

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE

JULIANA APARECIDA PEREIRA

A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DAS FAMÍLIAS NO PROCESSO DE HABILITAÇÃO E REABILITAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E AUTISTA NA SAÚDE PÚBLICA.

ALFENAS/MG

2018

JULIANA APARECIDA PEREIRA

A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DAS FAMÍLIAS NO PROCESSO DE HABILITAÇÃO E REABILITAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E AUTISTA NA SAÚDE PÚBLICA.

[pic 1]

ALFENAS/MG

2018[pic 2]

SUMÁRIO

Elaboração do Projeto de Intervenção......................................................................... 4

  1. TITULO...................................................................................................................... 4

2. PROBLEMA E JUSTIFICATIVA........................................................................... 4

3. OBJETIVO GERAL.................................................................................................. 5

3.1. Objetivo especifico................................................................................................... 6

4. CAMINHO METODOLÓGICO.............................................................................. 6

4.1. Local das intervenções............................................................................................... 6

4.2. Participantes............................................................................................................... 6

4.3. Coleta dos dados........................................................................................................ 7

4.4 Avaliação e análise dos dados.................................................................................... 7

5. CRONOGRAMA....................................................................................................... 7

6. ORÇAMENTO FINANCEIRO................................................................................ 8

7. REFERÊNCIAS......................................................................................................... 8

Elaboração do projeto de intervenção

1. TÍTULO

A participação efetiva das famílias no processo de Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência Intelectual e Autista na saúde pública.

2. PROBLEMA E JUSTIFICATIVA

O problema maior identificado é falta de orientação as famílias e capacitação aos profissionais.

Porém as vivencias cotidianas apontam que os problemas vão muito além, e podem ser elencados da seguinte forma:

  • Pouco tempo para atendimento (profissional x família);
  • Familiais que não justificam as faltas;
  • Abandono do tratamento;
  • Profissionais mal remunerados desencadeia a desmotivação;
  • Redução no quadro de profissionais;
  • Falta de capacitação gratuita constante e de qualidade, com profissionais especialistas.
  • Aumento da demanda;
  • Falta de referência e contraferência nos diversos setores, como: demais departamentos de saúde, educação e assistência social.
  • Pouco incentivo e investimento na saúde pulica, principalmente no processo de Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência Intelectual e Autismo.

Pode-se dizer que com a implantação deste projeto, as dificuldades encontradas poderão ser amenizadas ou sanadas, pois a participação das famílias nesse contexto influencia, não somente no desenvolvimento geral da pessoa com deficiência, mas também na aquisição de melhores para o posto de atendimento.

Justifica-se tal iniciativa devido aos atendimentos realizados durante a prática cotidiana.  Foi possível observar que a falta de informação, orientação as famílias e capacitação aos profissionais, dificultam o acompanhamento e atrasa o desenvolvimento geral da pessoa com deficiência, que quanto antes diagnosticado, melhor e mais eficaz é o tratamento. De acordo com os profissionais que atendem diretamente a esse público, os resultados são visíveis desde os primeiros anos de vida.

Tal preceito se confirma conforme Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF (2017, p. 5):

É importante que a criança receba a estimulação por equipe multiprofissional dos serviços de saúde, o mais precocemente possível, de acordo com o diagnóstico e a avaliação individualizada, considerando também as capacidades e as necessidades das famílias e cuidadores. É igualmente importante, para o alcance do pleno desenvolvimento da criança, o fortalecimento das competências familiares para a continuidade do tratamento e do cuidado dela nos espaços de convivência familiar e comunitário.

Ainda, Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF (2017, p. 6), elucida que:

Os profissionais de saúde devem acompanhar as famílias no uso das orientações quanto à estimulação de crianças com alterações no desenvolvimento. Por sua vez, os profissionais da educação também podem utilizar essas mesmas orientações na rotina diária da creche e pré-escola e também contribuir para o desenvolvimento delas. Para que as crianças e as famílias sejam beneficiadas com as melhores práticas de estimulação no ambiente domiciliar e escolar, é necessária a troca de informações entre os profissionais de saúde, educação e assistência social, envolvendo a família, sobre os progressos.

Assim sendo, se faz necessário o desenvolvimento deste, para que famílias e profissionais se interajam com o intuito de receber e passar orientações qualificadas que possam contribuir para um tratamento eficaz.

E para que as famílias identifiquem seu papel e tenha efetiva participação nesse processo de Habilitação de Reabilitação de seus entes queridos na saúde pública.

3. OBJETIVO GERAL:

 Implantar e promover a participação efetivas das famílias e capacitação para os profissionais atuantes no processo de Habilitação e Reabilitação da pessoa com deficiência intelectual e autista na rede pública de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (149.4 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com