TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRÁTICAS E PROJETOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  21/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.032 Palavras (9 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

ELIANE PEREIRA DE SOUSA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE

 PRÁTICAS E PROJETOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Brasília

2017

[pic 2]

ELIANE PEREIRA DE SOUSA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PRÁTICAS E PROJETOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão do curso de Pedagogia em Educação Infantil Creche, sob a orientação da Professora Maria Célia Cardoso Lima.

Brasília 2017


RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL CRECHE

E PRÉ-ESCOLA

I- IDENTIFICAÇÃO.

A Escola Franciscana, Nossa Senhora de Fátima, reside no endereço SGAS 906 SHCS Conjunto F W5 Asa Sul. Seu contato é através do telefone (61) 3442-8655. Os gestores responsáveis pela instituição de ensino são a Irmã Inês como diretora e Jarbas Toledo Guimarães como vice-diretor.

A Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima (Fátima), fundada dia 11 de fevereiro de 1960, tem sua história ligada ao contexto internacional da Congregação das Irmãs franciscanas, que chegaram ao Brasil em 1872. O Fátima está ligado a uma rede de 10 escolas, 01 centro universitário e 01 Instituto Superior Franciscano, que são mantidos pela Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis, Zona Norte (SCALIFRA-ZN), com sede em Santa Maria, RS. Todas essas Instituições educacionais seguem a filosofia e espiritualidade franciscana.

A instituição conta com um espaço amplo para diversas áreas educacionais, tendo como referência principal, a biblioteca Ruy Barbosa, que foi construída em 1960 e tem um grande referencial histórico nas redes de ensinos. Dentro desse contexto, destacamos as variadas modalidades de ensinos, para diferentes faixas de idades. Dado como início de formação, o berçário, maternal e pré-escola, ensino fundamental I, ensino fundamental II, ensino médio e ensino religioso, viabilizando os métodos Franciscanos e contribuindo para uma vida de paz e bem![pic 3]

ll- ANÁLISE DO TRABALHO PEDAGÓGICO

O desenvolvimento desse trabalho pedagógico iniciou-se através de uma observação, identificando métodos aplicados na educação e levando em consideração os ensinamentos dos teóricos Piaget, Vygotsky, entre outros. Contudo, concluímos que a escola faz uso da teoria desenvolvida por Piaget, partindo do processo de desenvolvimento apontado pelo teórico.

As atividades aplicadas em sala de aula são eficazes no aprendizado, pois as turmas têm uma auxiliar depara ajudar a professora e o acompanhamento individual, onde o tempo para o professor torna-se grande. Com essa ajuda do auxiliar o educador consegue conciliar as atividades, onde uma sala de aula torna-se um ambiente para repassar conhecimentos. Com isso, a qualidade de ensino e principalmente e a aprendizado dos alunos tem um grande avanço.  

A escola trabalha com muitos de projetos voltados para as crianças, com intuito de vivenciar várias atividades diferentes no projeto. Contamos com diversas modalidades de atividades a cada bimestre, dentre eles, cito: projeto natureza e clima. Onde o aluno aprende a importância do nosso meio ambiente e seus animais que ali vivem, trazendo como principal foco o zelo por essas denominações naturais.

Todas as crianças têm total participação no projeto NATFRAN, onde os alunos apresentam um grande show musical para pais e alunos, no final do 4º bimestre em um momento único, dentro do projeto tem a feira da Ecoliterarte com exposições, com artes criadas pelos próprios alunos. Podendo assim, repassar um pouco do que foi aprendido durante esse período magnifico.

Todas as crianças passam por um processo de adaptação inicial, e durante esse processo os pais também acompanham, para eventuais situações de controle. As turmas são organizadas de formas breve para uma atenção melhor voltada para os alunos. Cada sala contém um professor e um auxiliar para facilitar a adaptação e aprendizado dos alunos.

III- ANÁLISE CRÍTICA DO AMBIENTE FÍSICO, EM RELAÇÃO À AÇÃO PEDAGÓGICA

Com relação ao espaço físico da escola é importante enfatizar que as salas são pequenas para quantidade de alunos, os parques oferecem riscos às crianças, pois existem brinquedos que são altos e consequentemente elas podem se machucar. A quantidade de profissionais é mínima devido a quantidade de alunos, levando a um excesso de trabalho e ocasionando a falta de controle dos alunos.

A escola possui diversos locais, o pátio é grande e comporta todos os estudantes, a biblioteca é ampla, porém raramente usada. No geral, a escola possui um espaço favorável para o desenvolvimento de suas atividades curriculares. Mas um grande problema a enfrentar, é a existência de grande quantidade de alunos nas turmas, onde as salas são pequenas e não possuem uma infraestrutura adequada, sem climatização. Com isso, dificulta o desenvolvimento das atividades. O refeitório não possui um espaço favorável para comportas os alunos e com isso, acaba gerando uma determinada desordem no momento da alimentação dos alunos.

Tendo em vista os aspectos e atividades observadas, a escola dispõe de uma enorme modalidade de tarefas, porém com déficit em profissionais qualificados e em números de funcionários para as outras áreas. Destacamos o cantinho da leitura e da matemática, onde raramente são usados, deixando uma falha na aprendizagem dos alunos e não atendendo as necessidades de todos. Esses espaços são mais usados de forma decorativa. Um fator que influencia bastante a não utilização e a quantidade de atividades que devem ser ministradas e a grande proporção de alunos.

Um ponto importante a ser mencionado é a falta de monitores para o auxílio dos professores, o espaço é insuficiente, salas cheias, regras que não são cumpridas, excesso de trabalho aos professores e monitores, conscientização dos pais em determinados aspectos. Em meio a tantos problemas enfrentados ainda existe uma boa equipe que faz o seu melhor para trabalhar com tantos desafios.

A escola apresenta um método bem tradicional, preservando a paz e o bem. Já esteve num ranking positivo, porém vem tornando-se mal vista pelos pais, alunos e até mesmo pela comunidade. Devido ao alto índice de reclamação sobre aprendizagem, entre outros assuntos, a escola está deixando brechas para desistência de matriculas e novos ingressantes na instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (219.1 Kb)   docx (100.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com