TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Por:   •  20/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.888 Palavras (8 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO .............................................................................................. 04
  1. DESENVOLVIMENTO ................................................................................... 05

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................ 10

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .............................................................. 11


  1. INTRODUÇÃO

A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade visando pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação pro trabalho. (BRASIL, 1998)

Muitos problemas são verificados no processo educacional brasileiro, os quais remetem às muitas dificuldades encontradas por alunos e professores, e demais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Tais entraves possuem dimensões e concepções distintas. Vão desde as questões estruturais como infra-estrutura precária de muitas escolas e falta de valorização, qualificação e motivação de professores, até os métodos pedagógicos aplicados, os quais se demonstram, não raras vezes, amplamente inadequados.

Tem-se buscado alternativas para mudar essa história, como o BNCC – Base Nacional Curricular Comum. Mas novos desafios vieram à tona. Com o advento da pandemia do corona vírus, surgiu a necessidade do isolamento social, muitas mudanças tiveram que ser feitas em várias camadas da sociedade, impactando inclusive a educação. Um aspecto de suma importância neste sentido está na utilização da tecnologia, sendo esta alternativa fundamental e eficaz para essa nova demanda.

Diante da necessidade de administrar a realidade do isolamento social, não é de se estranhar que alunos e professores muitas vezes se sintam desmotivados. Assim, buscando alternativas que promovam a educação e a motivação dos docentes e estudantes neste aspecto, neste estudo tem-se como objetivo construir uma proposta de Projeto interdisciplinar que viabilize a realização de uma Semana Cultural Virtual voltada aos anos iniciais do ensino fundamental. A mesma contempla os seguintes tópicos: tema do projeto, público-alvo, justificativa, objetivo geral, objetivos específicos, metodologia, recursos didáticos, avaliação e referências.


  1. DESENVOLVIMENTO

Tema do Projeto

Poesia, Artes & Racismo no Brasil.

Público-Alvo

Alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental.

Justificativa

Este projeto é de suma importância uma vez que tende a promover a motivação de alunos e professores, e contempla vários aspectos fundamentais para a construção do saber, dentre eles a autonomia e criatividade, bem como Artes, Tecnologia e Interdisciplinaridade.

Segundo Lima (2020) o ensino de Arte na Educação Infantil bem como nos anos iniciais do Ensino Fundamental é uma ótima oportunidade formativa, por meio de um trabalho conduzido por um professor formado em Arte, ou pelo pedagogo docente, de acordo com a legislação e como acontece em várias escolas brasileiras; vale destacar a importância do fazer pedagógico, evitando o ensino de Arte como trabalho incidental, recreativo ou decorativo.

Sobre a questão tecnológica, Barroso e Antunes (2021) afirmam que para debater tecnologia aplicada à educação de maneira efetiva, tende-se a avaliar as mídias no âmbito escolar para a formação do aluno e do professor adotando a linha de ensino colaborativo, na qual ambos atuem com autonomia no processo de ensino-aprendizagem, ressalta-se que é um grande desafio formar professores capazes de trabalharem com tais tecnologias, estes devem buscar devida qualificação.

Santos et al (2019) aponta que a utilização de projetos interdisciplinares como metodologia de ensino, contribuem para a aprendizagem dos alunos, e os motiva na construção de seus conhecimentos.

Cabe ressaltar também o tema a ser explorado, o qual traz consigo grande importância e relevância social, buscando um despertamento do senso crítico-reflexivo nos alunos, de modo a contribuir para a promoção do respeito mútuo.

Outro aspecto relevante neste estudo é que o mesmo contempla a BNCC – Base Nacional Curricular Comum.  A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo o qual define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Segundo Diniz (2019) para a escola incorporar as propostas da BNCC ao projeto político-pedagógico é preciso identificar as competências que devem ser desenvolvidas, levando em conta também a atuação que a escola já tem nesses campos de desenvolvimento. O primeiro passo é realizar um diagnóstico das práticas pedagógicas e do aprendizado dos alunos. Deve a escola reelaborar o conteúdo de maneira democrática e colaborativa, dando voz aos professores e revendo como a Base pode ser utilizada em cada disciplina. Tem de se considerar o respeito à igualdade e a diversidade cultural, planejando o currículo e prática segundo a cultura e experiência local de cada escola, e conciliar a missão com a prática pedagógica desenvolvida. 

Por fim, a pesquisa evidencia a necessidade de um modelo de educação em que o saber seja uma construção e não algo mecânico, engessado. De acordo com Ferreiro (1999) os discentes chegam na escola com suas próprias bagagens, isto é, com saberes adquiridos de acordo com suas experiências no meio em que vivem, no entanto o aluno não é um sujeito passivo no processo de alfabetização e sim protagonista nesse processo, sendo assim a busca de novos conhecimentos despertam a curiosidade, que por sua vez, busca desenvolver habilidades relacionadas às praticas sociais.

Para Piaget (1978) a educação deve priorizar o aluno, buscando em sua metodologia formas para que o educando venha ter autonomia, criatividade, curiosidade, enfim promover capacidades no indivíduo. Ao invés disto, vemos professores que adotam uma forma tradicional em que se selecionam os alunos, inibindo-os em vez de despertá-los, – [...] Nos sistemas tradicionais de educação cogita-se apenas manuais para estudo, de cadernos, papel, e algum material indispensável para as lições de desenho e de trabalhos manuais.

Segundo Freire (1997) levando em consideração a prática docente e enfatizando a importância do planejamento das aulas, se são relevantes e adequados à realidade de seus alunos, visando a contribuição e o avanço da aprendizagem, tendo em vista que – nenhuma prática educativa se dá no ar, mas num contexto, histórico, social, cultural, econômico, político, não necessariamente idêntico a outro contexto.

Cabe ao educador consciente e de "mente aberta", que está disposta a mudar e rever sua práxis, na visão de Freire (1997) manter-se atento para o que é sumariamente essencial na sua formação, aqui o que se coloca em questão é a fundamental reflexão crítica e investigativa sobre a prática, e, quanto mais inquieta for uma pedagogia, mais crítica a mesma será, mais eficaz e promotora de resultados muito mais satisfatórios.

Objetivo Geral

Promover a motivação e construção do saber bem como o despertamento do senso-crítico reflexivo dos alunos tendo como base um tema de suma importância e relevância no contexto social atual.

Objetivos Específicos

Refletir acerca do racismo no Brasil;

Desenvolver tarefas que promovam a alfabetização e letramento, promovendo a pesquisa, leitura, escrita e interpretação;

Favorecer a autonomia, motivação e criatividade dos alunos, utilizando-se dos recursos da tecnologia e interdisciplinaridade.

Metodologia

Face ao cenário atual trazido pela pandemia do corona vírus, todas as etapas deverão ser desenvolvidas de modo on-line, fazendo-se uso da tecnologia aplicada à educação.

1 - A primeira tarefa dos alunos será pesquisar poesias de autores que abordem, direta ou indiretamente, o tema racismo no Brasil. Os estudantes deverão selecionar cinco textos, um de cada região do Brasil, de preferência textos que deixem claro algumas diferenças entre estas regiões, como as de linguagem, por exemplo.

2 -Tais diferenças regionais deverão ser identificadas e apontadas pelos alunos. Para além das diferenças encontradas nos versos, os alunos deverão pesquisar e elencar outras diferenças existentes entre estas regiões, algumas sugestões: densidade demográfica, densidade populacional, clima, renda per capita, índices e taxas distintas.

3 - Os alunos deverão escolher um dos textos, aquele que gostarem mais, e fazer a leitura em voz alta do mesmo (a leitura pode ser feita de modo ao vivo ou gravada e postada).

4 - Os alunos deverão buscar na Internet algum desenho que retrate o tema racismo, e justificar porque eles escolheram aquele desenho. Podem acrescentar respostas para questões como: o que é racismo? Por que isso acontece? O que podemos fazer para ajudar no combate a esta atitude tão negativa? Devem retratar de forma sucinta a história do racismo no Brasil e no mundo.

5–Os estudantes deverão elaborar um texto que tem relação com a legislação educacional, dentro do tema proposto, uma sugestão seria entrar um pouco na questão da BNCC – Base Nacional Curricular Comum e Diversidade Cultural. Por fim, para trabalharem a questão da tecnologia na educação, os alunos deverão postar este texto na Internet (pode ser algum blog, plataforma, rede social, etc).

Recursos Didáticos

Computador.

Mídias Sociais;

Plataformas Digitais.

Avaliação

Feedback 360º

Avaliar o desenvolvimento do aluno no projeto, sua colaboração entre os membros da equipe.

Referências

BARROSO, Felipe; ANTUNES, Mariana. Tecnologia na educação: ferramentas digitais facilitadoras da prática docente. Pesquisa e debate em educação, Juiz de Fora, v. 5, n. 1, 2015. Disponível em: http://revistappgp.caedufjf.net/index.php/revista1/issue/view/12. Acesso em: 07 mar 2021.

BRASIL. Constituição Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Ministério das Comunicações, 1988.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

LIMA, João Francisco Lopes de. O Pedagogo docente e o ensino de Arte na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação em Foco, Belo Horizonte, ano 23, n. 41, set./dez. 2020. Disponível em:  https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4838. Acesso em: 06 mar 2021.

PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

SANTOS, Melina Nymann dos.; ROSA, Cleci Teresinha Werner da; DARROZ, Luiz Marcelo. Interdisciplinaridade no contexto escolar: relato de uma atividade envolvendo um estudo sobre diferentes países. Vivências. Vol 15, n. 28: p. 135-144, Mai. 2019. Disponível em: http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/21. Acesso em: 08 mar 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (148.6 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com