TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS REFLEXÕES SOBRE A ESCRITA E A PRODUÇÃO DE TEXTOS

Por:   •  4/3/2018  •  Monografia  •  4.277 Palavras (18 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI[pic 1]

INSTITUTO DE HUMANIDADES

BACHARELADO EM HUMANIDADES

RAFFAEL CARDOSO SILVA        

REFLEXÕES SOBRE A ESCRITA E A PRODUÇÃO DE TEXTOS: algumas considerações.

Diamantina - MG

2014

RAFFAEL CARDOSO SILVA[pic 2]

REFLEXÕES SOBRE A ESCRITA E A PRODUÇÃO DE TEXTOS:algumas considerações.

Trabalho Científico apresentado ao curso de Bacharelado em Humanidades da Universidade Federal dos Vales Do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, para obtenção do grau de Bacharel em Humanidades,sob a orientação do professor Dr. Heron Bonadiman.

Diamantina – MG

2014

        RAFFAEL CARDOSO SILVA[pic 3]

REFLEXÕES SOBRE A ESCRITA E A PRODUÇÃO DE TEXTOS:algumas considerações.

Trabalho Científico apresentado ao Curso de Bacharelado em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, como pré-requisito para obtenção do grau de Bacharel em Humanidades.

COMISSÃO EXAMINADORA

________________________________________________________________

Prof.Dr./MSc HERON BONADIMAN (ORIENTADOR)

__________________________________________________________________

Prof.ª. Drª/MSc AMANDA VALIENGO

Prof.ª. Drª./ MScTHAMAR KALIL DE CAMPOS ALVES

Aprovado em: 24/07/2014

RESUMO[pic 4]

Atualmente nossa sociedade que exclui grande parte da população e que impõe ainda grandes injustiças à maioria das pessoas, esta em um processo de extrema urgência em que a questão da leitura e da escrita seja vista enfaticamente sob o ângulo da luta política a que a compreensão científica do problema traz sua colaboração. Chegando a índices de analfabetismo elevados, crianças mal alfabetizadas,criando um número alarmante de crianças interditadas de ter escolarização. A partir desta problemática o artigo tem com principal objetivo de mostrar a importância de se estar letrado para incorporar na vida desses futuros alunos o quanto é importante a leitura, desde os anos iniciais até a fase universitária, para que posteriormente torne todo o processo de letramento seja um aliado em sua vida escolar e não um desconhecido, assim criando, também aspectos relevantes na obtenção da escrita e da prática da leitura no contexto escolar, objetivando e enfatizando a importância do letramento possibilitando para os futuros alunos uma quantidade ainda maior de conhecimento. Portanto irá apontar a problemática da enfrentada pela falta do processo de letramento e suas consequências no processo de ensino-aprendizagem e seus reflexos nas suas habilidades linguísticas.[pic 5][pic 6]

Palavras-Chave; leitura, Aprendizado, formar o leitor, conhecimento do aluno, educação.

ABSTRACT[pic 7]

Currently our society that excludes much of the population  still imposes great injustice to most people, is in the process of extreme urgency in the matter of reading and writing is strongly seen in the light of the political struggle  scientific understanding Their collaboration brings the problem . Coming to illiteracy, ill-literate children, creating an alarming number of children to have interdicted schooling. The from this article is the problem with the main objective to show the importance of being literate to Incorporate in the lives of future students how important it is reading from the early years to university stage, so that afterwards the whole process of rendering an ally literacy Their life in school and not a stranger, Thus creating Also relevant aspects in getting the writing and reading practice in the school context and aiming Emphasizing the Importance of literacy for Allowing prospective students an even greater amount of knowledge. Point the problem of lack of literacy process and its consequences in the teaching-learning process and its impacts student learning.

[pic 8]

Key-words:reading, learning, forms the reader, the student's knowledge, education.

        

[pic 9][pic 10]

SUMÁRIO[pic 11]

INTRODUÇÃO.......................................................................................................................6

A PRODUÇÃO ESCRITA NO CONTEXTO ESCOLAR..................................................8

A ESCRITA COMO ERA E COMO A CONHECEMOS HOJE.......................................9

ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS.......................................11

OS OBSTÁCULOS DA ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DO LETRAMENTO..13

CONCLUSÃO........................................................................................................................15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................................16

  1.  INTRODUÇÃO

Antes que se aprofunde mais neste artigo, teremos que ter a noção sobre o significado de letramento. Sabemos que letramento é mais que alfabetizar na vida do aluno e ensiná-lo a ler e escrever, fortalecendo desse modo a incorporação deste processo na vida cotidiana do aluno, ou seja, onde todo esse processo se torne parte da vida do aluno. Portanto é o resultado do letramento o processo de ensinar a ler e escrever. 

A escola como conhecemos hoje, vem desprovida de projetos para facilitar a vida do aluno, trazendo-o para um ambiente que tenha maior privilegio da leitura. Porém a escola além de apenas ensinar ou acumular conhecimento, é necessário que traga para a vida do aluno e se ensine a raciocinar, desenvolver a criatividade, a imaginação e o mais importante o espírito de criatividade.

O debate sobre a educação infantil tem tomado corpo no Brasil e no mundo. Sendo reconhecida como dever do estado e direito da criança, a educação de 0 a 6 anos não pode mais ser pensada de uma maneira preparatória para o ingresso no ensino fundamental.Esta discussão já está no passado, com o estabelecimento de referencial curricular nacional o ministério da educação e cultura reconhece a importância de subsidiara elaboração de políticas publicas com vistas à melhoria de qualidade e equalização no atendimento desta faixa etária. Educar para Paulo Freire requer coragem e audácia apesar do desrespeito e da desvalorização do trabalho do professor em todos os níveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (235.2 Kb)   docx (314.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com