TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

2° TG – Estratégias de Leitura e Escrita de Textos Científicos e Informativos

Por:   •  31/3/2015  •  Resenha  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  1.910 Visualizações

Página 1 de 2

2° TG – Estratégias de Leitura e Escrita de Textos Científicos e Informativos

Em nosso cotidiano nos deparamos com varias formas de escritas, lemos praticamente a todo o momento, através de placas, outdoor, em um simples comercial de TV, redes sociais, etc. A leitura exerce um papel extremamente importante, por ser um instrumento de transformação das estruturas comunicacionais, podendo significar a formação de leitores mais compreensivos e críticos. O bom leitor deve sempre manter a cabeça aberta, sempre esta disposto a novas ideias, avaliando o que lê, fazendo-se perguntas, lendo assuntos novos.

Entender a mensagem de um texto é característica de um bom leitor, o fato que a pratica da leitura deve se fazer presente no cotidiano do individuo, ter sua biblioteca particular é importante para o leitor assíduo, com a prática de se ler vem a pratica de dominar a língua e desenvolver bons textos com vocabulários ricos e variados.

A escola desempenha um papel fundamental no estimo da leitura, ela deve ser o lugar da construção do conhecimento, formando leitores que compreendam o significado da leitura, é muito importante que a criança tenha o hábito de ler corretamente desde cedo. A prática de leitura é essencial na formação de cidadãos conscientes e questionadores.

Existem também pessoas que são denominadas como maus leitores e uma de suas características é a falta de curiosidade, e esse déficit acaba impedindo um desenvolvimento para a leitura correta.

O mau leitor não se propõe a nenhum dialogo, não direciona sua atenção, muito menos se concentra a qualquer leitura, tendo esse comportamento não identifica o tema proposto do texto, esse desinteresse pela leitura afeta diretamente o seu vocabulário prejudicando ainda mais a leitura, fazendo o ler palavra por palavra. O habito dos maus leitores de ler sem pontuação em um ritmo só, é frequente e torna a leitura sem proposito, lendo por ler.

Aprender a ler é uma pratica que contribui para a formação de cidadãos capazes de enfrentar a sociedade, a economia e sua cultura, organizando os conhecimentos adquiridos.

A leitura tem como objetivo principal a comunicação, portanto deve haver uma conscientização do valor que esta pratica proporciona na formação intelectual do ser humano, tendo pessoas mais criticas, teremos um país mais desenvolvido e crescendo cada vez mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com