TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura e escrita de texto

Seminário: Leitura e escrita de texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  Seminário  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 6

Leitura e produção de texto

Concepção de leitura

Estratégia de leitura.

Leitura e produção de sentidos.

(sugestão livro estratégia de leitura, slides das tele aulas).

A concepção de leitura é muito importante em nossas vidas. O habito da leitura é uma pratica extremamente importante para desenvolver o raciocínio, o senso critico e a capacidade de interpretação. A leitura estimula a imaginação proporciona a descoberta de diferentes hábitos e culturas, ampliar o conhecimento é enriquece o vocabulário.

As estratégias de leitura dizem respeito às formas utilizadas pelo leitor para facilitar a compreensão dos dados informativos de um texto. Algumas pessoas encontram dificuldade em ler, pois acham cansativo, monótono e difícil. Isso ocorre porque, o individuo ainda não encontro um meio estratégico para promover sua leitura de maneira pratica e agradável. O importante é para aprender é necessário ler.

Texto argumentativo

Bullyng

Acontece somente nas escolas

É um termo da língua inglesa bully: valentão que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas. Que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou, mas indivíduos, causando dor e angustia, com o objetivo de intimida ou agredir outra sem ter a possibilidade de se defender, sendo realizados dentro de uma relação desigual de força ou poder.

Elaborar uma lista de gêneros textuais.

Bilhetes: mensagem curta escrita em linguagem simples e coloquial.

Carta: escrita que se envia a outrem com comprimentos, ordens, notícias, etc.

Poema: Obra literária em verso, geralmente um pouco extensa. Obra em prosa com estilo e as fabulas da poesia. Poema sinfônico, peça orquestral bastante longo, com um único movimento e geralmente construída sobre uma história.

Anúncio: Ato de anunciar, de levar ao conhecimento do publico um fato, produto etc. Publicidade avisa por meio de jornal, boletim, cartaz, alto-falante etc.

Poesia: Arte de fazer versos. Cada gênero poético. Obra em verso, poema. Forma especial de linguagem mais dirigida, a imaginação e a sensibilidade do que ao raciocínio.

Novela: Conto. Pequeno Romance, narração de aventuras; enredo, engano, mentira.

Cinema: Arte de compor e realizar filmes para serem projetados. Sala de espetáculos onde se vêem projeções cinematográficas.

Jornalístico: Notícia, resumo novela, entrevista, reportagem.

GENEROS PRESENTES EM REVISTAS

Revista Veja (Anúncios) Futebol

Dilma inaugura Mané Garrincha, estádio mais caro da copa.

Em solenidade marcada pelo discurso, presidente atacou os oposicionistas e agradeceu ao congresso pela aprovação da (MP dos portos).

Revista Veja (Texto Jornalístico)

Defensora prepara ação contra Santa Maria.

Estado do Rio Grande do Sul também pode ser acusada e responder pela morte de 239 pessoas as na tragédia da boate Kiss.

Revista Veja (Cinema)

Star Trek Lidera bilheteria nos Estados Unidos.

O filme Além da Escuridão Star Trek arrecadou 70,6 milhões de dólares em sua estréia nas bilheteria, neste fim de semana.

TEXTO SOBRE GENEROS TEXTUAIS OU DISCURSIVOS

Gêneros textuais são tipos específicos de textos de qualquer natureza, literários ou não.

Modalidades discursivas constituem as estruturas e as funções sociais (narrativas, dissertativas, argumentativas) utilizadas como formas de organizar a linguagem. Dessa forma, podem ser considerados exemplos de gêneros textuais: anúncios, convites, atas, avisos, programas de auditórios, bulas, cartas, comédias, contos de fadas, crônicas, editoriais, ensaios, entrevistas, contratos, decretos, discursos políticos, histórias, instruções de uso, letras de música, leis, mensagens, notícias. São textos que circulam no mundo, que têm uma função específica, para um público específico e com características próprias. Aliás, essas características peculiares de um gênero discursivo nos permitem abordar aspectos da textualidade, tais como coerência e coesão textuais, impessoalidade, técnicas de argumentação e outros aspectos pertinentes ao gênero em questão.

REFORMA ORTOGRAFICA E AS MUDANÇAS

O acordo ortográfico foi concebido em 1990, embora tenha sido promulgado pelo governo brasileiro em 29 de setembro de 2008.

Desde 1º de janeiro de 2009 está em vigor o acordo ortográfico da língua Portuguesa, que impõe varias mudanças em nossa ortografia, especialmente quanto ao emprego do hífen e a acentuação assim como em relação à abolição do trema e a introdução das letras W, K e Y no alfabeto oficial.

A lei que institui a reforma no Brasil estabeleceu um período de transição de 4 anos. Portanto de 2012 as duas grafias eram consideradas das corretas.

Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissou, Moçambique, Portugal, São Tomé, Príncipe e Timor Leste são os países participante de acordo.

Mudanças introduzidas pelo acordo.

O Alfabeto.

As letras K, W, Y agora fazem parte do alfabeto, devendo ser usadas apenas em casos especiais.

Em nomes próprios originários de língua estrangeira e seus derivados e em palavras estrangeiras empregadas no Brasil com a grafia original e também em símbolos e unidades de medida internacionais. Ex: Darwin, Byron, Marketing e Km.

As Unidades de Medida devem ser gravadas sem ponto nem s para indicar plural (1KM, 10KM)

Das assinaturas de firmas.

Para ressalva de direitos, cada qual poderá manter a escrita que por costume ou registro legal, adota assinatura do seu nome.

Com o mesmo fim, pode manter a grafia original de quaisquer firmas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com