TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR

Por:   •  5/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  2.816 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO:

Planejar a vida não significa adotar uma postura radical e inflexível como muitos pensam, como se nada pudesse ser alterado ou modificado. O planejamento torna o objetivo e o processo mais claros, mais compreensíveis e a partir daí, é possível vislumbrar com mais exatidão o caminho a seguir. Sem planejamento, as ações são aleatórias e dispersas. Com planejamento, elas se tornam focadas e certeiras.

A sorte pode até levar um ou outro a conquistar o sucesso profissional, financeiro ou pessoal. Mas depender da sorte é arriscado, na inércia da vida, podemos acabar muito bem sucedidos ou insatisfeitos com o que conquistamos. Realizações exigem iniciativa. Iniciativa exige determinação. E determinação sem planejamento resulta em desperdício de esforços e de tempo.

O planejamento pessoal é a chave para a autorrealização e para o sucesso pessoal, incluindo a motivação e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

A partir de agora, convidamos você a refletir mais sobre sua vida em todos os aspectos. Você saberia dizer onde você se encontra atualmente, aonde você gostaria de chegar e como fazer para alcançar os seus objetivos e metas?

Nesta atividade você deve desenvolver as dez etapas de um PEP ( Planejamento Estratégico Pessoal), uma importante ferramenta que o auxiliará no planejamento, organização, acompanhamento e avaliação de seus objetivos e ações.

Seja realista, otimista e utilize esta oportunidade para fazer uma grande reflexão sobre sua vida, seus objetivos e os caminhos que deve seguir para conquistá-los.

Preencha cada um dos passos a seguir conforme as explicações descritas em cada um dos itens e em caso de dúvida recorra ao material recomendado nas orientações de estudo.

1) NOME DO PEP

Todo PEP deve ter um nome que seja a sua cara e que com o qual você se identifique. Escolha um nome bem bacana e criativo.

2) DATA DO PEP

Um bom planejamento deve ter começo e fim. A data inicial é agora (data de início deste trabalho) e a data final livre. Você pode planejar poucos ou muitos anos. Quanto mais tempo planejar melhor para sua carreira pessoal e profissional.

3) DESCRIÇÃO DO PERFIL

Nesta etapa você irá se descrever. O público-alvo do seu PEP é você mesmo. Seja honesto, pois cada PEP é único. Faça uma verdadeira reflexão. Comece contando sobre quem é você, de onde veio, sua família, sua vida hoje, enfim tudo que possa lhe descrever. Imagine que está escrevendo uma carta se apresentando para alguém que não te conhece. Abaixo alguns itens que você pode incluir na descrição.

- cidades onde já morou, idade, grau de escolaridade, estilo de vida, atitudes, experiências profissionais e hábitos de consumo - são apenas sugestões.

4) MATRIZ FOFA (SWOT)

Faça sua matriz FOFA:

Fatores externos: situações que você precisa monitorar, mas que não tem como controlar. Algumas podem te beneficiar e outras podem te prejudicar ou ser obstáculos para você e sua carreira. Descreva quais são as oportunidades e quais são as ameaças que você identificou para seu futuro.

Fatores internos: situações que dependem exclusivamente de você. Escreva suas principais qualidades (forças) e principais pontos que você sabe que precisa ou pode melhorar (fraquezas).

5) MISSÃO

Toda empresa ao fazer o seu planejamento estabelece diretrizes que norteiam sua operação. Descreva sua missão de vida pessoal. O que define você hoje. Sua razão de existência.

6) VISÃO

Descreva também como você quer ser visto ou reconhecido no futuro, o que espera alcançar.

7) VALORES

Defina alguns princípios básicos que vão te nortear neste caminho entre a Missão e a Visão. São valores que você acredita e defende.

8) OBJETIVOS

Devemos traçar para nossos planos, alguns sonhos e desejos que aqui chamamos de objetivos. Eles devem ser de curto, médio e longo prazo.

Escreva pelo menos 3 objetivos para você e sua carreira. Podem ser conquistas não materiais ou coisas que você deseja obter ao longo do tempo planejado. Lembre-se que os objetivos deve ser específico, mensurável, atingível, relevante e temporal (SMART)

9) ESTRATÉGIAS

Descrevem quais são as ações que irá desenvolver para alcançar os objetivos propostos.

10) PARCERIAS

Quais são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com