TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DISCURSIVA - EDUCAÇÃO CIBERCULTURA

Por:   •  25/10/2017  •  Resenha  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ATIVIDADE DISCURSIVA

Cibercultura e por que se pode afirmar que, a partir da cibercultura, o professor passa a ser mediador de um domínio de diferentes linguagens.

Fernanda Romera

RA: 9088460034


EDUCAÇÃO CIBERCULTURA


A característica marcante nessa cultura é a cooperação, percebida mediante o compartilhamento de arquivos (músicas, filmes, fotos), fóruns de discussão, comunidades virtuais, entre outros.

As tecnologias estão incorporadas no nosso cotidiano diretamente ou indiretamente de forma frequente possibilidades. A cibercultura nos oportunizam ter: interação, socialização, intervenção, colaboração e construção. Conhecer novos lugares sem ao menos sair do lugar. A cibercultura e o ciberespaço exigem a inclusão efetiva do indivíduo no processo de construção do conhecimento, pelo qual podemos interagir e intervir . A cibercultura é recebida num contexto de vida e de interesse,  tudo surge e se transforma em alta velocidade; o que aprendemos agora pode perder o sentido em um curto espaço de tempo.

 E nesse tempo veloz tudo muda, inclusive as formas de comunicação. Antes só era possível ter acesso a informações lineares e fechadas, sem a participação ativa do leitor. 

Segundo Lévy (1999, p 17), a cibercultura é como “o conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamentos e de valores que se desenvolvem juntamente com o ciberespaço”.

Segundo André Lemos (2004), a cibercultura se caracteriza por 3 leis fundadoras: a reconfiguração - que modifica práticas, modalidades midiáticas e espaço sem a substituição do anterior; a emissão - que emerge vozes e discursos anteriormente reprimidos; e a conexão - que põe em contato homem e homem, homem e máquina e máquina e máquina.

E O CIBERESPAÇO? O ciberespaço amplia as possibilidades de construção, ao disponibilizar ambientes e sistemas de produção colaborativa, o que viabiliza de forma mais rápida a troca e o acesso a conteúdos em formatos diversos.

E A INTERATIVIDADE? Interatividade é, assim, um processo comunicacional de construção do saber, de participação de todos os membros envolvidos no processo de produção de conhecimento sobre determinado assunto.

Com os recursos digitais a sua disposição, o professor pode transformar sua prática pedagógica, incorporando inclusive as novas formas de ser e agir dos jovens, a chamada geração alt+tab, que se desenvolvem juntamente com o crescimento da cibercultura.

Para Piaget, o comportamento é construido numa interação entre o meio e o indivíduo.

A cibercultura é o mais novo desafio para os teóricos da educação e para aqueles que têm como objetivo desvendar os processos mentais e sociais através dos quais o ser humano aprende. Sob a perspectiva da teoria histórico-cultural, as novas tecnologias devem ser problematizadas a partir da ideia de que as mesmas são meios de relação, canais de comunicação, ponte de socialização. Sendo assim, elas são meios de aprendizagem, caminhos através dos quais os seres humanos aprendem e se desenvolvem como sujeitos. 

A partir da perspectiva de que a cibercultura é um novo modo de ser e de se relacionar no mundo, as interações que surge a partir das novas tecnologias constituem-se em meios riquíssimo para o estabelecimento e desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem Segundo o pensamento de Débora Duran, na atual conjuntura da cibercultura o letramento digital é mais do que ensinar sobre o que fazer com as novas tecnologias de informação. Na verdade é oportunizar situações de aprendizagem significativas nas quais o aluno é parte fundamental neste processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (136.1 Kb)   docx (41.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com