TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE FORUM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS 7ª SEMANA

Por:   •  26/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 3

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

SIRLEI APARECIDA VIEIRA

LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

ATIVIDADE 7ª SEMANA

CURITIBA

2015

SIRLEI APARECIDA VIEIRA

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

ATIVIDADE 7ª SEMANA

Trabalho apresentado no curso de licenciatura Ao Claretiano – Centro Universitário. Curso de Bacharelado Administração com ênfase em Logísitica

Profª ALESSANDRA CRISTINA DE MATOS

CURITIBA

2015

ATIVIDADE FORUM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

7ª SEMANA

1 Interatividade no Fórum

Objetivos:

 • Entender e caracterizar o processo de aquisição da língua de sinais pelas crianças surdas.

 • Compreender e relacionar as implicações que a surdez acarreta no sistema familiar e a importância deste no processo educacional da criança surda.

 • Compreender e discutir a importância da língua de sinais para a prática docente.

Descrição da interatividade. Com base nas leituras das Unidades 3 e 4, discuta com seus colegas, no Fórum, as questões a seguir. Importante mencionar que suas contribuições nas possíveis pesquisas realizadas para tal interação e experiências vivenciadas, enriquecerão os conhecimentos compartilhados.

 No decorrer do estudo das Unidades 3 A Surdez na Família e o Desenvolvimento da Linguagem e da Unidade 4 A Língua de Sinais na Educação de Surdos, observamos que a surdez pode afetar todo o sistema familiar e escolar da criança surda, que, apesar das dificuldades enfrentadas, deve constituir interlocutor em Libras, bem como se envolver no processo educacional. Sendo assim, compartilhe seu parecer em relação as duas questões seguintes:

  1. Para Skliar (1997) a comunicação entre familiares ouvintes e crianças surdas torna-se falha dependendo do tipo de informação dada aos pais ou responsáveis por ocasião do diagnóstico e das alterações no relacionamento entre os membros da família. O que sugere o autor para amenizar esta falha?
  2. O que você concorda e discorda do autor em relação as suas sugestões? Relembro que seus apontamentos deverão ser pautados nos referenciais de estudo das Unidades 3 e 4.

R1 =  A família e o primeiro contato que a criança tem com o mundo social. Portanto o autor sugere que os pais ou responsáveis ouvintes entrem em contato com a comunidade ou com serviços especiais de forma a incluir a criança no meio social.  

No entanto a aceitação de tal deficiência deve partir primeiro da família, pois os primeiros anos de vida da criança é de crucial importância que ela se sinta colhida e amada.

 A chegada de uma criança, para os pais, gera expectativa, normalmente acompanhada de fantasias, emoções e projeções futuras, pois a família transfere para essa criança todos os seus sonhos ideais. ( MARQUES 1995).

No entanto quando a família descobre que seu filho tão esperado e portador de uma deficiência toda aquela expectativa se torna uma confusão de sentimentos naturais de medo, dor, desapontamentos, culpa e uma sensação geral de incapacidade. Onde estas frustrações podem atrapalhar no desenvolvimento da criança. (Buscaglia 1997).

Diante deste contexto penso, que primeiro os pais deverão procurar apoio e se orientar para poder lidar com as situações que irão surgir devido a tal deficiência do filho. E após isto seus pais procurar envolve-la em relacionamentos com outras crianças surdas para que a mesma possa desenvolver uma linguagem apropriada.

R2) = Concordo que a criança surda tenha o mais cedo possível o contato com a língua de sinais, mas primeiramente os pais precisam aceitar e aprender a língua de sinais. Onde os pais são o primeiro contato dos filhos, portanto é de fundamental importância que eles saibam se comunicar com seus filhos usando a língua de sinais, penso que os pais devam promover contatos com outras famílias que pais ouvintes com filhos surdos juntamente com seus filhos, assim ambos vão aprender mais sobre a comunicação dos surdos e também interagirem juntos na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (139.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com