TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Portfólio referente à 6ª semana da Disciplina de Esportes Coletivos: Futebol e Voleibol professor Marcel Frezza Pisa.

Por:   •  13/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 5

Herica Renata Paixão

FUTEBOL E FUTSAL

Atividade de Portfólio referente à 6ª semana da Disciplina de Esportes Coletivos: Futebol e Voleibol professor Marcel Frezza Pisa.

 

Curitiba

2016


  1. Como se deu o processo de gênese (nascimento) do futebol? Ele foi um esporte criado ou sofreu influência de outras modalidades esportivas? Justifique sua resposta.

O futebol foi praticado por muitos povos em diferentes épocas; não se sabe ao certo como se deu o inicio de sua história, mas segundo informações a China praticava o esporte mais ou menos a 2300 anos e era conhecido como Tsutchu que significa “ golpe com os pés” e era dividida em três modalidades. Há 500 ou 600 anos após o surgimento do ancestral chinês no Japão, surgiu o Kemari, não era competitivo, mas sim voltado a técnicas de dominação de bola. No século 1 a. C na Grécia praticava-se o Epyskiros era muito popular na época, já na Itália era praticado o Harpastum. Com as invasões e conquistas de terras pela Roma essa modalidade foi introduzida na Europa pelo exército romano, assim os territórios da França e da Inglaterra acabaram sendo influenciados a essa cultura do futebol. A partir do século 12, a brutalidade estava presente nos jogos com bola na Inglaterra, no qual geravam até morte; No final das disputas esse jogo ficou conhecido como Ludus Pilae, que foi proibido em 1314 pelo Rei Eduardo II. Há relatos que as primeiras regras do futebol surgiram na Itália, sendo 27 jogadores, três zagueiros fixos, quatro zagueiros avançados, cinco meio campo e quinze atacantes, assim receberam apoio da França. No final da Idade Média até inicio da Idade Moderna utilizavam-se bolas feitas de látex. Em 1840 o futebol chegou às escolas, mas algumas escolas inglesas tinham suas próprias regras que impossibilitava alguma disputa com as outras. Na primeira década do século 19, o futebol e outros esportes já faziam parte na educação pública, particular e nas universidades, ai surge então às primeiras leis escritas que foram publicadas. O futebol moderno começou em 1948. Em 26 de outubro de 1863 foram criadas as bases das regras que hoje estão no futebol, com isso fundou-se a Football Association, em uma das reuniões foi proibido o uso das mãos e a violência, assim alguns descontentes com essas mudanças abandonaram o futebol e desenvolveram o esporte hoje conhecido como Rúgbi. O primeiro torneio de futebol aconteceu em 1871. Em 1885 iniciou o futebol profissional, logo após criou-se a International Board, enfim em 1904 surgiu a FIFA, em 1930 foi realizado o primeiro torneio mundial, chegando na última década do século 19 no Brasil. O futebol sempre existiu, mas antes conhecido como brincadeiras de bola, apenas com o passar do tempo foi colocado as regras para que fossem seguidas, se tornando um esporte oficial sendo executado por todo o mundo. Não sofreu influência no meu ponto de vista, com as regras ele acabou influenciando outras modalidades como, por exemplo, o rúgbi.

  1. Como o futebol chegou ao Brasil? Como foi sua aceitação pelos brasileiros na época? Responda utilizando fatos que comprovem a sua conclusão.

Segundo SILVA(2015 p.33), há relatos que o futebol chegou em 1864 por tripulantes de navios mercantes, mas oficialmente segundo as regras do Football Association a entrada do futebol no Brasil, deu-se em 1894, por William Miller, quando voltou de seus estudos da Inglaterra, trazendo consigo uma bola e alguns uniformes, que acabou se tornando o incentivador do futebol. Em 14 de abril de 1895 aconteceu a primeira partida de futebol. O futebol foi bem aceito pelos brasileiros, pois como já foi citado já havia “jogos com bola”, isso fez com que aceitassem de forma rápida e conquistar praticantes, o que atrapalhou a sua propagação foi que no inicio somente era aceito a participação dos grã-finos nos jogos que aconteciam.

  1. No início da prática do futebol no Brasil, ele restringia-se a certa parcela da população, enquanto a grande maioria era impedida de jogar. Por isso, o futebol era visto como “brinquedo de menino rico”. Com o passar dos anos e a necessidade de aprimorar as equipes, outras classes sociais foram inseridas no jogo e começaram a destacar-se nesse esporte, conquistando, assim, igualdade momentânea, enquanto estavam dentro de campo. Essa afirmação está correta? Há alguma relação com o futebol atual? Explique sua resposta com base nos seus estudos.

Sim, essa afirmação está correta! Naquele tempo o futebol era extremamente excludente, só começaram a ser valorizados após a vitória da copa de 1958, mas isto só se deu pela ginga e malandragem que os negros tinham e não pela sua inteligência e sua capacidade. Hoje em dia não existe mais essa exclusão, todos podem praticar esse esporte independente de sua classe social ou etnia, o que acontece hoje em dia é que os jogadores só são apreciados por suas habilidades dentro de campo virando apenas um  “produto a ser consumido” ou seja o futebol virou uma mercadoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com