TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA APS

Por:   •  20/6/2019  •  Ensaio  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO DE PEDAGOGIA

RELATÓRIO: ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA-APS

SARAU UNIVERSITÁRIO

EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

INTRODUÇÃO

De acordo com o Projeto Pedagógico dos cursos de Pedagogia e de História da Uniplan, o projeto Atividades Práticas Supervisionadas (APS) “constitui-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem, via interdisciplinaridade – integração e relacionamento dos conteúdos de disciplinas que compõem os semestres do curso – e práxis – integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula – à realidade”.

Trata-se de atividades acadêmicas desenvolvidas e realizadas pelos discentes sob a orientação, supervisão e avaliação de docentes, as quais podem ser:          estudos dirigidos, trabalhos individuais, trabalhos em grupo, desenvolvimento de projetos, atividades em laboratório, atividades de campo, oficinas, pesquisas, estudos de casos, seminários, desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, dentre outros.

É de extrema importância à elaboração e conclusão de um projeto como esse, pois possibilita para o futuro pedagogo adquirir novas experiências e aprendizados, visando sempre melhorar suas habilidades e dando novas perspectivas para se trabalhar em sala de aula.

Este relatório apresenta os objetivos propostos no projeto, à descrição das atividades bem como fotos e outros registros comprobatórios.


  1. Referencial Teórico

        O autismo é caraterizado por déficits nos domínios da comunicação, interação social e comportamento e para ajudar a criança com TEA a desenvolver suas habilidades dentro de interações prazerosas, faz se necessário à utilização de objetos que auxiliem e expandam a interação e o subsequente o aprendizado, o fato é que não queremos que a criança apenas preste atenção ao objeto ou brinquedo que oferecemos e então deixe de interagir e se interessar pelo humano ao seu lado, queremos que ela continue a se interessar pelo parceiro de atividade/brincadeira enquanto o objeto é utilizado e por esse e outros motivos que devemos sempre optar por objetos que promovam a interação, a comunicação e a imaginação.

        Dentro desse contexto de objetos que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem os brinquedos pedagógicos são materiais de extrema importância para que esse processo possa se desenvolver de forma eficaz, pois através do brinquedo a criança expressa emoções, sentimentos, frustrações, habilidades e etc.

        O brinquedo pedagógico de materiais recicláveis além de ajudar no desenvolvimento da criança traz para elas conhecimento e conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente e suas riquezas e também a noção de responsabilidade, uma vez que a própria criança estará produzindo seu brinquedo e assim expandindo suas habilidades e criatividade.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais - Meio Ambiente. Brasília: MEC/SEF, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

NOGUEIRA, N. R. Pedagogia dos Projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. São Paulo: Érica, 2002.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (112.6 Kb)   docx (232 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com