TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL – ATIVIDADE REFLEXIVA

Por:   •  22/11/2018  •  Ensaio  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  3.375 Visualizações

Página 1 de 2

PRÁTICA DE ENSINO EM EDUCAÇÃO INFANTIL (40 h)

ATIVIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL – ATIVIDADE REFLEXIVA III

        Para a atividade reflexiva III, a proposta é assistir ao vídeo disponível no Youtube intitulado “A matemática na educação infantil” (TVSAOLUIZ, 2011). O vídeo mostra estratégias da Educação Infantil do Colégio São Luís para o ensino da Matemática.

Turma: Pré 1

Aula 1: Jogo da Corrida dos Brinquedos (Parte 1)

Aula 2: Jogo da Corrida dos Brinquedos (Parte 2)

- Recursos necessários:

Aula 1: caixa de papelão no formato de um cubo, com ilustrações de brinquedos nas faces do cubo. Crachás com as ilustrações que estão no cubo.

Aula 2: caixa de papelão no formato de um cubo, com números nas faces.

- Objetivo das atividades: ensinar matemática por meio da percepção espacial.

O letramento se preocupa com a função social do ler e do escrever, permitindo que a criança possa se engajar em práticas sociais letradas. A educação infantil é um período favorável para o ensino da matemática por meio das sensações e percepções. As sensações do paladar, tato, audição e olfato permitem que a criança aprenda espontaneamente, além de impulsionar a busca pelo conhecimento.

O jogo “A Corrida dos Brinquedos” é uma maneira divertida de aprender os números, de onde destaco que as crianças estavam muito envolvidas nessa atividade, o que é fundamental para o aprendizado. Na primeira aula, as crianças tinham que andar as casas conforme o brinquedo que aparecesse no dado. Para a próxima aula 2 (não aparece no vídeo, mas é comentada pela professora), a proposta é que as crianças façam a conexão dos números no dado com o andar das casas.

Assim, a atividade proposta traz situações e oportunidades para que as crianças explorem esse mundo da matemática. Atividades que permitem desenvolver noções e conceitos, que vão além de ensinar a contar. As orientações sobre a iniciação aos conceitos matemáticos, na Educação Infantil, estão contidas no volume 3 do RCNEI – Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 1998), intitulado Conhecimento de mundo. A proposta sobre a alfabetização e o letramento matemático se desenvolve como contribuição para uma prática educacional de qualidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para educação infantil. v.3. Brasília, 1998.

TVSAOLUIZ, A matemática na educação infantil. Youtube, 10 jun. 2011. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=BvPBG4ZPNfg>. Acesso em: 09 nov. 208.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (120.1 Kb)   docx (103.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com