TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS 2- Métodos

Por:   •  22/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 4

Método sintético

Este método é considerado por pesquisadores um dos mais rápidos, fácil e também o mais antigo do mundo. O método sintético estabelece uma ligação entre o som e agrafia, entre o oral e a escrita, sendo um aprendizado bem detalhado onde aluno aprende letra por letra, silaba por silaba e palavra por palavra.

Tendo como ponto negativo que o aluno aprende partes isoladas, dificultando o processo de criação e compreensão de textos e atividades escolares, o aluno apenas decora o que foi repassado a ele e não é incentivado a buscar novas informações. O aluno também terá um vocabulário bem restrito e pobre, isto porque ainda são muito usadas as cartilhas prontas.

O método sintético pode ser dividido em três tipos: o alfabético, o fônico e o silábico. Sendo que o alfabético o aluno aprende primeiramente as letras depois forma as silabas para só depois formar a palavra. No método fônico o aluno aprende fazendo associações entre sons e letras esse tipo de ensino permite que o aluno primeiramente conheça o princípio alfabético e na sequencia passa a dominar o conhecimento ortográfico. Já no tipo silábico o aluno decora todo o alfabeto letra por letra isolada, reunir silaba, palavras, frases e textos.

Método analítico

Este método defende que a leitura é um ato global e audiovisual, sendo que para o processo de aprendizagem deste método o aluno parte das frases, extrai as palavras, depois divide em silabas. O método analítico estimula os alunos a buscarem o próprio conhecimento com o professor dando o suporte necessário, também é estimulado por parte do professor a produção de texto e a leitura dando muito ênfase a pontuação. Dentro da sala de aula o aluno fica a vontade para expor as suas ideias isso faz com que o mesmo se torne um ser critico e sem dificuldades para se relacionar com os demais.

O método analítico é dividido em três tipos: a palavração neste tipo a palavra deve ser simples, e ser descomposta e composta pelo aluno, também é usado imagens e sons  para ajudar o aluno a saber qual é a palavra, depois do aluno adquirir um bom numero de palavras inicia-se a formação de frases. A sentenciação, neste tipo começa a partir de uma frase para o aluno visualizar as palavras e conhece-las, depois de conhecida a sentença será decomposta em palavras, depois em silabas e letras. Tipo Contos e Historietas, este é uma ampliação do tipo sentenciação que o aluno estuda pequenas histórias, letras de musicas e outros para chegar nas palavras, depois nas silabas e formando outras palavras.

Método Misto

Este método foi criado para responder as critica dos métodos sintético e analítico, Segundo Moraes (2006, p 59) o método misto e o mais usado atualmente e podemos encontra- lo em duas formas: uma que parte de palavras ou frases e o professor dirige a analise para os elementos que compõem essas estruturas linguísticas complexas (método analítico sintético de orientação global) e a outra que parte das vogais, as quais são associadas rapidamente as consoantes formando silabas, as quais combinadas uma as outras originam as palavras (método analítico- sintético de orientação sintética)

Atividades desenvolvidas:

Atividade 1.

Publico Alvo: 1º ano do ensino fundamental I

Metodologia: Entregar a cada aluno uma copia da musica popular “Era uma casa muito engraçada” depois escrever a musica na lousa separadamente verso por verso, na sequencia cantar a musica com as crianças varias vezes e pedir para que eles acompanhem com dedo a parte que esta sendo cantada, depois pedir para que cada aluno cante sozinho um verso na sequencia. Isso ira influenciar para a decoração das palavras.

Recursos: Lousa, giz e copias da musica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (84.5 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com