TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.650 Palavras (11 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 11

O que é inclusão?

A inclusão é um tema cada vez mais atual, e muitas vezes ainda definido de maneira não totalmente clara, já que se busca a participação e acolhimento efetivo de pessoas com necessidades especiais, junto a seus familiares, contemplando os direitos e lugar na sociedade. Na verdade, a palavra “inclusão” abarca a busca de qualidade para todas as pessoas, com os sem necessidades especiais, garantindo o espaço de todos, por meio de serviços de qualidade em saúde, educação, moradia e trabalho.

Na charge apresentada para análise pela ATPs, percebemos que, embora seja utilizado o termo “seleção justa”, não é isso que evidenciamos. O homem que propõe o exame para seleção não leva em consideração a diversidade dos animais ali presentes, e coloca como prova que todos devem subir na árvore para conseguir passar no teste. Como é claro, o único que conseguiria seria o macaco, já que apresenta as habilidades necessárias para tal tarefa. Já o elefante, devido ao seu peso, o peixe, que desenvolve suas habilidades embaixo d´agua, o animal que se rasteja, o pinguim, que está longe já das condições ambientais para sua sobrevivência, etc. Ficariam excluídos da tarefa, não porque não são capazes, mas porque não apresentam condições para desenvolver o objetivo proposto. Para uma efetiva “seleção justa”, deveria se considerar as condições de cada animal, para que cada teste fosse feito de maneira a contemplar a diversidade.

No curta “as cores das flores” , podemos observar o direito incondicional à educação inclusiva, em que toda criança, apresentando ou não necessidades especiais, deve ser respeitada, pelo seu jeito, suas limitações, suas habilidades, o conhecimento prévio trazido de sua vida, visando o jeito e o tempo único de aprendizado, que acontece na diversidade de cada um. Devemos olhar a educação inclusiva como única saída para o acolhimento e efetiva participação das crianças com deficiência, garantindo que a Constituição de fato valha a todos, sem exceção. Em especial no vídeo, observamos a história de um garoto com deficiência visual que precisa realizar uma redação sobre as cores das flores, tema imposto por igual para ele e todos os colegas. Dessa maneira, devemos pensar como garantir o efetivo aprendizado a partir de um tema tão geral e específico para aqueles que podem observar a cor das flores, deixando de lado os que não podem, e nos fazendo pensar outras maneiras em que este aluno também poderia ser tocado e aprender, através de outras propostas em que fossem contempladas suas habilidades. Como educar para a vida, sem excluir a ninguém, é o desafio proposto pelo tocante curta metragem.

A música “Ser diferente é normal” retrata exatamente essa situação: independente de sermos altos, baixos, magros, gordos, gostar de uma coisa ou outra, devemos ser valorizados pelo que somos, e valorizar a diferença presente em cada um ; é na diversidade que encontramos a beleza da vida, é a diferença que nos faz seres únicos, devemos ocupar o nosso espaço sem que possamos interferir ou prejudicar no espaço do outro, já que ,segundo Adriana Calcanhoto, independente de como somos , todos estamos sujeitos a pegar uma gripe, a passar por um apuro, a viver uma situação desagradável, a enfrentar um obstáculo necessário para que possamos chegar a algum lugar, e as diversas situações ,boas ou ruins, podem atingir a todos, independente de suas diferenças, devemos ser iguais no olhar sobre o outro, na ajuda, na bondade, no caráter ; qual a graça da vida, na verdade, se tudo fosse da mesma maneira, se todos tivéssemos as mesmas habilidades, o mesmo tempo de alcançar a um objetivo, o mesmo modo de enxergar o mundo.

www.pdt.org.br. Acesso em 13 de maio de 2015

A criança sendo especial ou não é uma cidadã como qualquer outro e seus direitos devem ser respeitados por todos e em qualquer outra situação. As escolas devem cumprir com o seu papel e suas normas gerais da Educação Nacional.

Conforme a Constituição Federal, a criança ou adulto com deficiência tem o seu direito de estudar em escolas públicas ou particulares, isso é um direito concreto que lhe garante o acesso à escola, ensino fundamental, médio e universitário.

Se alguma escola ela sendo pública ou privada e se recusar a aceitar uma pessoa com algum tipo de deficiência, a mesma poderá recorrer a ação judicial, pois isso é um crime, conforme está no artigo 8º, I, da lei 7.853/89. E nessa mesma lei é escrito que o poder público tem a obrigação de promover a inclusão da pessoa na rede de ensino, pública ou privada e melhorar os recursos para que isso aconteça.

Pedagogialacerda. blogspot.com. Acesso em 13 de maio de 2015.

Como futuros pedagogos, criamos uma atividade para ilustrar o trabalho, pensando sob perspectiva inclusiva, abarcando a alunos deficiência auditiva. Consideramos um componente importante para a prática de um professor que esteja voltado às práticas inclusivas

Projeto coleção coletiva de tampinhas

Objetivos

-Compreender o sistema de numeração decimal

-Resolver problemas simples de adição

- Desenvolver a escrita de números com mais de um algarismo

Conteúdos específicos

- Contagem periódica de objetos (coleções)

- Problemas de adição (agregar)

- Produção de notações numéricas

- Comparação de grandezas numéricas

- Contagem e sob recontagem

- Explicitação, análise e comparação dos procedimentos selecionados

Ano

1º e 2º ano.

Tempo estimado

8º aulas

Material necessário

Tampinhas (de refrigerante, suco e outras)

Flexibilização

Para alunos com deficiência auditiva

Ao organizar a roda de conversa fique atento para não dar explicações de costas para o aluno com deficiência auditiva. Posicione-o de frente para você para ampliar o contato visual. Quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com