TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS FUNDAMENTOS DA MATEMATICA

Por:   •  11/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.009 Palavras (9 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 9

Etapa 1 – Passo 3

O processo inicial da construção do conceito de número utiliza muito da bagagem já adquirida pelo aluno, pois os números estão presentes o tempo todo em nossa rotina, embora nem sempre percebamos. Este processo começa muito antes do ingresso do aluno na escola, em suas relações cotidianas, a criança tem oportunidade de lidar com situações que envolvam ordenação, seriação, classificação.

Segundo o Pcn de Matemática, um dos objetivos da matéria no Ensino Fundamental é "levar o aluno a sentir-se seguro, desenvolvendo sua autoestima e a perseverança na solução de problemas". Nesse sentido, o professor pode ser o principal colaborador no desenvolvimento desta competência, assim, é preciso decidir a respeito dos conteúdos e também sobre a metodologia, que deve ser aplicada de maneira clara, pratica e objetiva, ter sentido para criança e assim ela poderá construir a base de seu conhecimento. Só a partir de experiências relevantes e dosadas para a criança é que ela poderá abstrair características comuns que a levem a formar determinada noção.

O ensino da Matemática deve partir sempre de problemas que fazem sentido para o aluno, nos quais ele possa perceber o funcionamento de ferramentas matemáticas e o efeito que elas têm sobre a resolução destes problemas. Inicialmente devem ser vivenciadas experiências concretas para que, gradativamente, o aluno possa chegar às abstrações. É fundamental respeitar o ritmo da criança neste processo, considerar o estágio cognitivo no qual ela se encontra permite maior facilidade de compreensão e interesse por parte do aluno, fortalecendo o vínculo entre escola e realidade.

Para desenvolver o conceito lógico-matemático deve-se propiciar experiências em diferentes graus de complexidade. O uso de material concreto como bolas, palitos, fichas, tampinhas de garrafas, devem estar à disposição dos alunos para serem manipulados, eles precisam ver, tocar, observar, modificar posições, criar situações com os objetos, para assim ir construindo o conceito de número, agrupando, contando, selecionando, comparando e assim, se garante que a criança compreenda o que se está pedindo que ela faça, permitindo que desenvolva suas próprias estratégias. O Material Dourado construído a partir de estudos de Maria Montessori é bem empregado neste caso, demonstrando o sistema de numeração decimal.

Cabe ao educador, organizar experiências que privilegiem a formação destes saberes, através de jogos e brincadeiras vão se estruturando práticas que levarão à compreensão de tempo, espaço, distância, limites, entre outros, desenvolvendo o raciocínio, partindo do que a criança visualiza no seu dia a dia, identificando os conhecimentos que já possui. O professor não ensina conceitos aos alunos. Ele os estimula e ajuda a construí-los para uma apropriação significativa das ideias matemáticas. Portanto, a mediação e dedicação do professor são fundamentais para que não ocorra apenas uma aprendizagem mecânica e sim uma reflexão sobre o que se está aprendendo e seu uso nas mais variadas situações, desde dividir balas, estabelecer comparações entre tamanhos, preços, quantidade. O professor deve intervir sempre, conduzindo o aluno ao raciocínio de maneira segura e dinâmica, motivando-o, construindo com ele a evolução de seu aprendizado, fazendo-o raciocinar.

Etapa 1 – Passo 4

A Matemática foi construída no decorrer da história da humanidade, com o seu desenvolvimento se deu origem às ideias que formam nossa civilização. Ela é uma ciência exata considerada por muitos complexa, mas foi criada para resolver problemas de forma simples e prática e também para determinar questões que envolvem a lógica e o raciocínio. Inicialmente era usada como forma de comunicação para realizar comercializações pelos antigos, que usavam princípios básicos como a contagem. Com o passar do tempo se evoluíram novas técnicas, podemos ver que desde as primeiras invenções do homem, até as tecnologias mais avançadas, a matemática está presente.

Os primeiros passos do homem na jornada da matemática foram dados pelas culturas antigas que criaram a linguagem básica dos números e dos cálculos: Egito; Mesopotâmia; Grécia. Na pré-história, os homens que viviam em cavernas, usavam os dedos das mãos combinados com os dos pés para fazerem contas, assim consideramos que a primeira calculadora a surgir foram de fato os dedos.

As civilizações antigas da Mesopotâmia sofreram diversas invasões, o que trouxe para a cultura desses povos muito conhecimento. O sistema numérico tinha como base o valor sessenta e até hoje temos a influência desse sistema em nossas unidades de tempo e medida de ângulos.

Os egípcios tinham interesse pela astronomia e estabeleceram um calendário solar. Foram encontrados textos matemáticos escritos em papiros, onde haviam métodos de multiplicação de divisão dos egípcios, que usavam um sistema de numeração de agrupamento simples com base 10.

A matemática teve início na Grécia por Tales e Pitágoras, que viajaram para o Egito e para a Babilônia e fizeram algumas descobertas. Os gregos tornaram a matemática uma ciência e Utilizavam métodos específicos para calcular. O oriente contribuiu muito para grandes descobertas matemáticas que geraram transformações no ocidente, criando assim o mundo moderno.

Os chineses tinham um sistema numérico simples, usavam gravetos para representar os números de 1 a 9, colocados em colunas que indicavam unidades, dezenas centenas, milhares e assim por diante, da mesma forma com a qual chamamos de sistema de casas decimais.

A escrita dos números era feita por símbolos especiais, mas não tinham o conceito do número zero. Na índia, o sistema numérico foi aperfeiçoado e, além disso,os indianos criaram um número que eles apresentaram ao mundo: o zero. Eles também geraram números negativos através dos cálculos com o número zero, pois pensavam nos números com a visão abstrata.

Com o Império Islâmico, introduziram-se conceitos que deram reconhecimento aos numerais Indus, revolucionando a matemática e a ciência. Também criaram a álgebra – uma linguagem matemática- que fundamenta a maneira como os números funcionam, explicando padrões que existem no comportamento dos números. Enquanto o oriente avançava nos estudos e descobertas da matemática, a Europa ficou estagnada. Somente no séculoXIII, liderada pela a Itália, a Europa começou a explorar e a trocar informações com o oriente, o que trouxe a expansão do conhecimento oriental para o ocidente.

Podemos perceber que a matemática nos acompanha em todos os momentos de nossas vidas: Na contagem do tempo, medição de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com