TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Fundamentos Matemática

Por:   •  22/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.096 Palavras (13 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 13

ATPS[pic 2]

Disciplina: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE MATEMÁTICA

                           NOME COMPLETO

            RA

ATPS

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE MATEMÁTICA

                                                             

ATPS

Disciplina: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE MATEMÁTICA

                                                                    ATPS

Trabalho desenvolvido para a disciplina FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE MATEMÁTICA, apresentado ao Centro Universitário Anhanguera de São Paulo – Unidade Campo Limpo.

[pic 3]

ETAPA 1

Sumário:

Introdução......................................................................................................... 4

Quais as Possibilidades de Intervenção que o Professor Deve Fazer Para Uma Criança que está no Processo Inicial do Conceito de Número.............................................................................................................. 6

Jogo dos Copos................................................................................................ 7

Fotos Passo a Passo.................................................................................. 8 e 9

O Ábaco.............................................................................................. 10,11 e 12

Situações Matemática.......................................................... 13, 14, 15, 16 e 17

Atividades Situação............................................................................... 18 e 19

As Situações Matemática em Sala de Aula ................................................ 20

Considerações Finais................................................................................... 21

Referencias Bibliográficas........................................................................... 22

Introdução

Este trabalho tem como objetivo a criação de um jogo, onde poderemos auxiliar alunos das series iniciais do Ensino Fundamental com atividades propostas de matemática através do lúdico e brincadeiras.

A produção de jogos e brincadeiras na sala de aula tem como objetivo, desenvolver atitudes inovadoras e criativas no estudo da matemática, com a elaboração do jogo estamos trazendo para a sala de aula vivencias, dinâmicas  e outros materiais simbólicos  para o entendimento de conceitos matemáticos.

É de grande importância que o jogo escolhido esteja de acordo e adequado com á idade e ao nível de desenvolvimento que a criança se encontra, para que este encontre significado no que está aprendendo.

Nesse trabalho também relataremos as intervenções que o professor deve fazer para uma criança no processo do conceito de número, e sobre o significado que a matemática deve ter na vida do aluno, além de desmistificar a matemática como uma coisa difícil e amedrontadora.

Falaremos também sobre Ábaco, Situações Matemáticas e sua importância.

Para tanto, utilizaremos o jogo produzido e a ludicidade para que os objetivos sejam alcançados.

Aula-tema: A construção do número operatório. Classificação. Seriação. Numerização.

Esta atividade é importante para que você entenda os conceitos fundamentais da Matemática, para ter compreensão sobre como acontece à construção do conceito de número, e saber como aplicá-los no processo de ensino-aprendizagem. Direciona-se, também, para que o grupo saiba selecionar atividades matemáticas adequadas à idade e ao nível de desenvolvimento no qual a criança se encontra.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 2 (Equipe)

Ler os textos indicados (enviados pelo professor da disciplina) preparando-se para o desenvolvimento dos Passos 3 e 4 desta etapa, bem como para as próximas etapas

Passo 3 (Equipe)

Produzir um texto DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO, sobre as possibilidades de intervenções que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial da construção do conceito de número. 

Quais as possibilidades de intervenção que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial do conceito de numero?

A matemática é utilizada há muito tempo, e tem como principal função atribuir valor, contar ou considerar posição.

É, ainda, uma ciência que assusta dada a sua pseudo complexidade, porem esse temor se deve principalmente ao fato de não conhecer ou não entender a matemática.

Como em qualquer área do conhecimento, o ensino de matemática deve ter significado para o aluno e isto só acontecerá se ele conseguir que sua aprendizagem seja prazerosa.

  De acordo com Piaget o professor deve considerar a zona de desenvolvimento proximal, ou seja, fazer o levantamento daquilo que a criança já sabe e definir, onde a criança deve chegar, que objetivos alcançar.

Ainda segundo Piaget a criança vai “desconstruir” o que já sabe para chegar a uma nova aprendizagem, e só depois, acomodar essa nova informação.

Sendo assim, o professor deve propor ao aluno, a estimulação de atividades onde esse aluno possa chegar ás suas próprias respostas.

Partindo do que o aluno já traz consigo o professor deve trazer para a sala de aula jogos e brincadeiras que tragam em seu conteúdo as ideias de seriação, classificação e correspondência, porem deve ter em mente que tais conteúdos devem ser adequados á faixa etária em que o aluno se encontra e principalmente, tem que trazer conteúdos que façam sentido pra ele, ou seja, que possam ser adequados ao seu cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (826.4 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com