TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE MATEMATICA

Por:   •  14/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.337 Palavras (10 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera – Uniderp 

Centro de Educação a Distância

Curso de Pedagogia

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.

Discentes:

Amanda Luiz Vieira RA: 5322939196

Eliciano Rodrigues RA: 5720161686

Lorena Souza Turatto RA: 5544136679

Mercia Cristina Souza Feitosa RA: 5568147596

Silma Maria de Moura RA:5590155055

   

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Arte, Criatividade e Recreação”, sob orientação do professor-tutor a distância Maria Clotilde Bastos.

São Paulo – SP

2014

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem a finalidade de refletir de  forma crítica e analítica as expressões artísticas e lúdicas em sala de aula e no período escolar identificando as contribuições das manifestações artísticas nos processos pedagógicos relativos à criatividade e a recreação das crianças.

RELATOS INDIVIDUAIS DAS MEMÓRIAS RELACIONADAS ÀS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS DO NOSSO GRUPO

Nosso grupo realizou uma busca nas memórias do passado, quando ainda éramos crianças em fase escolar por sermos praticamente da mesma faixa etária, as lembranças e experiências vividas são semelhantes.

Eliciano relata a cerca das manifestações artísticas de sua época escolar na infância, a professora desenvolvia atividades utilizando música em diversas áreas como na confecção de instrumentos musicais, brincadeiras de roda, bandinha e musicas educativas que ensinavam boas maneiras, higiene, e algumas coisas relacionadas as disciplinas.

[pic 2]

Silma nos relatou que nos seus primeiros anos de escola, as praticas artísticas desenvolvidas em sua época se resumiam em ouvir em sua sala de aula histórias infantis por meio de aparelho sonoros (vitrola) e disco de vinil, utilizava-se também fantoches para encenação de contos clássicos da literatura infantil, como Chapeuzinho Vermelho, A Bela e Fera, O Sítio do Pica-pau Amarelo. Além de varias brincadeiras como dança da cadeira, o gato e o rato, brincadeiras de roda. Nas aulas de Educação artísticas, os alunos eram motivados a confeccionarem alguns artefatos como cachecol, receitas de doces e sobremesas.

[pic 3]

Lorena recorda-se que em sua época, eram comuns as praticas e encenações das histórias do folclore brasileiro e regional, era promovido a semana do folclore, onde se realizava apresentações com bonecos confeccionados pelos próprios alunos, danças e cantigas folclóricas.

[pic 4]

Mércia relembra as praticas utilizadas que  vivenciou, os passeios aos bosques,das confecções das bandeirinhas e cataventos para comemoração ao dia da independência, dos trabalhos produzidos pela sala, de ornamentação das ruas nas ocasiões dos feriados festivos.

[pic 5]

Amanda nos relatou que nas aulas de educação artística haviam confecções de bonecas de pano, esculturas em argila, faziam e brincavam de petecas, participavam de teatrinho encenando contos infantis.

[pic 6]

Refletindo sobre nosso histórico de atividades de artes e recreação na escola, concluímos que tais atividades, tinham uma contribuição para o desenvolvimento do aluno, principalmente no que se refere a parte motora e intelectual. Porém acreditamos que nos dias de hoje as atividades que incentivam a criatividade devem ser muito mais exploradas inclusive voltadas para o cotidiano do aluno e patrocinadas pelo Governo tendo em vista que em nosso país o consumo de arte não é acessível a todas as classes sociais.

QUAL O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA?

O objetivo da arte no currículo escolar, não é formar artistas, mas a de despertar no aluno uma visão consciente e capacita-lo para exercer sua cidadania.
O papel da arte na educação contemporânea é olhar desenhos de crianças e aproximar-se de seus pensamentos visíveis e também entrar na consciência representativa da realidade, muito se discutiu sobre se as crianças desenham o que veem o que conhecem o que pensam. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCN, (Brasil 1997. pg.119). A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas. Assim entendemos que a arte deve levar o aluno a aprender, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve, também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas, o papel da arte na formação do aluno é bem mais amplo do que foi há algum tempo atrás, hoje ela tem um papel social, de ajudar a formar cidadãos mais consciente de seu papel social, comprometido com os problemas e dificuldades que envolvem a sociedade contemporânea tendo a arte como aliada nas manifestações das opiniões e critica social, como diz no documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais de arte PCN, BRASIL, 1997.  A arte contemporânea é arte que é feita hoje. Uma das características dessa arte é o uso de novos suportes- materiais que o artista utiliza para expressar suas ideias, como sucata, objetos, vegetais e outros. Ela não busca a simpatia do público. É provocativa, levando o espectador a ter uma nova percepção da realidade a sua volta por meio de reflexões, estimulando-o a ser crítico, olhar em volta e se perceber, reconhecendo-o como sujeito histórico.  Um movimento que influenciou bastante a Arte Contemporânea foi a Pop Art, movimento no qual os artistas passam a usar temas tirados do dia- a dia, principalmente os ligados ao consumismo. Não se pode olhar para a Arte Contemporânea da mesma maneira como se olha para a Arte do séc. XX. Ela exige uma percepção diferente. Mais do que contemplação, ela exige reflexão. É preciso entender o que aconteceu ao longo do tempo. Compreender que o homem de hoje é diferente do homem dos séculos passados.  Percebemos que arte Contemporânea é cada vez mais importante no cenário mundial, nos grandes centros já é uma realidade imperativa, e consequentemente começa a tornar espaço nas demais regiões com ascendente relevância. Trabalhada na escola, propícias situações diversas de ensino: provoca o olhar do aluno, tema capacidade de gerar discussões e confronto de ideias que só vem a contribuir para sua cultura e senso estético. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (292.6 Kb)   docx (99.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com