TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Gestão

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade Anhanguera de Itapecerica da Serra
Disciplina: Fundamentos de gestão Educacional
ATPS: Etapa 02
[pic 1]




O Sistema de Organização e de Gestão da Escola









Anhanguera Educacional
2015


Anhanguera de Itapecerica da Serra
Disciplina: Fundamentos de gestão Educacional
ATPS: Etapa 02

[pic 2]



O Sistema de Organização e de Gestão da Escola


Anhanguera Educacional
2015

Sumário[pic 3]

Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 04
O Sistema de organização e de Gestão da Escola . . . . . . . . . . . .05
Considerações Finais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .07
Referências Bibliográficas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  .  . . 08








Introdução[pic 4]


Pesquisa realizada sob o objetivo de identificar os processos intencionais e sistemático de tomada de decisões da escola para a promoção da formação humana, afim de que sejam capazes de formar seres críticos, conscientes e autônomos. Através da observação e analise critica sobre o processo de construção do Projeto Político-Pedagógico sob o olhar da gestão escolar e sob o olhar dos professores envolvidos.








[pic 5]


O Sistema de Organização e de Gestão da Escola

De acordo com o pressuposto de que a escola é uma instituição social cujo o objetivo é o desenvolvimento de seus alunos como um ser integral através da aprendizagem de conteúdos escolares, procedimentos e valores,tornando-os cidadãos conscientes e aptos para transformar a realidade e atuar na sociedade.
Sua organização é imprescindível para que conduza e favoreça o trabalho do professor para o sucesso dos objetivos em questão.A gestão escolar precisar ter claramente definida que dentre suas funções especificas mais básicas estão a de planejar, organizar, dirigir e avaliar . Decorre daí a necessidade de a gestão escolar, os professores e toda a comunidade escolar agir em conjunto, todos em prol dos mesmo objetivos.
De acordo com Libâneo; Oliveira; Toschi (2012) a escola é uma instituição que trabalha com  e para humanos,e sua administração precisa ser democrática, de modo que todos os integrantes sejam envolvidos na realização de seus objetivo educacionais, participando de cada etapa.
A escola e a forma de como se organiza a torna  um ambiente educativo, trata-
se de um ambiente de aprendizagem onde todas as pessoas que trabalham nela realizam ações educativas, apesar de não dividirem o mesmo peso de a responsabilidade que os professores carregam. É importante que todos participem da elaboração do Projeto Político - Pedagógico o PPP, assim todos que fazem parte da instituição se sentirão envolvidos nesse processo , responsáveis e privilegiados em fazer parte dela e tomando consciência de que quais as posturas, ações,
procedimento e estratégias deve-se adotar para alcançar os objetivos contidos nele.

Libâneo; Oliveira; Toschi (2012) ressalta que a gestão escolar deve ser democrática e participativa, valorizando a participação da comunidade,

trabalhando em conjunto com professores e comunidade para a construção de coletiva dos objetivo, procedimentos e ações a serem adotados.
Seguindo os pressupostos anterior sobre a gestão e procurando ter consciência da realidade escola atual foi realizado uma pesquisa referente á construção do PPP e a forma como ele é divulgado em duas escolas Municipais de Itapecerica da Serra.
Procuramos a direção escolar e solicitamos o PPP, analisamos o documento e fizemos uma entrevista com a coordenadora, a diretora e uma professora e o resultado foi o seguinte:
Primeira Escola: tem sua organização e gestão baseada mais na Técnico-Cientifica, embora não siga a risca seus pressupostos, observa-se que a comunicação é de cima para baixo, o poder é centralizado na diretora e a administração é baseada em normas rígidas. No que tange a elaboração do PPP não foi identificado qualquer ação que indique uma gestão democrática, na verdade, o documento apenas passa por uma atualização de datas e números mantendo o mesmo conteúdo do ano anterior. A diretora da escola relata que tudo é feito em colaboração da equipe escolar com a comunidade, porém alguns professores relatam que o PPP já chega pronto até elas, e os pais nunca viram o PPP.
Segunda Escola: sua organização e gestão tem características Interpretativa e Democrático-Participativa.
Interpretativa porque sua ação organizadora valoriza as interpretações,os valores, e os significados, destacando o caráter humano.
Democrático-Participativa porque articula a atividade da direção com a iniciativa e participação das pessoas da escola, tem um acompanhamento e avaliação sistemática com a finalidade pedagógica de diagnosticar, acompanhar, reorientar ações e tomadas de decisões. A elaboração do PPP é pensada de acordo com a realidade da comunidade, alguns dados foi mantido do PPP anterior, outros foi atualizado. Foi feito uma reunião com os professores e se discutiu sobre o documento e possíveis observações por parte dos professores, a coordenadora
[pic 6]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (105.6 Kb)   docx (206.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com