TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Habilidades linguísticas - treinamento

Seminário: ATPS: Habilidades linguísticas - treinamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Seminário  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 4

AS HABILIDADES DA LINGUA – TRATAMENTO Didático

4.1 UM NOVO TRATAMENTO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA:

Os conteúdos de língua portuguesa no ensino fundamental proposta pelos PCN. Além de estarem sintonizados com novas tendências dos estudos lingüísticos para o aprendizado de língua materna, oferecem as diretrizes necessárias.

Como instrumento principal no processo de construção do conhecimento, a língua portuguesa deve ser levada ao aluno como meio de expansão das possibilidades de uso de uma língua, já conhecida e dominada em sua variedade oral. A escola fica, então, responsável por ensinar a em suas habilidades lingüísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.

A definição desses critérios é importantíssima, pois parte do principio de que, devido às enormes diferenças sócias, culturais e econômicas existentes em nosso país, a apresentação dos conteúdos escolares não pode ser imposta uniformemente para todas as escolas. As flexibilidades permitem aos professores refletir sobre sua realidade e tomar as decisões sobre a sequência dos conteúdos de acordo com as possibilidades e as necessidades de seus alunos.

4.2 O TRATAMENTO DA ORALIDADE USOS E FORMAS:

Ao trabalhar a oralidade na sala de aula, é preciso respeitar a variedade de língua do aluno, pois a exposição oral requer um alto grau de autoestima e poderá carregar esse estigma para o resto da vida. Os PCN destacam: Lingual oral como conteúdo escolar, alem de exigir um planejamento cuidadoso da ação pedagógica, supõe também um profundo respeito pelas formas de expressão oral trazidas pelos alunos, de suas comunidades, e um grande empenho por ensinar-lhes o exercício da adequação. Propõe se que os conteúdos de língua portuguesa de 4º ano sejam desenvolvidos através de atividades em que grupo, para discussões e resolução de problemas, atividades variadas de exposição oral. Assim, os alunos são preparados para a exposição oral de apresentação de trabalhos.

4.2.1 TIPOS DE COMUNICAÇÃO ORAL:

São varias as possibilidades de comunicação oral, podendo haver intercambio entre duas ou mais pessoas e podendo também não haver intercambio, que acontece quando alguém fala e outro apenas escuta.

O diálogo:

Há participação de pelo menos dois interlocutores e implica sempre um sentido e um resultado, pois não se dialoga no vazio. Quem fala quer ser compreendido, quem ouve decide se quer ouvir e compreender

A entrevista:

Aqui também há intercambio de dois interlocutores, mas a um deles caberá o papel de perguntar e ao outro de responder. Para o sucesso de uma entrevista, é sempre conveniente a preparação de um questionário que se deve ser ordenado de uma forma lógica adaptado à personalidade, ao nível sociocultural do interlocutor e à situação.

A reunião - Discussão

O grupo se reúne para discutir um tema ou tomar uma decisão Deve ter coordenador, que é responsável pelo sucesso da reunião. Cabe a ele apresentar o tema; abrir a discussão; formular e recolocar as opiniões expressas, sem emitir a sua própria; assegurar o intercambio, favorecer a participação de todos, e ao final, fazer um resumo.

O Brainstorming (Tempestade Cerebral)

Visa estimular a criatividade do grupo através da produção intensiva de idéias

Deve ter um coordenador, que passara a palavra a cada participante e reformulará as idéias que ficarem confusas, sem nunca esboçar reação as sugestões apresentadas. Nenhuma idéia deve ser criticada. Esse grupo deve conter, no máximo, dez pessoas.

Estudo de casos:

Os participantes analisam uma situação geralmente dramática. Primeiro, um coordenador faz a exposição do fato, o grupo analisa a situação, identifica o problema central, discute e analisa possíveis soluções e suas conseqüências e seleciona as que apresentarem maiores vantagens

Exposição participação:

Escolher se um tema de fácil compreensão de todos. Os participantes do grupo pesquisam sobre o assunto. Um coordenador apresenta o tema e abre à discussão, com perguntas previamente preparadas. Ao final sintetizam se os principais temas tratados.

A exposição Oral sem intercambio (Teatro, aula expositiva, conferência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com