TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de EDUCAÇÃO ESPECIAL

Por:   •  20/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.397 Palavras (10 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

GRAZIELLE BORGES PEREIRA RA: 5560122090

JULIANA AP.HELBUSTO DE FREITAS RA: 5312968833

PATRICIA MIRANDA DE OLIVEIRA RAYMUNDO RA: 5570149621

EDUCAÇÃO ESPECIAL

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SP

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO ESPECIAL

GRAZIELLE BORGES PEREIRA RA: 5560122090

JULIANA AP.HELBUSTO DE FREITAS RA: 5312968833

PATRICIA MIRANDA DE OLIVEIRA RAYMUNDO RA: 5570149621

   

Atividade de Prática Supervisionada (ATPS) da disciplina: Educação Especial do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação das tutoras: a distância: Maria Claudia Tiveron Leme da Costa e presencial: Reny de Fátima Assis Pereira.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SP

2015

Introdução

Este trabalho vem apresentar a importância e a necessidade de se atender as crescentes exigências de uma sociedade em processo de renovação e democracia. O acesso a informação, conhecimento e educação são a porta de entrada para se atingir plenitude nesta busca.

Dentro desta atmosfera da educação especial podemos afirmar que se faz necessário vencer o preconceito, e o conservadorismo da sociedade, pois não é opção ser um PNE, e desta forma devemos acolher e tratar cada indivíduo como único, pois não existe apenas a deficiência existe o ser por completo.

   Uma sociedade inclusiva tem seus alicerces, acredita que todas as pessoas tem direito a participação ativa nas relações sociais, busca dissipar as barreiras e estigmas  consolidados em relação a grupos sociais.(AINSCOW 1997).

Compactuar com a igualdade e as diferenças como princípios inseparáveis na vida cotidiana são o que toda instituição de ensino deveria acrescentar nas suas estruturas inclusivas modificando assim sua visão e missão, pois independente das condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais e linguísticas dos seus alunos todos tem direito a educação e a liberdade.

O que é inclusão e quais as características de uma escola inclusiva?

A inclusão é a modificação da sociedade como pré- requisito para que a pessoa com necessidades especiais possa buscar seu desenvolvimento e exercer a cidadania. (SASSAKI, 1997).

Após a conferencia mundial sobre necessidades especiais houve sem duvidas um grande avanço, porém colocar em prática todo o conteúdo deste documento, requer muito empenho de todas as classes envolvidas. Ainda existem muitos obstáculos a serem superados, mais uma coisa é certa a humanização é um dos quesitos primordiais para que tudo saia definitivamente do papel.

   Os professores também devem estar respaldados para poder recebê-lo, por isto a necessidade de formação especializada a todos os docentes. A escola tem que se adaptar desenvolvendo habilidades diferenciadas para cada caso, evitando a padronização.

A Educação Inclusiva precisa de suporte para programar essa proposta tão importante, pois a educação é um direito de todos, sem exceção, conforme orienta a Declaração de Salamanca/Espanha (1994, Conferencia Mundial Sobre Educação Especial, UNESCO) que defende uma sociedade igualitária, independente de quaisquer dificuldades ou diferenças que possam apresentar.

...essencial criar mudanças metodológicas e organizativas que respondam positivamente a alunos que apresentam dificuldades, gerando um ambiente educativo mais enriquecedor para todos os envolvidos no processo. (AINSCOW, 1997)

É notório que continuamos estagnados no acesso dos alunos PNE as salas de aula comuns professores do ensino regular todos os dias estão recebendo esses alunos, sem o devido preparo, pois, teoricamente a inclusão muda a lógica do processo de ensino, a organização das aulas precisa mudar em virtude dessa inclusão.

Ensinar com qualidade todos os alunos respeitando as diversidades não é tarefa fácil, a escola ainda enfrenta este grande desafio, uma vez que o sistema de promover  educação inclusiva ainda não vem obtendo sucesso. Muitas questões ainda são levantadas entre os educadores: Como promover na pratica essa inclusão? Como fazer essa socialização? Como avaliar o rendimento desses alunos?

          Os professores precisam estar sensibilizados com o processo de inclusão, precisam de criatividade e de espírito crítico para poderem atuar nesse campo onde há muita exclusão. A exclusão não é só na escola, mas na sociedade como um todo, por isso o processo deve ir além da educação, ou seja, o processo deve ser de uma sociedade inclusiva.

A família é a pedra fundamental nesse processo, pois é na família que se aprende as questões sociais básicas, é na família que a criança aprende agir e a se comportar, a família é a origem da identidade do aluno.

Neste contexto, podemos perceber que não basta aderir ao processo de inclusão, é necessário ultrapassar barreiras, é preciso acreditar e criar oportunidades de convivência e a aproximação de forma flexível e objetiva.

Caracterização de Pessoas com Necessidades Educativas Especiais

Durante os tempos de exclusão crianças com PNE, eram inseridas em escolas especiais de acordo com o grau de severidade de seus casos e das condições e oportunidades que cada qual tinha, caso contrario ficavam em casa com suas famílias, não podendo frequentar a escola.

Muitos anos se passaram e surge o programa “escola para todos” onde se inicia a integração dos portadores nas escolas regulares. A Educação Especial é uma vertente da escola moderna que despontou com a reestruturação das escolas regulares para atender às necessidades de todas as crianças.

Na Educação Especial inserem-se todos os alunos que, quer por deficiência física, motora ou mental, ou por problemas cognitivos e de aprendizagem, não conseguem acompanhar o ensino regular e por isso têm que ter uma “Educação Especial”, sendo inseridos nas Necessidades Educativas Especiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (235.6 Kb)   docx (78 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com