TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS_Educação Profissional e Educação em Ambientes Não Escolares

Por:   •  18/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.965 Palavras (12 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Educação Profissional e Educação em Ambientes Não Escolares

BRASÍLIA /DF

2015


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ACADÊMICOS

Educação Profissional e Educação em Ambientes Não Escolares

Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de Educação Profissional e Educação em Ambientes Não

Escolares do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora a Distância: Especialista

BRASÍLIA/ DF

2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................

   4

1. ETAPA 1............................................................................................................

   5

2. ETAPA 2. ...........................................................................................................

  6

3. ETAPA 3 ............................................................................................................

  7

4. ETAPA 4 ............................................................................................................

   10

CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................

   12

REFERÊNCIAS.....................................................................................................

13


INTRODUÇÃO

A educação e um campo bastante diversificado, não se entende como educação apenas as aulas ministrada nas escolas, pois existe várias formas  de se trabalhar a formação do indivíduo, a mesma começa desde dos primeiros anos de vida e segue por toda a vida.

Através deste trabalho iremos mostras quais são as diversidades na arte de educar, e como todas elas estão interligadas.

O objetivo é aprofundar esse tema que é tão relevante para o profissional da Educação tendo em vista que o Educador deve entender não somente as situações em sala de aula, mas também como atuar com consciência na sociedade levando em consideração à necessidade de se trabalhar a vivência de cada indivíduo de acordo com o meio em que se vive.

A EDUCAÇÃO NÃO - FORMAL: CARACTERÍSTICAS.

A educação não-formal tem aspectos bem demarcados que a diferencia das demais metodologias, a educação formal e a informal.

O educador é o “outro”, aquele com quem interagimos e nos integramos. Não está centrada na figura do professor formalmente estabelecido.

Nessa metodologia os espaços de educação não se estabelecem nas escolas, mas fora delas em ambientes informais onde os indivíduos se agrupam intencionalmente. Este agrupamento de forma intencional é um dos aspectos que fortalecem a diferença entre a educação não-formal e as demais.

A educação não-formal decorre de diretrizes nos quais os indivíduos de um grupo, de forma coletiva, estabelece intencionalmente troca de saberes.

Esta intencionalidade tem por objetivo transformar as pessoas em cidadãos do mundo, dentro do mundo em que se encontram inseridos, ampliando seus conhecimentos e suas relações sociais. A seus objetivos educacionais não são estabelecidos previamente e sim no decorrer de suas vivências, conforme seus interesses e necessidades vão surgindo.  

A educação não-formal não é organizada por séries, idade ou conteúdos. Preocupa-se com a formação política do grupo. Com isso, propiciam a formação de identidade e auto-estima do grupo, a sua força, o que alguns analista determinam como o capital social do grupo.  

Forma indivíduos para enfrentar a vida e suas adversidades, através da capacitação ao mercado de trabalho.

Traz de volta o sentimento de valor próprio, ou seja, dá condições aos indivíduos para desenvolverem sentimentos de autovalorização, de rejeição dos preconceitos que lhes são dirigidos, o desejo de lutarem para ser reconhecidos como iguais (enquanto seres humanos), dentro de suas diferenças (raciais, étnicas, religiosas, culturais, etc.);

A educação não-formal necessitará, para estruturar-se definitivamente, como modalidade de educação, avançar em alguns aspectos, tais como: a formação de educadores, garantindo uma plena definição do seu papel dentro das atividades a serem realizadas; os seus objetivos e suas funções no processo educacional; sistematização das metodologias a serem utilizadas; método de acompanhamento do trabalho realizado; método de avaliação e análise desse trabalho realizado; mapeamento das formas de educação na auto-aprendizagem etc.

 A educação não-formal embora não se constitua com os rigores da educação formal, contribui para a compreensão do processo educativo e para a formação dos caracteres das pessoas em sua coletividade, enriquecendo grandemente na aquisição de saberes e cultura individual e grupal, contribuindo para o desenvolvimento da personalidade dos personagens desse grupo.

Daí, percebermos que a educação em seu processo, mesmo não intencional, como nos moldes da modalidade da educação formal, tem força para construir uma mentalidade de cidadania. Não se dá apenas no ambiente formal. Não é exclusivo nem conclusivo.

A educação propicia progresso, e a constante mudança no meio social. A humanidade como vemos, nos ensinamentos da História, passa por inevitáveis mudanças em todas as ciências, inclusive educação.

Por isso, é possível perceber que aprendizagem, de modo geral, ocorre sempre em quaisquer situações, momentos ou contextos, e a busca das instituições sociais (sindicatos, ONGS etc.), por meio de um processo educativo eivado de múltiplas e Inter linguagens sociopolíticas é a construção de sujeitos reflexivos, críticos, ativos e autônomos. Todo o modo de educação é aprendizagem, o que diferencia é o modelo pelo qual essa aprendizagem decorre.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (253.8 Kb)   docx (102.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com