TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Profissional em Ambientes não Escolares

Por:   •  25/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.098 Palavras (9 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Educação Profissional em Ambientes não Escolares

SÃO PAULO / SP

2015


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Beatriz torres dos Passos RA: 5566143255

Fernanda Sant’Ana Soares RA: 5727171507

Marina Ap.de S. Gianini RA: 5730180053

Sandra Mara dos Santos RA: 6301188620

Sueli Aparecida dos Santos RA: 5566136805

Educação Profissional em Ambientes não Escolares

Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de Educação Profissional em Ambientes não escolares do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora a Distância: Especialista Elizângela Siqueira e Carla Martie de Jesus Egi .

SÃO PAULO/SP

2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO....................................................................................................

1

1.Função da educação não-formal na sociedade moderna e sua pratica nos diversos segmentos sociais ..................................................................................

2

2. Associativismo no Brasil e os projetos sociais................................................

4

3.Elaborar uma situação didática que envolva um público alvo da educação não-formal que não esteja delimitada ao espaço da escola formal..................

5

4. Quais as possíveis contribuições não-formal no cotidiano da sociedade atual.......................................................................................................................

7

Considerações finais.............................................................................................

8

Referências bibliográficas....................................................................................

9

INTRODUÇÃO

Em nosso país a educação não formal é uma prática que vem crescendo muito em nossos dias atuais, contribuindo para a formação do indivíduo. Com base nesse assunto tão interessante, iremos abordar esse tema da educação não formal. Nosso trabalho está dividido em 4 etapas, onde falaremos de que forma a educação não formal atua na sociedade moderna e seus segmentos. Veremos como funciona o associativismo no Brasil e seus projetos sociais; iremos elaborar uma situação didática envolvendo o público da educação não formal no Brasil e por fim, responderemos a questão: “Quais são as possíveis contribuições da Educação não-formal no cotidiano da sociedade atual?”. O objetivo da pesquisa é tratar da educação profissional e da educação em espaços não escolares. Para a elaboração deste trabalho usamos a metodologia de pesquisas bibliográficas e na internet. 

Função da Educação não-formal na sociedade moderna e sua prática nos diversos segmentos sociais

A educação não formal faz parte de processos educacionais que não seguem um currículo pré definido baseados nas diretrizes do governo, porém, ela se dá a partir da necessidade das pessoas envolvidas; ela serve como complemento à educação formal.

Para aprofundarmos no tema é preciso diferenciar a educação formal, educação informal e educação não formal.

A educação formal atua nas escolas com um conteúdo pré definido, em um espaço escolar, com diretrizes e leis; a educação informal atua no meio familiar, igrejas, amigos etc. Já a educação não formal adquirimos por meio de experiências e práticas sociais.

A educação não formal tem o papel de preparar a pessoa para se tonar um cidadão participativo na sociedade, adquirindo conhecimentos do mundo em que vive. Esse conhecimento é dado através da interação com o próximo.

No Brasil a educação é vista como uma gente transformadora que é capaz de inserir o indivíduo no mundo preparando-o para o mercado de trabalho, porém já não bastasse os sérios problemas políticos, as injustiças que enfrentamos, estamos vivenciando uma educação problemática, que sozinha não consegue inserir o indivíduo na sociedade; então houve a necessidade de fazer parcerias com outros segmentos que trazem conhecimento e aprendizados, complementando assim a educação formal. A educação informal vem crescendo a cada dia em vários segmentos sociais, desenvolvendo um resultado satisfatório na sociedade moderna.

A educação não formal pode ser vista em conselhos, fóruns, museus, centros de ciências, em empresas, nos espaços domiciliar..., como se pôde observar são inúmeras as práticas sociais em parcerias quem vem dando a possibilidade do indivíduo obter mais conhecimento de saberes, dando a autonomia para tomar decisões, conhecer o novo, saber lidar com as diferenças, construção de identidade coletiva ou seja saber viver e se fazer presente na sociedade. A educação não formal é um forte aliada à educação formal, pois ela dá um suporte de conhecimento não formais tão necessários quanto os que adquirimos na escola formal.

Associativismo no Brasil e os projetos sociais

O associativismo é um instrumento de suma importância para empreendedores ele pode ter uma iniciativa formal ou informal, envolvendo pessoas físicas ou jurídica, pois possibilitará união de vária expressão social, política, ambiental, o associativismo é como uma ponte que promovem e ajudam esses projetos, a alcançar seus objetivos, visando superar dificuldade e gerar benefícios para seus associados, promovendo principalmente recursos de informação para que seus associados possa melhorar sua produção, sem fins lucrativos .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (216 Kb)   docx (57.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com