TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA TECNOLOGIA DA CONFORMAÇÃO

Por:   •  17/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

                Atividade Discursiva

a) Qual é a importância da formação do professor para o uso de internet como um recurso pedagógico

Cada vez mais a tecnologia beneficia e facilita a rotina da sociedade, no campo da educação ela ganha cada vez mais espaço, com o objetivo de facilitar o ensino e aprendizagem.

Porém para esse instrumento ser utilizado de forma a estimular os conhecimentos e benefícios, é necessário que os professores saibam utilizar essa ferramenta como recurso pedagógico.

Os professores devem sempre  questionar se despertam o espírito crítico do aluno, a internet tem a função de contribuir na formação pessoal e social do educando, o professor tem o papel de construir o conhecimento, mas também de despertar e desenvolver habilidades e competências.

Dessa forma o educador deve ter uma postura inovadora,  pois segundo, Moran (1998) “devemos começar a modificar a forma de ensinar e aprender”,  portanto é necessário  explorar as facilidades e o potencial que a internet pode nos dar no ensino aprendizagem.

Para Masetto (2000. p.144): ”É importante não nos esquecermos de que a tecnologia possui um valor relativo: ela somente terá importância se for adequada para facilitar o alcance dos objetivos e se for eficiente para tanto”.

O educador deve incorporar à tecnologia as salas de aula, mas para isso é necessário compreender essa tecnologia.

Os educadores devem ter o compromisso e a responsabilidade e enfrentar  os desafios da profissão e para isso é necessário estar em constante formação e aperfeiçoamento.

b) De que forma como blogs, redes sociais, objetos de aprendizagem e ambientes virtuais de aprendizagem podem colaborar com o processo de ensino e aprendizagem?

As redes sociais têm como um dos objetivos levar a informação a  qualquer pessoa de forma prática e fácil, além de estimular a leitura de forma individual e coletivamente.

Com blogs e as redes sociais, o educando tem a oportunidade de discutir sobre assuntos da atualidade, antigamente esse socialização  só era possível em salas de aulas. Hoje temos a informação ao alcance das mãos, os alunos tem o conhecimento de forma mais rápida.  

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), é um grande avanço da educação a distancia,  está sendo cada vez mais utilizados no ambiente acadêmico e corporativo.

Tem como objetivo  otimizar a aprendizagem por meio dessa ferramenta facilita e otimiza a aprendizagem, as aulas do AVA há a disposição dos alunos  Os AVAs disponibilizam materiais didáticos, em diferentes formatos ao seu publico alvo.

Portanto essas novas formas de comunicação e aprendizagem tem como objetivo a  iteração dos alunos com o conteúdo que está sendo abordado.

        

Referencias Bibliográficas

MORAN, J. M. (1998) Mudar a forma de ensinar com a Internet: Transformando a aula em pesquisa e comunicação. Disponível em WWW.eca.usp.br/moran. Mudanças na comunicação pessoal: gerenciamento integrado da comunicação da comunicação pessoal, social e tecnológica. São Paulo: Paulinas, 1998.

   

   

     

   

   

   

     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (282.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com