TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO COERENTE NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL

Por:   •  29/8/2018  •  Artigo  •  4.490 Palavras (18 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2]

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA

SETOR DE PÓS-GRADUAÇÃO

PAULO CESAR LEONARDO DA SILVA[pic 3]

AVALIAÇÃO COERENTE NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL

Água Boa – MT

2017


 FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA – FACEAR[pic 4]

PAULO CESAR LEONARDO DA SILVA

AVALIAÇÃO COERENTE NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL

Artigo Científico Apresentado Faculdade Educacional Araucária – FACEAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia Institucional.

Água Boa – MT

2017


AVALIAÇÃO COERENTE NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL

Paulo Cesar Leonardo da Silva[1]

RESUMO

Este se trata de um confronto da literatura relativo à necessidade de um entendimento compreensivo sobre a avaliação coerente na formação educacional. Este teve como objetivo analisar através do confronto da literatura, a coerência da avaliação na formação educacional. O método utilizado na construção deste foi uma revisão da literatura, na qual foi fundamentada e através de dados secundários, de uma forma dialética apresentou os resultados alcançados, comparando os relatos dos autores com a realidade atual vivenciada no processo da avaliação coerente na formação educacional. Contribuiu para o confronto algumas fontes como: Pacheco (2002); Chueiri (2008); Branco (2010); Grillo e Lima (2010); Gonçalves (2010); Krümmel (2010); Farias (2011); Barbosa (2012); Silva e Nascimento (2012); Raimundo (2012); Silva (2014); Barbosa e Freitas (2015); Barbosa e Martins (2017). Deste modo, apresentou-se maneiras que favoreçam de uma forma coerente o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na avaliação escolar. Tendo em vista que a avaliação escolar não pode ser um instrumento de seleção no interior da escola, mas sim, promover o despertar da consciência crítica que aflora dentro de um processo histórico de transformações. Para por fim concluir que a literatura prospera em concepções que se tornam intrigante e magnificas, as quais desvelam modos de avaliações que mantem uma forma de coerência elevada pela formação educacional junto ao ensino aprendizagem que os dias atuais proporciona. Contudo, a mesma literatura estudada deixa explicita que o tradicional ainda fala mais alto, por manter-se em certa coerência, por isso, não se deve desviar dos conceitos e preceitos avaliativos que vem e permanecer desde os tempos antigos.

Palavras-chave: Avaliação. Avaliação Corrente. Formação Educacional.

ABSTRACT

This is a comparison of the literature on the need for a comprehensive understanding of the coherent assessment of educational training. The purpose of this study was to analyze the coherence of evaluation in educational formation through the comparison of literature. The method used in the construction of this was a review of the literature, in which it was based and through secondary data, in a dialectical form presented the results achieved, comparing the authors' reports with the current reality experienced in the process of the coherent evaluation in the educational formation. Some sources have contributed to the confrontation: Pacheco (2002); Chueiri (2008); White (2010); Grillo and Lima (2010); Gonçalves (2010); Krümmel (2010); Farias (2011); Barbosa (2012); Silva and Nascimento (2012); Raimundo (2012); Silva (2014); Barbosa and Freitas (2015); Barbosa and Martins (2017). In this way, it presented itself in these ways that favor in a coherent way the development of the teaching-learning process in the school evaluation. Given that school evaluation cannot be an instrument of selection within the school, but rather promote the awakening of the critical consciousness that emerges within a historical process of transformation. Finally, to conclude that literature thrives on conceptions that become intriguing and magnificant, which reveal modes of evaluation that maintains a form of coherence elevated by the educational formation next to the learning that the present day provides. However, the same literature makes explicit that the traditional still speaks louder, because it remains in a certain coherence, therefore, one should not deviate from the concepts and evaluative precepts that come and stay since ancient times.

Keywords: Evaluation. Current Assessment. Educational Formation.

Introdução

Numa sobrevivência enigmática do aprendizado, nos perguntamos o que é avaliar, ou, o que seria uma avaliação coerente, ainda mais, quando questionamos a um contexto voltado a formação educacional. Compreendesse que avaliar está relacionado a um processo de acompanhamento e conceituação do ser ou não apto ao processo de aprendizagem que o individuo fora submetido. No entanto, uma avaliação educacional é subsidiada por uma serie de procedimentos compostos por ações que compõem a pratica docente, o qual vislumbra somente a progressão do ensino aprendizagem.

Para Barbosa e Martins (2017) a avaliação é uma prática de intervenção que está presente nas ações de qualquer educador que, deve ser concebida como um instrumento que, realmente possa contribuir para a construção do conhecimento, para que possa auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem. Contudo, avaliar é uma busca constante nas atribuições de valores e qualidades numa forma sintetizada e processada na comparação do pressuposto estabelecido para analise do objeto o qual atribui um padrão igualitário correlacionado.

Desta maneira o ato de avaliar passa a ser uma tarefa didática inerente necessária e permanente que atribui ao ato das ações e atividades humanas, com intuito de identificar através de uma investigação de um determinado fato. Para isso, a avaliação tem que ser coerente, linear, ou seja, que tenha nexo lógico e racional para que seja reciproca ainda mais quando relacionamos a formação educacional.

No entanto, tratar do assunto “avaliação”, que seja coerente e ainda mais que atinja a formação educacional é necessário entender que devesse abranger toda uma necessidade do alunado, de tal modo que Gonçalves (2010) expõem o seguinte relato:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)   pdf (219.4 Kb)   docx (53.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com