TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, CONCEPÇÕES E PRÁTICAS COTIDIANAS

Por:   •  22/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  10.035 Palavras (41 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 41

FACULDADE ALDEIA DE CARAPICUÍBA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR

FELLIPE DE OLIVEIRA BARBOSA

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, CONCEPÇÕES E PRÁTICAS COTIDIANAS

MAUÁ

2016

FACULDADE ALDEIA DE CARAPICUÍBA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR

FELLIPE DE OLIVEIRA BARBOSA

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, CONCEPÇÕES E PRÁTICAS COTIDIANAS

Monografia apresentada como exigência para  a Conclusão do Curso de Pós- Graduação para obtenção do título de Especialista em Gestão Escolar sob a orientação do professor orientador MS. _______________

MAUÁ

2016

[pic 1]

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus em primeiro lugar que me deu inspiração para concluir este curso e posteriormente este trabalho.

A minha família por todo apoio prestado no decorrer de mais esta jornada de crescimento profissional e pessoal.

Aos professores, pela orientação e conhecimento prestados durante o decorrer do curso.

A todos os colegas do Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar por passamos um período partilhando ideias e estudando para a melhoria da qualidade de ensino e consequentemente para o sucesso da educação.

Dedico este trabalho de Conclusão de Curso a minha família e em especial aos educadores da Escola Estadual que assim como eu acreditam que apesar dos entraves enfrentados “educar e ser educador valerá a pena hoje e sempre.”

Para que serve a nota na escola? Óbvio – responderão muitos – a nota serve para indicar o quanto o aluno aprendeu! Desta forma, promoverá aqueles que estiverem preparados para exercer sua profissão e reterá os que não estiverem aptos. Esta obviedade, porém, é contestada diariamente pela prática escolar em que os alunos aprovados demonstram, a seguir, que não aprenderam o que sua nota faz pressupor. (VASCONCELLOS, 1996, P.34)

RESUMO

Este estudo contempla a avaliação para quê? – mostrando na prática, que a avaliação ainda é um entulho para aqueles que se esforçam para colocar um pouco de dignidade no processo escolar. Este estudo, porém, procurou demonstrar que os educadores não podem sentar-se sobre o entulho e sim devem examiná-lo, interpretá-lo e descobrir algumas aberturas por onde se possa caminhar. Para isso é viável que os educadores façam uma reflexão a respeito das mudanças que devem ocorrer na ação avaliativa e no que pode ser feito para que a avaliação aconteça de modo democrático, libertador e justo. Somente assim a polêmica avaliação  em  suas  dimensões  globais  em  suas  relações  com  todo  o  fazer  pedagógico reprodutor das classes sociais se tornará sensível as questões que professores e alunos enfrentam no campo de batalha denominado avaliação escolar.

Palavras-chave: avaliação escolar- prática pedagógica- reflexão

ABSTRACT

This study includes the evaluation for what? - Showing in practice that the assessment is still a dump for those who strive to put a little dignity in the school process. This study, however, sought to show that educators can not sit on the rubble but must examine it, interpret it and find some openings for house that pushes it can walk. For it is feasible that educators make a reflection on the changes that must occur in the evaluative action and what can be done to make the assessment happen in a democratic way, liberating and fair. Only then the controversy assessment in its global dimensions in its relations with all the pedagogical player of the social classes become sensitive issues that teachers and students face on the battlefield called school evaluation.

Keywords: evaluation- practice pedagogic- reflection

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        10

CAPÍTULO I- A AVALIAÇÃO E SEUS CONCEITOS        12

CAPÍTULO II- AVALIAR PARA QUÊ?        14

2.1 Avaliação formativa: qual a visão do professor diante desta nova concepção?        17

2.1 Avaliação formativa: ”utopia promissora’’        20

2. 2 A avaliação formativa e a construção do conhecimento        22

2.3 O erro como visão construtiva        24

2.4 O erro diante da avaliação formativa        25

CAPÍTULO III- METODOLOGIA        29

3.1 Técnica de pesquisa        29

3.2 Amostragem        30

3.3 Critérios de participação        30

3.5 Instrumento da pesquisa        30

ANÁLISE E DISCUSSÃO DE DADOS        31

CONSIDERAÇÕES FINAIS        38

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        39


INTRODUÇÃO

Atualmente as avaliações de desempenho escolar, parecem não acompanhar o estado atual das investigações e pesquisas sobre o tema sendo que na sua grande maioria, as avaliações escolares são utilizadas como indicadores de aprovação, reprovação ou para fins de classificação.

Desta forma, a avaliação acaba exercendo um controle sobre o conhecimento na medida em que o aluno estuda para a prova, sem levar em consideração o próprio processo de construção desse conhecimento e em geral as provas são voltadas apenas para o condicionamento juntamente com a memorização e o aluno resume-se em repetir, no momento da prova e em forma de respostas, um conteúdo pré-determinado.

Partindo dos princípios supracitados este estudo tem como objetivo principal investigar o “para quê avaliar” buscando adentrar no real sentido desta questão no âmbito educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (67.5 Kb)   pdf (379.5 Kb)   docx (45.1 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com