TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem teórica e prática pedagógica

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 3

ABORDAGEM TEÓRICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA-INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo aprimorar o conhecimento sobre educação, visando a compreensão, para formação social e educacional do aluno. A educação de fato tem interfaces que fogem ao seu controle, isto é, diante desta nova conjuntura, o professor assume a responsabilidade de promover a integração do indivíduo, de sua formação educacional, com vistas ás novas composições impostas pela transformação social e seus crescentes desafios. Estará abordando o quanto o papel do professor é importante para o aluno, segue uma entrevista com o professor , explicando os métodos e as diversas formas de ensinar ao aluno, avaliar, para que o mesmo consiga adquirir o ensino transmitido.

A educação é um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos dessas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição , ás gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir, necessários a convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo á sociedade do indivíduo ao grupo ou dos grupos á sociedade. Nesse sentido, a educação coincide com os conceitos de sociabilização , e endoculturação mas não se resume a estes. A relação entre professor/aluno deve ser cultivada a cada dia, pois um depende do outro e assim os dois crescem e caminham juntos .Como diz o filósofo:

“O verdadeiro objetivo da educação não é meramente prover informação, mas,o estímulo de uma consciência interna” (Al-Ghazali).

2. PERFIL DO PROFESSOR

, 31 anos, graduado em pedagogia, especializando e pós-graduando em gestão, coordenação, e supervisão pedagógica. Contendo 10 anos de atuação no ensino, atribuo quando aplico um conteúdo e a partir do resultado das avaliações observo, se houve um retorno positivo ou negativo, do que compartilhei, e a partir disso procuro diagnosticar onde se deve ser melhorado e aprimorado, ou o que deve ser corrigido no processo de desenvolvimento .

4. PRODUÇÃO TEXTUAL

Quando se fala em educação, sabe-se que o homem é detentor máster deste dom, de acordo SAVIANI(2001) sabe-se que a educação é um fenômeno próprio dos seres humanos. Assim sendo a compreensão da natureza da educação passa pela compreensão da natureza humana. Diante desta afirmativa, FREIRE(1979) afirma que o homem deve ser o sujeito, de sua própria educação. Não pode ser o objeto dela. Por isso ninguém educa ninguém.

Os fundamentos teóricos do professor entrevistado se baseiam nas teorias de Freire, pois, o mesmo defende que o homem já traz em si o conhecimento nato, bastando apenas que este seja desenvolvido em seu processo de aprendizagem Outra teoria bastante utilizada é a dos instrumentos de construção do conhecimento, como, por exemplo, os jogos utilizados em salas de aula nas séries iniciais do Ensino Fundamental, com base nos pressupostos DE JESUS(2010,P.2): é

É importante valorizar o momento da brincadeira do educando. O brincar na área da educação proporciona não só um meio real de aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com