TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aconselhamento e Orientação Familiar

Por:   •  19/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  5.475 Palavras (22 Páginas)  •  1.153 Visualizações

Página 1 de 22

CAPÍTULO 1

PARA DIZER SIM

        A família sempre tem ocupado um lugar central nos planos de Deus para esta terra.

        É um fato básico, mas importantíssimo, que a condição espiritual duma igreja local depende da condição espiritual das famílias que formam aquela igreja. Uma igreja é simplesmente uma família de famílias e qualquer problema de família já é um problema da igreja local.

  • Satanás é o grande inimigo de Deus e da Obra de Deus, e nestes últimos tempos tem procurado destruir a unidade básica da família no mundo e também tem atacado muito o testemunho da igreja na terra usando problemas de família. Todos nós reconhecemos que estes problemas estão aumentando e que o amor de muitos está esfriando e que os salvos não são isentos destes problemas. O Senhor nos tem deixado na Sua Palavra muitos exemplos, advertências e ensinos para nos guiar. Os que têm praticado estes ensinos têm provado o seu grande valor; os que têm negligenciado estes ensinos sofrem as conseqüências desta desobediência.
  • Tudo inicia na escolha da pessoa com quem ele(a) dividirá sua vida, suas alegrias, tristezas, conquistas e fracassos. Para isto é preciso entender o conceito de amor bíblico que é aquela atitude de edificar o outro, de colocar seu interesse acima do nosso.
  • O AMOR é uma atitude a qual decidimos praticar. O sentimento deve ser cultivado através de ações diárias onde decidimos amar sem esperar nada em troca, e ele cresce vagarosamente; uma pessoa que ama, a atração física não é importante no relacionamento.
  • A PAIXÃO é um sentimento pode crescer sem aviso; olha para o outro como um meio de conseguir  algo; uma pessoa apaixonada  pode apaixonar-se por uma ou mais pessoas simultaneamente; para uma pessoa apaixonada, a atração física é fundamental.
  • Todo relacionamento se começa por uma paixão, para que depois comece o amor

Muitas pessoas perguntam por que meu marido ou esposa, não entendem quando faço algo para agrada-lo?

Porque cada pessoa possui uma linguagem diversificada no tocante ao amor:

As cinco linguagens do amor são as seguintes:

  • Palavras de afirmação – elogios a pessoa amada é uma poderosa maneira de transmitir amor através das palavras. O objetivo do elogio é fazer com que o outro saiba que é importante para vc.
  • Qualidade de tempo – esta linguagem fala da importância de passar tempo juntos com qualidade, significa não dividir a atenção com seu cônjuge com mais nada ou ninguém.
  •  Receber presente – não é o valor ou o presente, é mostrar que ela é importante.
  •  Formas de servir – uma linguagem que procura agradar com coisas que o outro gosta, uma surpresa, um jantar.
  •  Toque físico – quais os tipos de toque mais agrada seu cônjuge. Andar de mãos dadas, um abraço, um beijo....

.

        O namoro cristão tem que ter um objetivo final o casamento para isto os pais estão envolvidos, a igreja dá o suporte através do acompanhamento da progressão do relacionamento, e visão dos jovens deve estar focado em Deus. Em Gênesis 34:8 lemos que a alma de Siquém estava "enamorada" fortemente de Diná, filha de Jacó. Assim, aprendemos que esta forte atração é da alma e por isto governa completamente os seus pensamentos e comportamento. Como há dois tipos de fogo, há dois tipos de namoro. Usamos o fogo controlado em casa cada dia, mas o fogo sem controle traz destruição e desastre. O namoro controlado é útil em descobrir a vontade de Deus para nossas vidas, mas se não houver controle, trará desastre. Deus também nos deixou exemplos bons neste assunto, e Boaz e Rute servem como exemplos bom dum casal que controlou sua amizade e que foi ricamente abençoado pelo Senhor no seu casamento. Nós usamos a palavra "namoro" neste caso com cuidado e não como o mundo fala hoje.

        O namoro de hj, esta invertido. Hj não se fala de namoro, mas sim FICAR. Hj as jovens não se valorizam, se entregam com  o primeiro que vem. E isto est no meio evangélico. Temos que mostrar que há uma consequência.

FICAR: é a falta de compromisso. Há uma estatística mostra que pessoas que fizeram sexo antes do casamento tem a probabilidade maior de adulterar depois de casar.

A palavra de Deus nos diz: que devemos fugir da aparência do mal ( I Ts.5:22)

        

         Como podemos definir o períodos de noivado:  ´´É  um tempo de edificação, de construção dos sonhos.Nele há planejamento, execução, preparo e treinamento para o casamento. No noivado se remodelam as prioridades do casal, porém, quando se chega neste ponto do relacionamento a base do futuro lar já está lançada, quer seja boa ou má, forte ou fraca.” 

O 1º. Principio sobre o noivado é o seguinte: para que o relacionamento funcione como o Senhor planejou, deve ser estabelecido por duas pessoas saudáveis nas 3 áreas de sua vida: - no corpo (autoestima, gostar e amar a si mesma); - na alma (emocionalmente seguro, com um coração curado de feridas do passado); e no espírito (ter estabelecido um forte relacionamento individual com Deus)

O objetivo do casamento cristão é unir as qualidades de cada um para ambos sejam muitos mais do que seriam sozinhos, se tornando assim, uma só carne. Gn 2:24

A BENÇÃO É ESSENCIAL:

  • Muitos casais ficam cegos para tudo ao redor, inclusive a opinião dos pais sobre relacionamento.
  • Filhos que não deixam pais, e unir a vosso cônjuge

UNINDO PROPOSITO E OS MUNDOS PESSOAIS

  • O dialogo é muito importante neste ponto, conversarem a respeito de sonhos  e como ambos enxergam o futuro

A plena satisfação só vira de um relacionamento com Deus íntimo e profundo. É fundamental que os pais abençoem o casamento e liberem o coração de seus filhos para viverem na plenitude de seu relacionamento.

  • O noivado cristão: é um tempo onde o compromisso é estabelecido e tudo deve ser preparado para o grande dia do casamento. Os problemas individuais devem ser resolvidos e os principais para o casamento devem ser aprendidos, através de aconselhamento ou curso pré-nupcial. É o casal que deve planejar e conversar sobre quais são os princípios e objetivos que ambos desejam atingir em seu casamento. Os maiores responsáveis pela destruição do matrimônio não são externos, mas internos. Existem fases ou estações em todo o casamento, devem ser entendidas para que juntos o casal possa sair das fases ruins e estabilizar nas melhores.
  • Casamento cristão: para que a chama do amor permaneça, é necessário utilizarmos estratégias que afastem uma rotina e nos forcem a gastarmos tempo de qualidade no casamento.

Para q a chama do amor permaneça acesa, é utilizarmos as 5 linguagens do amor

 ATÉ ONDE SEU CASAMENTO PODE CHEGAR?

Uma pesquisa com casais de menos de 15 anos, o resultados mostrou que as respostas foram muito semelhantes, foram as seguintes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)   pdf (217.8 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com