TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad1 educação a distância cederj 2016.2

Por:   •  18/8/2016  •  Resenha  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  1.020 Visualizações

Página 1 de 5

                                               AD1 Educação à Distância

Nome: Klary de Carvalho Leal

Matrícula: 16216080223

Polo: Miguel Pereira

Questão 01

a)- De acordo com o texto 1 a prática da EaD é desenvolvida por pessoas que já são adultas e que buscam uma capacitação. O principal motivo é a flexibilidade do tempo, ou seja, ser “dono” do seu próprio horário somente respeitando as diretrizes pedagógicas.

b)- A minha escolha pela EaD foi pela busca de uma capacitação para o mercado de trabalho, por questões geográficas, além de flexibilidade com os horários e também relação custo-benefício. O fator de suma importância é a qualidade em que se encontram os cursos de EaD e o contigente de pessoas que estão se formando nessa modalidade de ensino atualmente.

c)- O meu entrevistado respondeu que é estudar a distância pela internet. A resposta do entrevistado não está incorreta, porém, somente incompleta, porque este em nenhum momento exemplificou como seria a atuação dessa modalidade. A EaD passa por diversas transformações ao longo do tempo. Atualmente, a comunicação é multidirecional, pois ocorre tanto entre estudantes e tutores, como entre estudantes, ocorrendo de forma irrestrita, sendo totalmente estimulada e beneficiada pelos meios tecnológicos. Aqui os recursos didáticos são todos pensados para este fim. Não há limites para o conhecimento, e o principal papel do professor-tutor é direcionar a busca do estudante por conhecimento, estimulando-o a ir cada vez mais além. O aluno, neste contexto, é considerado coautor deste processo. Em tempos mais remotos a EaD foi marcada por recursos tecnológicos de multimídia que eram utilizados como suporte para conteúdos que complementavam o que era apresentado pelos textos didáticos impressos. Rádio, televisão, vídeo-cassete são alguns exemplos destes suportes. Esta fase aconteceu entre as décadas de 60 e 80. No começo da modalidade a EaD apresentava uma concepção centrada na transmissão do conhecimento, e a comunicação era unidirecional. A interação entre professor e aluno ainda não tinha alçado a importância que tem atualmente, pois o professor era tratado como mero transmissor de conteúdos e os alunos receptores passivos. A formação do estudante era realizada totalmente através de correspondência e, principalmente, voltada para cursos técnicos, como cursos de modelagem, corte e costura e eletrônica ou formação supletiva.

Questão 2

a)-Na aula da professora Mariana ela estava sem a chave da sua sala e todos já haviam procurado, mas sem sucesso. A diretora Cláudia pediu para que a professora subisse com os alunos e pasasse um filme didático e que tinham vários DVD´s do 4 ano e ela podia escolher. A professora então escolheu e subiu com os seus alunos.

b)-Na escola Manoel Teixeira foram entregues pela prefeitura computadores, TV´s, DVD´s, Datashow e outros. A professora Eliene depois de um mês solicitou a utilização dos computadores para os seus alunos. A diretora da escola disse que os recursos entregues não tinham nenhuma utilidade e por isso, iam continuar guardados e que o aprendizado do aluno era em sala de aula, através da repetição de exercícios e com empenho do professor em sua prática pedagógica.

c)-A tecnologia tem que ser um recurso que auxilie o professor, que possibilite a oportunidade do aluno conhecer e se interessar mais pelo assunto proposto, que ele se sinta motivado e assim tenha o interesse em conhecer cada vez mais.

Questão 03

Todo o processo baseado em um recurso tecnológico, ocorre no âmbito social, político e econômico de um país A sociedade atual vivencia um amplo processo de transformação no que diz respeito à intensificação do acesso à comunicação e informação.  É neste cenário, que se percebe que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) atuam de maneira benéfica no processo de aprendizagem e possibilitam significativas alterações no que se refere as questões pedagógicas da EaD. Esses novos avanços no que diz respeito a tecnologia tem intensificado o mundo da EaD possibilitando uma educação de qualidade para estudantes e professores com vias de acesso cada vez mais inovadoras a distância, proporcionando ao estudante um conhecimento aprofundado dentre essas interações. Esse novo mundo técnológico comunicacional não se restringe apenas ao conhecimento na EaD, também se solidifica nas relações pessoais dos envolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com