TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad2 matemática

Por:   •  27/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

  1. Curso de Licenciatura em Pedagogia- UERJ / CEDERJ

 

 

Disciplina: EDUCAÇÃO INFANTIL 1

 

 

Coordenadora: Karla Seabra

 

 

Avaliação a Distância 2 (AD2) - 2015/ 2º SEMESTRE

 

 

Aluno(a):  ETIENE DE AZEVEDO PINTO 

Polo: BRO       Matrícula: 15112080296

 

Nota: _______________

 

Prezados alunos,

  AD2:

Assista o vídeo “Diretrizes em Ação (Vídeo 2) - Brincar e cuidar: muitas interações!” (http://avisala.org.br/index.php/programas/programa-diretrizes-em-acao/) e faça uma reflexão, baseada nas situações apresentadas no documentário, sobre a indissociabilidade entre o cuidar e o educar.

Educar, cuidar e brincar.

A expansão da revolução industrial foi um fator que contribuiu para a conquista da identidade social da criança, onde o cuidar era apenas a guarda da criança, voltado para saúde, alimentação e higiene.  Atualmente, a criança passou a ser o centro de interesse educativo do adulto, adquirindo um caráter essencial, considerando sua participação no processo produtivo, a sua escolarização e o processo de socialização no interior familiar e da comunidade.

Com a LDB (n º 9394/96), Art. 29.  A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

De acordo com as Diretrizes Nacionais para Educação Infantil, o educar e o cuidar devem caminhar juntos, considerando de forma democrática as diferenças individuais e, ao mesmo tempo, a natureza complexa da criança.  

 Deve-se compreender a indissociabilidade entre educar, cuidar e brincar, acerca do desenvolvimento infantil, respeitando as peculiaridades de cada criança e oportunizando situações de aprendizagem significativas e prazerosas, refletindo como educar, cuidar e brincar, na Educação infantil, podem auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento da criança em relação a si e o mundo.

“As situações de cuidado nas escolas, de Educação infantil, são ótimas oportunidades para o professor estabelecer uma relação individualizada com o aluno. As crianças precisam dessa atenção privilegiada com o adulto para criar uma autoimagem positiva”. (Eliana Silva, Instituto avisa Lá).

As instituições de Educação Infantil devem incorporar, de modo integrado, as funções de educar e cuidar com qualidade advinda de estudo, dedicação, cooperação e cumplicidade de todos os envolvidos, buscando-se entender e valorizar o que cada criança sente e pensa, o que sabe sobre si e sobre o mundo, é preciso que os educadores considerem e compreendam as dimensões afetiva e relacional, presentes no educar e cuidar, necessárias à construção dos vínculos afetivos imprescindíveis ao desenvolvimento do educando, bem como ampliem o entendimento acerca das singularidades de cada criança, identificando e atendendo as suas necessidades específicas, respeitando e valorizando seu enriquecimento sociocultural e pessoal.

O brincar não se constitui em atividade sem um objetivo sério, pois se trata de uma atividade universal encontrada nas várias sociedades, em diferentes períodos históricos, manifesto em diversas produções culturais. A brincadeira e o jogo são processos que envolvem o indivíduo e sua cultura e que adquirem especificidades e transformações de acordo com cada grupo, sendo, portanto meios de reconstrução da identidade cultural.

O espaço físico não trata-se mais de desculpas para a realização de atividades pedagógicas que movimentam as crianças.

“O professor precisa estar disponível para acompanhar as crianças, para se sentar com elas, para conversar, para dizer a elas o que está comendo, para escutar o que elas tem a dizer; Quando isso acontece se desenha para a criança os contornos do mundo da qual ela pertence, os hábitos, as atitudes, o modo de ser e viver da comunidade onde ela vive”. (Eliana Silva, Instituto Avisa Lá)

A brincadeira e os jogos podem ser estratégias educacionais integradas às diversas experiências vivenciadas através da linguagem do brincar. Além do prazer que a atividade lúdica promove, é importante considerar a atitude de seriedade com que a criança se dedica à brincadeira. Por isso é indispensável garantir, na rotina escolar, tempo e espaço para o brincar, mesmo que não haja quantidade e/ou variedade de materiais disponíveis, visto que o jogo simbólico acontece independentemente desses recursos, pois a criança transforma o significado das coisas de acordo com seus desejos, conforme ocorre ao transformar um cabo de vassoura em um cavalo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (243.8 Kb)   docx (151.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com